Pós EAD em Farmácia hospitalar

Foto do curso Farmácia Hospitalar

O curso de Farmácia Hospitalar respeita as normas do Conselho Federal de Farmácia, sobre a regulamentação do profissional, bem como a PORTARIA N˚ 4.238, DE 30 DE DEZEMBRO de 2010, onde aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais.O Mercado Farmacêutico da área Hospitalar está em constante desenvolvimento, oferece amplas oportunidades e necessita de profissionais especializados e qualificados para satisfazer a crescente demanda.

Atende as expectativas dos farmacêuticos que já atuam na área, bem como daqueles buscam ingressar e que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento para crescimento profissional; nele o aluno obterá sólidos conhecimentos sobre conteúdos Administrativos/Organizacionais, extensa abordagem na área de Farmácia Clínica, Farmacologia e Farmacocinética, Farmacoterapia, Central de Misturas Parenterais, entre outros assuntos que compreendem as inúmeras atribuições para a atuação do Farmacêutico Hospitalar.

 

Objetivos:

- Fornecer aos profissionais farmacêuticos conhecimentos e habilidades em Farmácia Hospitalar, para o fortalecimento e aprimoramento das ações da assistência farmacêutica no âmbito hospitalar, tendo como eixos estruturantes, a segurança e a promoção do uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde;

-  Oferecer conhecimentos e capacitar os farmacêuticos para criar mecanismos que contribuam para um gerenciamento excelente da Farmácia Hospitalar, sendo capazes de elaborarem projetos estruturados com protocolos adequados, estabelecer diretrizes que garantam melhorias na gestão, de modo que as instituições operem com maior eficiência e qualidade;

- Formar Farmacêutico Hospitalares capacitados a exercerem atividades técnicas e clínicas;

- Considerando a importância da promoção de medidas que garantam o uso racional de medicamentos e demais produtos para a saúde, aprofundar o conhecimento do profissional nas áreas de Farmacologia e Farmacoterapia nos aspectos necessários para o Seguimento Farmacoterapêutico, adesão do paciente e otimização da eficácia e segurança do tratamento dos pacientes internados;

- Capacitar e estimular o farmacêutico para que interaja com outros profissionais de saúde, bem como de outras áreas, favorecendo o bom desempenho dos serviços na Farmácia Hospitalar;

- Formar farmacêuticos críticos para que sejam diferenciados, favorecendo seu crescimento profissional.

 

A quem se destina: Graduados em Farmácia.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são compostas por materiais escritos e vídeos gravados explicativos intermediários, atividades como: fóruns, testes e avaliações dissertativas que serão realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO FARMACÊUTICO-HOSPITALAR

Discutir os principais aspectos relacionados a estrutura hospitalar, serviços e gestão com qualidade.

- FARMACOLOGIA E FARMACOCINÉTICA APLICADA

Introdução a Farmacocinética clínica. Modelos compartimentais. Cinética de decaimento da concentração plasmática. Farmacocinética intra e extravascular. Controle terapêutico. Farmacologia conceitos gerais; Mecanismo de ação de fármacos; tipos de interações farmacológicas; reações adversas a medicamentos.

- FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Desenvolvimento de estratégias de atuação clínica no âmbito hospitalar. Prática da farmácia clínica e atenção farmacêutica, integração ensino-serviço, reorientação da formação profissional para assegurar uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica. Embasamento necessário para traçar medidas de atendimento e procedimentos que garantam uma adequada atenção farmacêutica, principalmente voltada para as necessidades básicas de saúde.

- FARMACOTERAPIA APLICADA

Princípios de Terapêutica, Farmacoterapia Aplicada as doenças prevalentes na Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.

- MISTURAS, PARENTERAIS E INFECÇÃO HOSPITALAR

Central de Misturas Endovenosas (CME) dentro de uma estrutura hospitalar, enfocando os requisitos, estrutura, vantagens e desvantagens, bem como técnicas específicas de manipulação, validação, treinamentos, biossegurança. Abordagem para preparações parenterais, nutrição parenteral e quimioterapia. Controle de Infecção Hospitalar.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/3h7TAOs


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.