Pós EAD em Enfermagem forense

Foto do curso Enfermagem Forense

A Enfermagem Forense é uma área que presta serviços de cuidados de saúde as vítimas de violência, bem como, oferece suporte técnico na preservação de provas para investigação de crimes e coletas de materiais biológicos das vítimas e perpetradores. Colabora com a justiça realizando testemunho pericial na investigação de crimes e disponibiliza consultoria enfermagem, caso haja necessidade na apuração de fatores relacionados a saúde. Oferece ainda, serviços de planejamento e estratégias de reintegração de agressores e/ou pacientes psiquiátricos às famílias, para que estes tenham um convívio seguro.

Os estudos na área da enfermagem forense, partiram da necessidade de profissionais enfermeiros, capacitados para atendimento as vítimas de violência, visto que, a equipe de enfermagem, na maioria das vezes, tem o primeiro contato com o paciente que sofreu violência. Destaca-se ainda, que, além dos cuidados imediatos prestados as vítimas, o trabalho do enfermeiro forense é de extrema importância na detecção precoce e prevenção de violências, em especial em vítimas vulneráveis, como crianças e idosos. A enfermagem forense no Brasil tem grande relevância, pois devido ao alto índice de violência presente no país, necessita-se de profissionais, com boa formação e preparados para o atendimento à população.

Trata-se de um curso com alta qualidade referencial com professores especialistas nos conteúdos, Mestres e Doutores, formados nas melhores instituições de ensino superior do país. O curso de especialização em Enfermagem Forense é um curso completo, que abrange os objetivos educacionais necessários para garantir educação profissional que fará a diferença no mercado de trabalho.

Objetivos:

- Especializar os profissionais de enfermagem no atendimento e prestação de cuidados às vítimas de violência de todo tipo de natureza: física, sexual, moral, psicológica, entre outras. Ainda, realizar investigação e coleta de materiais biológicos das vítimas e agressores, bem como, oferecer testemunho pericial e consultoria de enfermagem sobre cuidados de saúde em cooperação com a área jurídica, nos processos que necessitem do conhecimento em enfermagem forense;

- Formar enfermeiros especialistas no cuidado a pessoas vítimas de agressões e aos agressores dos mais variados tipos de violência;

- Capacitar enfermeiros frente a legislação e as ciências da saúde;

- Contribuir na formação de pessoas que desejam prestar assistência de qualidade a pessoa em sofrimento;

- Construir raciocínio crítico e investigativo, contribuindo no processo de implementação de intervenções de enfermagem a pessoa em sofrimento.

A quem se destina: Graduados em Enfermagem.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso


Carga Horária: 380h 

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial. 

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Fomentar as ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis, estando atendo quanto aos de fatores de risco para a predisposição das doenças crônicas não transmissíveis, dentro do contexto socioeconômico e cultural, da saúde do trabalhador e dos pacientes envolvidos no cenário dos cuidados, com foco nos indicadores de saúde, e conhecer as práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco

na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- LEGISLAÇÃO E ESTUDOS SOBRE INVESTIGAÇÃO

Apresentar toda legislação vigente relacionada a enfermagem forense, normas, condutas e embasamento legal. Descrever o desenvolvimento da enfermagem forense no Brasil e no mundo, destacando a importância desta área de atuação para a população e avanços nos estudos forenses ligados à área de enfermagem.

- ATRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM FORENSE

Explicar as atribuições do Enfermeiro Forense, de acordo com cada especialidade e função desenvolvida. Destacar a importância do conhecimento de cada uma das linhas de trabalho e suas responsabilidades aplicadas na prática.

- MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO HUMANA E AMBIENTAL

Descrever de forma sistematizada os métodos de identificação humana e ambiental utilizadas pelo enfermeiro forense, para investigação dos crimes e preservação de provas. Tais métodos são essenciais na contribuição com a justiça para elucidação dos casos

- ATIVIDADES DE PERÍCIAS JUDICIAIS NO ÂMBITO DA ENFERMAGEM

Proporcionar conhecimento relacionado as atividades de perícias judiciais no âmbito da enfermagem, destacando as principais atividades desenvolvidas pelo enfermeiro forense, conforme normas desenvolvidas pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense.

- AVALIAÇÃO FORENSE ADULTO, CRIANÇA E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL

Detalhar o processo de atendimento às vítimas de violência sexual, realizado pelo enfermeiro forense, desde acolhimento até apoio pós trauma. Desenvolver visão holística do enfermeiro no atendimento a vítimas de violência física sexual, conforme necessidade de cada indivíduo e de acordo com cada situação vivenciada.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC: https://bit.ly/2Sy1YN6


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.