Pós EAD em Enfermagem em saúde da criança e adolescente

Foto do curso Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente

APRENDA COM OS PROFISSIONAIS LÍDERES NO MERCADO DE TRABALHO!

Atualmente, o Brasil possui 69,8 milhões de crianças e adolescentes entre zero e 19 anos de idade, o que representa 33% da população total do país. Dados revelam, também, que a Região Norte é a que apresenta a maior concentração de crianças e adolescentes, superando cerca de 41% da população total.

O conhecimento adquirido na Pós-graduação em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente possibilitará ao enfermeiro sentir-se inteirado e seguro de prestar uma assistência de qualidade à criança e ao adolescente, independente do âmbito o qual se encontra.

- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;

- Professores de referência no mercado;

- Cadastro e-MEC.

- Certificado de 380 horas;

- Duração: Aproximadamente 12 meses.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

OBJETIVOS

- Conhecer as principais políticas públicas pertinentes ao público pediátrico;

- Avaliar as principais demandas associadas à saúde da criança e do adolescente;

- Incentivar o conhecimento dos programas de saúde que envolvem o público infantil;

-  Abordar os principais temas biopsicossociais que envolvem a saúde do adolescente;

-  Compreender a estratégia Aidpi e suas nuances no tratamento de crianças acometidas por qualquer doença prevalente na infância;

-  Compreender a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a sua aplicabilidade na pediatria.

MATÉRIAS

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

- INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR

- SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

- SAÚDE DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E JOVEM

- POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

- ALTERAÇÕES BIOPSICOSSOCIAIS NO ADOLESCENTE

- ASSISTÊNCIA INTEGRADA ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA

- SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA

- CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

- SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS

- AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Essa Pós-graduação se destina a:

  • Graduados em enfermagem.

MERCADO DE TRABALHO

A remuneração do enfermeiro pode crescer conforme seu tempo de experiência e cursos de qualificação, como especializações, mestrado e doutorado. Algumas áreas de atuação exigem um diploma de especialização.

A média salarial para Enfermeiro é de R$ 4.815,00.

VANTAGENS

A Pós EAD em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente capacita o profissional de enfermagem a agir de forma estratégica no atendimento ao paciente pediátrico, especialmente em emergências e também aprofunda na questão farmacológica e bioquímica, na relação entre profissional e paciente e nas políticas públicas para crianças e adolescentes.

Além das disciplinas específicas de atendimento ao paciente, também oferecemos na grade do curso matérias de gestão, regulamentação, bioética e políticas públicas de saúde e gestão da qualidade.

- Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa.

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!

- Provas online

- Horário flexível

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. Dra. Euni de Oliveira Cavalcanti

Enfermeira, Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro (2018). Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015).


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- SAÚDE DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E JOVEM

Saúde da Criança. Saúde do Adolescente. Políticas Públicas. Políticas Públicas Parte II.

- POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Introdução a Atenção à Saúde da Criança. Programas e Políticas de Atenção Integral a Saúde da Criança. Tópicos Especiais em Saúde da Criança.

- ALTERAÇÕES BIOPSICOSSOCIAIS NO ADOLESCENTE

Influências da Família, Sociais, Culturais e Religiosas na Promoção da Saúde do Adolescente. Tópicos Especiais em Saúde do Adolescente. Políticas Públicas de Saúde do Adolescente.

- ASSISTÊNCIA INTEGRADA ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA

Conhecendo a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Estratégia AIDPI. Tópicos Especiais em Pediatria.

- SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA

Sistematização da Assistência de Enfermagem: Considerações Gerais. Processo de Enfermagem. Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e do Processo de Enfermagem em Pediatria.

- CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A chegada da Criança à Família. Crescimento e Desenvolvimento: Conceitos Gerais. Tópicos Especiais em Crescimento e Desenvolvimento.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar; 
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida; 
c) cópia da cédula de identidade; 
d) cópia do CPF.