Pós EAD em Enfermagem em pneumologia sanitária

Foto do curso Enfermagem em Pneumologia Sanitária

O curso é voltado para Enfermeiros, que atuam ou pretendem atuar na área de pneumologia sanitária. A formação visa discutir propostas de aprimoramento da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da pneumonia comunitária; debater a pneumonia comunitária na sua dimensão de grave problema de saúde com base em critérios epidemiológicos; como também tratar das práticas de vigilância epidemiológica implementadas para o controle da doença, das políticas públicas voltadas para a pneumonia comunitária e discutir ações práticas para a prevenção e cura das pneumonias. 

 O curso de Especialização em Enfermagem em Pneumologia Sanitária se apresenta como um excelente investimento para os profissionais Enfermeiros, lembrando que  infecções do trato respiratório adquiridas na comunidade são responsáveis por altas morbidade e mortalidade, sendo um dos grandes problemas de saúde pública no mundo todo e no Brasil. Importante para os profissionais que desejam obter conteúdo de qualidade sobre anatomia, fisiologia e patologias do sistema respiratório, as intervenções e terapias no tratamento e prevenção das pneumonias e processos de enfermagem, equipe multidisciplinar e promoção da qualidade e segurança do paciente.

 

Objetivos:

-   Formar Profissionais voltados para desenvolver e implementar ações práticas de aprimoramento da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da pneumonia comunitária

-  Propor a revisão, e aprimoramento no que tange a anatomia e fisiologia do Sistema Respiratório

- Apresentar as principais afecções respiratória que apr3esentam associações com a pneumonia comunitária, como a Tuberculose, a gripe, a bronquite e asma

- Capacitar enfermeiros a fim de realizar o processo de enfermagem em instituições públicas ou privadas no que tange o paciente que apresenta risco ou está acometido pela pneumonia comunitária

- Estimular a discussão sobre políticas públicas implementadas para o controle das pneumonias comunitárias

 

A quem se destina: Graduados em Enfermagem 


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Fomentar as ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis, estando atendo quanto aos de fatores de risco para a predisposição das doenças crônicas não transmissíveis, dentro do contexto socioeconômico e cultural, da saúde do trabalhador e dos pacientes envolvidos no cenário do cuidados, com foco nos indicadores de saúde, e conhecer as práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

-  FARMACOVIGILÂNCIA E FARMACOEPIDEMIOLOGIA

Histórico da disponibilidade dos medicamentos. Uso de medicamentos : benefício x risco. Métodos utilizados para notificação de suspeitas de RAMS. Desenvolvimento da farmacovigilância no brasil. Farmacoepidemiologia.

- SEMIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 

Visão geral da estrutura e função do sistema respiratório. Anamnese e exame físico do tórax. Avaliação de risco e orientação de saúde para o cliente. Pensamento crítico baseado em evidências.

-  EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA

Educação em saúde: reflexões para a promoção da vigilância à saúde. Doenças de notificação compulsória e investigação associadas á pneumonia comunitária. Enfermagem no enfrentamento ao covid-19. Enfermagem e a tuberculose no Brasil.

-  AFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

Pneumonia Bacteriana. Pneumonia Viral. Tuberculose. Covid-19.

-   ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AS AFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

Processo de Enfermagem Pneumonias Comunitária. Tuberculose. Covid 19. Asma e Bronquites.

- PROGRAMA DE PNEUMOLOGIA SANITÁRIA

Programa Nacional de Imunização. Educação da População para Prevenção da Pneumonia Sanitária. Tuberculose. Covid.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.