Pós em Enfermagem em Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia


A especialidade em Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia visa qualificar o enfermeiro a prestar assistência sistematizada e integral ao neonato, criança e adolescente envolvendo a família no processo do cuidado, com ênfase na humanização da assistência qualificada e diferenciada , estando atento a necessidade da assistência nesta fase da vida do ser humano, possuindo assim uma visão ampla do conhecimento histórico da assistência as urgências e emergências neonatais e pediátricas. Compreende uma área importante da atenção terciária/hospitalar englobando a realização de procedimentos com diferentes níveis de complexidade. O enfermeiro especialista em Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia possui domínio das práticas e conhecimentos necessários para uma boa atuação nestes setores empregando o raciocínio crítico-reflexivo para a construção do processo de trabalho qualificado, sendo um diferencial no mercado de trabalho.

As áreas de pediatria e neonatologia receberam grandes avanços tecnológicos refletindo em diminuições de taxa de mortalidade. Neste contexto o trabalho da enfermagem ganha destaque, sobretudo em situações de urgência e emergência em que são empregados cuidados essenciais para a manutenção da vida e prevenção de complicações. A especialização em Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia confere ao enfermeiro a propriedade do raciocínio crítico para uma tomada de decisão adequada baseada no conhecimento. Além disso, contribui no entendimento das principais etiologias de urgências e emergências no paciente pediátrico e neonatal bem como da sistematização da assistência de enfermagem em um nível elevado.

Objetivos:

- Preparar os profissionais de enfermagem para prestarem cuidados qualificados e individualizados com foco no contexto de Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia para atuarem em serviços e setores de cuidados emergenciais e urgentes, visionando a qualificação pautadas no conhecimento técnico cientifico;

- Promover a qualificação profissional para a atuação em serviços e setores de urgência e emergência pediátrica e neonatal tanto no serviço público quanto privado;

- Fomentar o conhecimento acerca da sistematização da assistência de enfermagem em unidades pediátricas e neonatais;

- Capacitar o profissional quanto aos princípios básicos de farmacologia para a abordagem em urgência e emergência pediátrica e neonatal;

- Desenvolver habilidades para o emprego do raciocínio crítico no contexto de urgência e emergência pediátrica e neonatal dentro da práxis da enfermagem.

 

A quem se destina: Profissionais com nível superior em Enfermagem que tenham interesse pela área de pediatria e neonatologia.

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Carga Horária: 380h 

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS

Contemplar o ensino acerca das principais emergências pediátricas e os cuidados de enfermagem à criança hospitalizada.

- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NEONATAIS

Aprimorar e Contemplar o ensino acerca das principais emergências neonatais e os cuidados individualizados e sistematizados de enfermagem ao neonato hospitalizado, estando atendo quanto as políticas públicas de humanização do cuidado, envolvendo os familiares neste contexto.

- ABORDAGEM CLÍNICA FARMACOLÓGICA

Contemplar o ensino acerca da abordagem geral em farmacologia e os cuidados de enfermagem na administração de medicamentos ao paciente neonato e pediátrico, conhecendo a farmacocinética dos medicamentos, mas utilizados em urgência e emergência

- SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADES NEONATAIS E PEDIÁTRICAS

Contemplar o ensino acerca da sistematização da assistência de enfermagem em pediatria e neonatologia bem como a atuação do enfermeiro em unidades neonatais e pediátricas, com foco na assistência qualificada nas urgências e emergências pediátricas e neonatais.

- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO SUPORTE AVANÇADO EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA

Contemplar o ensino acerca dos cuidados diferenciais de enfermagem bem como aspectos gerais que envolvem a atenção ao paciente pediátrico e neonato em situações críticas, aprimorando as habilidades para lidar com os pacientes que necessitam de cuidados básicos e avançados de vida em pediatria e neonatologia.

- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

O professor do ensino superior e a legislação; A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem; planejar as aulas; Exemplo de plano de ensino; Procedimentos de ensino; Apresentação do grupo; Apresentação de ideias; Aula expositiva; Debate Ensino com pesquisa; Estudo de caso; Estudo dirigido; Seminário; Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO); Grupos de oposição; avaliar a aprendizagem do aluno.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/33jkoTZ

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

14/12/2021 - (data prevista para início do curso)
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