Pós EAD em Enfermagem em saúde da mulher

Foto do curso Enfermagem em Saúde da Mulher

A Enfermagem em Saúde da Mulher alinha-se a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PNAISM), publicada no ano de 2004, que tem como objetivo, ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde.

Os movimentos pelos direitos sexuais e reprodutivos, tiveram grande marco na década de 80, com a criação do primeiro Programa de Atenção a Mulher que visava superar uma abordagem reduzida que a atenção a saúde das mulheres tinha até o momento.

Em paralelo, a Enfermagem teve papel crucial na assistência à mulher, que deixou de ser focada apenas na mulher reprodutora, com ações de saúde voltadas unicamente ao ciclo gravídico, expandindo o atendimento de acordo com suas necessidades, de forma integral.

Na atualidade as ações de Enfermagem para a saúde da mulher têm cada vez mais destaque na sociedade, pois o protagonismo da mulher no mercado de trabalho, aliado ao acumulo de tarefas, traz alterações significativas nas questões biológicas, sociais e psicológicas das mulheres.

Percebe-se com isto, uma área promissora e crescente para enfermeiros com formação na área de Saúde da Mulher, pois cada vez mais, a população necessita de cuidados de saúde de qualidade. Os enfermeiros com especialização na área, tem uma carreira promissora e vastas oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

Mediante a necessidade de atendimento da mulher de forma integral, de acordo com suas principais necessidades, e com a fadiga dos serviços de saúde, há uma urgência em potencializar as ações científicas na saúde da mulher, envolvendo mais capacitações e pesquisas a área. Nesse sentido, a Especialização em Enfermagem em Saúde da Mulher foi criada para fomentar a formação de profissionais capacitados, bem como qualificar os profissionais interessados em assuntos relacionados, às Políticas de Públicas e aos Programas de qualificação profissional e de assistência em Saúde da Mulher.

Trata-se de um curso com alta qualidade referencial com professores especialistas nos conteúdos, Mestres e Doutores, formados nas melhores instituições de ensino superior do país.

O curso de especialização em Enfermagem em Saúde da Mulher é um curso completo que abrange os objetivos educacionais necessários para garantir educação profissional que fará a diferença no mercado de trabalho.

Objetivos:

  • Apresentar as principais Tecnologias em Saúde aplicadas à Saúde da Mulher;
  • Descrever a Política Pública de Atenção à Saúde da Mulher, bem como seus principais programas e ações na Saúde Pública;
  • Demonstrar Didática e Metodologia de Cursos Superiores que serão aplicados na Saúde da Mulher;
  • Detalhar a Fisiopatologia das Doenças Associadas à Mulher;
  • Elencar as principais Violências Contra Mulher e os Cuidados de Enfermagem as vítimas de violências;
  • Descrever os aspectos anatômicos e fisiológicos do organismo feminino;
  • Apresentar o Planejamento Familiar e o papel do Enfermeiro nas orientações à mulher;
  • Explicar o processo de evolução do câncer do colo do útero e mama, bem como prevenção e cuidados de enfermagem à mulher;
  • Detalhar o processo Climatério e menopausa e as alterações na rotina das mulheres;
  • Descrever a evolução da Gestação, Parto e Nascimento e o papel do enfermeiro na assistência a mulher

 

A quem se destina:  Profissionais graduados em enfermagem, que atuem ou tenham interesse em atuar em Saúde da Mulher. 


Carga horária: 360h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS ASSOCIADAS À MULHER 

Candidíase e TPM. Endometriose. Câncer de Mama e Útero. Doenças Cardiovasculares. Diabetes. Osteoporose, Anemias, Hipotireoidismo. Depressão.

-  VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Lei Maria da Penha e Direito das Mulheres. Tipos de Violência contra a Mulher. Dificuldades do Enfermeiro na Avaliação da Violência. Aspectos físicos e Psicológicos da Mulher que sofre violência. Cuidado e manejo da vítima de violência.

-  ORGANISMO FEMININO: ASPECTOS ANATÔMICOS E FISIOLÓGICOS

Sistema Genital Feminino. Sistema Hormonal Feminino. Ciclo Menstrual. Gestação, parto e Lactação.

-  PLANEJAMENTO FAMILIAR

Consulta de Enfermagem no Planejamento Familiar. Educação Sexual. Métodos Contraceptivos. Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

-  ONCOLOGIA GINECOLÓGICA

Programas de Prevenção e Controle do Câncer no Brasil. Principais Neoplasias Femininas. Diagnóstico do Câncer. Tratamento do Câncer. Reabilitação do paciente pós tratamento de Câncer.

-  CLIMATÉRIO E MENOPAUSA

Atenção Integral a Saúde da Mulher no Climatério. Agravos de Saúde mais frequentes no Climatério. Consulta de Enfermagem para a Mulher no Climatério. Promoção da Saúde das Mulheres no Climatério.

-  GESTAÇÃO, PARTO E NASCIMENTO

Políticas e Programas voltados para os cuidados a Gestante. Assistência de Enfermagem no Pré- Natal. Assistência de Enfermagem no Pré-Parto e Parto. Assistência de Enfermagem no Puerpério.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.