Pós EAD em Enfermagem em saúde da criança e adolescente
APRENDA COM OS PROFISSIONAIS LÍDERES NO MERCADO DE TRABALHO!
Atualmente, o Brasil possui 69,8 milhões de crianças e adolescentes entre zero e 19 anos de idade, o que representa 33% da população total do país. Dados revelam, também, que a Região Norte é a que apresenta a maior concentração de crianças e adolescentes, superando cerca de 41% da população total.
O conhecimento adquirido na Pós-graduação em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente possibilitará ao enfermeiro sentir-se inteirado e seguro de prestar uma assistência de qualidade à criança e ao adolescente, independente do âmbito o qual se encontra.
- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;
- Professores de referência no mercado;
- Certificado de 380 horas;
- Duração: Aproximadamente 12 meses.
As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
OBJETIVOS
- Conhecer as principais políticas públicas pertinentes ao público pediátrico;
- Avaliar as principais demandas associadas à saúde da criança e do adolescente;
- Incentivar o conhecimento dos programas de saúde que envolvem o público infantil;
- Abordar os principais temas biopsicossociais que envolvem a saúde do adolescente;
- Compreender a estratégia Aidpi e suas nuances no tratamento de crianças acometidas por qualquer doença prevalente na infância;
- Compreender a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a sua aplicabilidade na pediatria.
MATÉRIAS
- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES
- INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
- SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
- SAÚDE DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E JOVEM
- POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
- ALTERAÇÕES BIOPSICOSSOCIAIS NO ADOLESCENTE
- ASSISTÊNCIA INTEGRADA ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA
- SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA
- CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
- SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS
- AVALIAÇÃO FINAL
PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?
O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.
Essa Pós-graduação se destina a:
- Graduados em enfermagem.
MERCADO DE TRABALHO
A remuneração do enfermeiro pode crescer conforme seu tempo de experiência e cursos de qualificação, como especializações, mestrado e doutorado. Algumas áreas de atuação exigem um diploma de especialização.
A média salarial para Enfermeiro é de R$ 4.815,00.
VANTAGENS
A Pós EAD em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente capacita o profissional de enfermagem a agir de forma estratégica no atendimento ao paciente pediátrico, especialmente em emergências e também aprofunda na questão farmacológica e bioquímica, na relação entre profissional e paciente e nas políticas públicas para crianças e adolescentes.
Além das disciplinas específicas de atendimento ao paciente, também oferecemos na grade do curso matérias de gestão, regulamentação, bioética e políticas públicas de saúde e gestão da qualidade.
- Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa.
Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!
- Provas online
- Horário flexível
- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download
- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.
COORDENAÇÃO
Prof. Dra. Euni de Oliveira Cavalcanti
Enfermeira, Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).
Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro (2018). Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015).
Carga horária: 380h.
Duração: Aproximadamente 12 meses.
100% online, sem encontro presencial.
As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES
Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.
- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.
- TECNOLOGIA EM SAÚDE
Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.
- SAÚDE DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E JOVEM
Saúde da Criança. Saúde do Adolescente. Políticas Públicas. Políticas Públicas Parte II.
- POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
Introdução a Atenção à Saúde da Criança. Programas e Políticas de Atenção Integral a Saúde da Criança. Tópicos Especiais em Saúde da Criança.
- ALTERAÇÕES BIOPSICOSSOCIAIS NO ADOLESCENTE
Influências da Família, Sociais, Culturais e Religiosas na Promoção da Saúde do Adolescente. Tópicos Especiais em Saúde do Adolescente. Políticas Públicas de Saúde do Adolescente.
- ASSISTÊNCIA INTEGRADA ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA
Conhecendo a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Estratégia AIDPI. Tópicos Especiais em Pediatria.
- SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA
Sistematização da Assistência de Enfermagem: Considerações Gerais. Processo de Enfermagem. Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e do Processo de Enfermagem em Pediatria.
- CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A chegada da Criança à Família. Crescimento e Desenvolvimento: Conceitos Gerais. Tópicos Especiais em Crescimento e Desenvolvimento.
- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES
A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.
- AVALIAÇÃO FINAL
No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.