Pós em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica


O curso de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica formará farmacêutico clínico apto a realizar prescrição farmacêutica conforme Resoluções do Conselho Federal de Farmácia, a acompanhar o paciente sob um olhar mais humanizado, garantir o tratamento farmacoterapêutico mais adequado que atenda as suas necessidades, com o objetivo de obter os resultados mais favoráveis para a melhoria da qualidade de vida e bem estar desse usuário do medicamento, de sua família, do cuidador e da sociedade. Obterá conhecimentos sólidos para aprofundamento em disciplinas como: Farmacologia, Farmacocinética, Semiologia, Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica, Farmacovigilância entre outros assuntos importantes para o aprimoramento profissional; poderá atuar nas diferente instituição de saúde pública ou privadas como: Hospitais, Clínicas especializadas (oncologia, nefrologia, psiquiatria), Farmácias, Drogarias, Serviços Públicos de Saúde, Institutos de Longa Permanência, Serviços de Assistência Domiciliar, Consultórios Farmacêuticos e outros. Juntamente com equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, buscará a farmacoterapia mais apropriada e poderá agir com intervenções para proteção contra riscos, com o objetivo de solucionar ou minimizar os problemas inerentes aos usuários de medicamentos, dessa forma garantir a efetividade e segurança do tratamento, consequentemente as ações assertivas irá gerar a diminuição dos custos do tratamento médico, além da contribuição para o aumento do estado de saúde.

Objetivos:

- Capacitar o farmacêutico ao pleno exercício de ações clínicas nos diversos segmentos da profissão, como farmácia pública, saúde pública, farmácia hospitalar, indústria farmacêutica e laboratório de análises clínicas;

- Instrumentalizar o farmacêutico para o desenvolvimento de ações de Atenção Farmacêutica;

- Diferenciar o aluno egresso do curso no mercado de trabalho favorecendo seu crescimento profissional;

- Preencher uma lacuna existente no Brasil no que se refere a oferta de vagas regulares para um curso de especialização na área.

 

A quem se destina: graduados em Farmácia.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga horária: 420h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são compostas por materiais escritos e vídeos gravados explicativos intermediários, atividades como: fóruns, testes e avaliações dissertativas que serão realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- FARMÁCIA CLÍNICA

Histórico da farmácia clínica, áreas de atuação da farmácia clínica, situação atual no mundo e no Brasil, perspectivas futuras, métodos de trabalho, introdução a atenção farmacêutica, princípios de atenção farmacêutica, conceitos e planejamento da atenção farmacêutica, seguimento farmacoterapêutico com planejamento farmacoterapêutico. Princípios de semiologia, conceitos, terminologia médica, raciocinio diagnóstico, sinais e sintomas importantes para o farmacêutico, processos patológicos mais incidentes.

- FARMACOTERAPIA

Princípios de Terapêutica, farmacoterapia de distúrbios psiquiátricos, farmacoterapia dos distúrbios Digestórios, farmacoterapia de processos inflamatórios, farmacoterapia de distúrbios neurológicos, Antibioticoterapia, farmacoterapia da diabetes, farmacoterapia da asma e farmacoterapia de processos alérgicos.

- FERRAMENTAS DE FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Princípios de análises clínicas, conceitos, terminologia analítica clínica, raciocínio clínico, provas de função hepática e renal, integração de resultados clínicos com uso de medicamentos, monitoração terapêutica, estudos de casos clínicos. Conceitos de farmacovigilância e farmacoepidemiologia, fases do lançamento de novos medicamentos, histórico da farmacovigilância e farmacoepidemiologia, metodologias de trabalho, sistemas de farmacovigilância, notificações, estudos de utilização de medicamentos, centros de informações de medicamentos, uso racional de medicamentos. Histórico das pesquisas clínicas, ética em pesquisa com seres humanos, admissão e exclusão de pacientes, monitoria de ensaios clínicos, delineamento de ensaios clínicos, testes estatísticos, organização de documentação de ensaios clínicos.

- ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO PACIENTE CARDIOLÓGICO E GERIÁTRICO

Características gerais do paciente cardiológico, quadros clínicos de hipertensão, arritmias, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, dislipidemias, e prevenção de doenças cardiovasculares. Particularidades fisiológicas do idoso, fatores epidemiológicos e patologias mais incidentes, tratamento farmacológico em geriatria, seguimento de pacientes geriátricos, uso de medicamentos no idoso.

- ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS E COM NECESSIDADES NUTRICIONAIS ESPECIFICAS

Processos neoplásicos, características do paciente com neoplasia, procedimentos diagnósticos, estadiamento, preparação pré-quimioterapia, bases farmacológicas da terapia antineoplásica, gerenciamento das reações adversas, monitoração terapêutica. Aspectos nutricionais clínicos, necessidades nutricionais especificas, avaliação nutricional, nutrição parenteral, nutrição enteral, terapia nutricional, cálculos de necessidades nutricionais, avaliação de prescrição médica nutricional.

- ATENÇÃO FARMACÊUTICA FOCADA NA SAÚDE DA MULHER E PEDIATRIA

Particularidades fisiológicas da mulher, fatores epidemiológicos e patologias mais incidentes, Tratamento farmacológico, seguimento de pacientes ginecológicos, usa de medicamentos na gestação e lactação. Particularidades fisiológicas da criança e dos adolescentes, fatores epidemiológicos e patologias mais incidentes, tratamentos farmacológicos, seguimento de pacientes pediátricos e hebiátricos, uso de medicamentos na infância e adolescência.

- PRINCÍPIOS DE FARMACOCINÉTICA CLÍNICA / FARMACOCINÉTICA CLÍNICA APLICADA

Conceito, objetivos e fases da farmacocinética, a passagem de fármacos pela membrana, fatores que afetam a absorção do fármaco, fatores influenciadores da absorção e distúrbios hepáticos, renais, cardíacos, tiroidianos e fisiológicos, eliminação e metabolismo de fármacos, administração de medicamentos e monitoramento farmacocinético, Controle terapêutico e controle cinético.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/33o4SpH

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

 

19/10/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE