Pós EAD em Enfermagem em psiquiatria e saúde mental

Foto do curso Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental

A transição demográfica, que ocorre no mundo todo, traz mudanças significativas nas questões biológicas, sociais e psicológicas da sociedade. Uma das questões mais discutidas na atualidade é o adoecimento mental das pessoas, cada vez mais presente nas famílias. Isto se dá, em grande parte, por conta do ritmo acelerado das atividades diárias e cobranças cada vez mais intensas relacionadas ao mercado de trabalho. Com isto, o enfermeiro formado em psiquiatria e saúde mental, tem papel imprescindível, na prevenção de agravos psiquiátricos, cuidados prestados ao paciente e a família, acompanhamento e orientações nos cuidados diários e promoção da saúde. O curso tem ganhado destaque, em especial devido a necessidade de profissionais especializados, capacitados para suprir a alta demanda de pessoas com alterações psicológicas e mentais.

Trata-se de um curso com alta qualidade referencial com professores especialistas nos conteúdos, Mestres e Doutores, formados nas melhores instituições de ensino superior do país. O curso de especialização em psiquiatria na enfermagem é um curso completo que abrange os objetivos educacionais necessários para garantir educação profissional que fará a diferença no mercado de trabalho.

Objetivos:

- Oferecer formação de qualidade na área de saúde mental e psiquiatria aos enfermeiros dispostos a trabalhar no gerenciamento de alterações mentais, leves, moderadas e graves, desenvolvendo nestes profissionais a capacidade de atender de forma integral as pessoas com sofrimentos mentais e psicológicos, bem como a família, que também participa do processo de cuidado e reabilitação do doente;

- Formar enfermeiros especialistas no cuidado a pessoa em sofrimento mental em espaços públicos e privados;

- Contribuir na formação de pessoas que desejam prestar assistência de qualidade a pessoa em sofrimento mental;

- Capacitar enfermeiros a fim de realizar sistematização de enfermagem em instituições públicas ou privadas no que tange o paciente psiquiátrico;

- Construir raciocínio crítico na implementação de intervenções de enfermagem a pessoa em sofrimento mental.

 

A quem se destina: Graduados em Enfermagem

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso


Carga Horária: 380h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Fomentar as ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis, estando atendo quanto aos de fatores de risco para a predisposição das doenças crônicas não transmissíveis, dentro do contexto socioeconômico e cultural, da saúde do trabalhador e dos pacientes envolvidos no cenário dos cuidados, com foco nos indicadores de saúde, e conhecer as práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- CONCEPÇÃO HISTÓRICA SOCIAL DA PSIQUIATRIA E DA ASSISTÊNCIA AO INDIVÍDUO COM TRANSTORNO MENTAL

Descrever a história social da psiquiatria, seus marcos e evolução ao longo da história, contribuições para a sociedade, atualidades no Brasil e no mundo. Apresentar o gerenciamento de enfermagem em psiquiatria, planos e estratégias para o atendimento de enfermagem voltados para pacientes psiquiátricos, de alta, média e baixa complexidade.

- ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL

Apresentar as ferramentas e estruturas de atendimento ao paciente psiquiátrico no Brasil e descrição do fluxo de acolhimento e assistência, tanto em instituições públicas, quanto privadas. Descrever gerenciamento das principais estratégias utilizadas pelo enfermeiro e equipe no atendimento ao paciente psiquiátrico, bem como a prevenção de agravos e controle de consequências para a saúde mental.

- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS ESPECÍFICOS

Apresentar assistência de enfermagem, de acordo com principais protocolos de atendimento aplicados a transtornos mentais específicos, conforme necessidade de cada patologia. Descrevendo condutas de enfermagem e planejamento sistematizado para cuidados de enfermagem aos pacientes psiquiátricos e família.

- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS EMERGENCIAIS E SITUAÇÃO CRÍTICA

Descrever ações estratégicas de enfermagem psiquiátrica em emergências, de acordo com legislação vigente, onde o paciente encontra-se em estado crítico. Apresentar formas de contenção e proteção ao paciente, desenvolvidas pela equipe de enfermagem, protocolos de avaliação

- ÉTICA, LEGISLAÇÃO E RELAÇÃO INTERPESSOAL NO MANEJO NO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Apresentar as bases éticas que fazem parte do cuidado e manejo dos pacientes em uso de substâncias psicoativas. Descrever o relacionamento interpessoal, entre enfermeiro e paciente,

bem como as principais estratégias e ações de enfermagem aplicadas no cuidado de dependentes de substâncias psicoativas.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC: https://bit.ly/3tqotAr


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.