Pós em Gerenciamento de Projetos

O curso foi concebido para formar profissionais que atuam com a gerência de Projetos em empresas públicas ou privadas. Assim, ele trata das principais competências e habilidades necessárias para a aplicação das técnicas de Gerenciamento de Projetos. Nos últimos anos, o Gestor de Projetos vem se tornando um profissional de suma importância nas empresas e instituições, tendo em vista que, o sucesso de um projeto dependerá das estratégias e das boas práticas administrativas que as envolvam. Com isso, este curso visa atender às necessidades de formação que os profissionais que gerenciam Projetos nos setores públicos ou privados necessitam, suprindo assim as principais carências dos gestores em relação às capacidades técnicas e teórica, provenientes do mercado de trabalho na área de Projetos. Em resumo, o curso está estruturado dentro dos padrões estabelecidos pelo PMI - Project Management Institute e pronto a atender os modernos padrões de qualidade estabelecidos pelas reconhecidas certificadoras profissionais da área de Gestão de Projetos. O curso faz referência ao Guia PMBOK: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, 4ª ed. Pennsylvania - USA: PMI, 2008.

 

Objetivos:

- Formar profissionais de várias áreas para a aplicação das técnicas e conceitos científicos necessários para atuar como gestores de projetos;

- Introduzir aos discentes os conceitos de gerenciamento de projetos, propiciando uma melhor atuação nos projetos em que participarem;

- Propiciar o entendimento das fases dos ciclos de vida dos projetos e de seus processos;

- Capacitá-los na aplicação de ferramentas e técnicas preconizadas pelo PMI – Project Management Institute a fim de, possibilitar o gerenciamento de projetos em qualquer área de negócio, possibilitando a condução, compreensão e controle da gerência e do escritório de Projetos (PMO);

- Promover o conhecimento das estruturas organizacionais focadas em projetos, suas vantagens e desvantagens.

 

 A quem se destina: Profissionais que atuam em empresas, instituições, clínicas, hospitais, centros de atendimento, autarquias, e estão se preparando para assumir cargos que necessitem da aplicação de técnicas e métodos de trabalho focado em resultados. Enquadram-se nesse perfil: os diretores, gerentes, coordenadores, staff, supervisores, analistas, líderes de equipes, que estejam envolvidos no desenvolvimento de projetos e operações nas suas organizações.


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Carga Horária: 380h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

A disciplina gerenciamento de projetos tem a finalidade de introduzir os alunos nos principais modelos de projetos reconhecidamente certificados. Com isso, ela pretende apresentar, sobretudo, as nove áreas de conhecimento na Gestão de Projetos formulados pelo do Project Management Institute (PMI), a saber: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisição. As áreas de conhecimento na área de Projetos supracitadas são um parâmetro para a formulação, planejamento e execução de Projetos em várias áreas. Por isso, ela se tornou um modelo mundialmente aceito e utilizado nas grandes, médias e pequenas instituições. Assim sendo, essa disciplina deve discutir cada um dos aspectos que norteiam a construção de um Projeto, isto é, por meio dela o estudante terá acesso a todo o referencial teórico e prático que fundamentam a área de Gestão de Projetos

- ESTRUTURA E TIMES DE PROJETOS: PAPEIS E RESPONSABILIDADES

Descreve e compara as principais estruturas organizacionais que realizam projetos, suas características e arranjos gerais, além de contextualizar como são os times de projetos dentro dessas realidades, apresentando os principais papeis que protagonizam o desenvolvimento do trabalho de gerenciamento e execução de projetos profissionais. Enfatiza o papel do gerente de projetos no contexto atual, fatores críticos de sucesso e sua trilha de desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes.

- GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO NO PROJETO

O objetivo em se tratar do tópico integração é destacar sua importância como a principal atividade do gerente do projeto, a justifica a sua atribuição, gerenciando todo o trabalho de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento de forma coesa e coordenada, unindo todos os planos, analises, ferramentas e processos de áreas de conhecimento de forma a atingir os objetivos do projeto.

- GERENCIANDO AS RETRIÇÕES FUNDAMENTAIS DE PROJETO

O foco desta disciplina é trabalhar de forma conjunta as restrições fundamentais ou triangulo de ferro dos projetos: escopo, cronograma e custos, além da qualidade, sendo as linhas de base de desempenho do projeto. Evidencia como gerenciar o escopo do projeto, desde o seu planejamento, definição de escopo, entregas e validação e suas ferramentas e abordagens mais práticas e usuais de mercado. Em gerenciamento de cronograma, a partir de um escopo de projeto definido, planejar e monitorar o cronograma de um projeto, definição e seqüenciando as atividades, criando estimativas e desenvolvendo um cronograma e seus principais marcos. Em custos, a partir de definidos os cursos dos recursos e atividades, planejar e definir um orçamento real e viável, bem como as principais técnicas de monitoramento e controle de custos em projetos. Além de tratar a qualidade em projetos, seu conceito e como garantir a qualidade de processos e qualidade das entregas, desde o planejamento até o seu encerramento.

- GERENCIANDO PESSOAS EM PROJETOS: EQUIPES E STAKEHOLDERS

O enfoque é trabalhar a gestão de pessoas em projetos sendo equipes e demais partes interessadas. Em gerenciamento dos recursos humanos no projeto (equipes) tratar processos e pratica de recrutamento seleção e capacitação de equipes no planejamento e a longo de toda a execução do projeto e comportamentos chave do gerente em cumprir esta função bem como técnicas de gestão de pessoas; em gerenciamento das partes interessadas, tratar de identificação e definição de estratégias de abordagem e tratamento de forma a aumentar o engajamento durante o projeto. Além de trata do gerenciamento adequado das comunicações a todos as pessoas em projetos, e como gerenciar sua eficácia.

- GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES E RISCOS EM PROJETOS

Planejamento das aquisições em projetos, seus processos e contratos mais utilizados e principais aplicações, gerenciamento do desempenho de fornecedores e métodos de seleção. Planejamento do gerenciamento de riscos; Identificação dos riscos; Análise qualitativa e quantitativa dos riscos; Planejamento de respostas a riscos; Monitoramento e controle dos riscos.

- ABORDAGENS ÁGEIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Nesta disciplina o enfoque está em apresentar um conjunto ideias, processos, técnicas e ferramentas da abordagem ágil em gerenciamento de projetos. Contextualizar o “pensamento ágil” (MindSet Ágil) e o “manifesto ágil” como elemento de potencializão de entregas de valor em projetos e como fator cultural e de sucesso a organizações ágeis. Conceituar o ciclo ágil adaptativo de projetos (iterações e incrementos) seu uso e aplicações. Apresentar as práticas mais conhecidas de mercado. Tratar sobre como trabalham as equipes ágeis e apresentar principais processos, cerimônias e artefatos de uso prático.

- TÓPICOS AVANÇADOS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Nesta disciplina o enfoque está em apresentar um conjunto de idéias, processos, técnicas e ferramentas avançadas além do já apresentado em módulos anteriores. Tópicos emergentes e tendências em gerenciamento de projetos, que visam aditivar o conhecimento, a eficácia e eficiência do gerenciamento de projetos. Que exigem um nível de maturidade organizacional em projetos que permita uso de programas e portfólios, bem como abordagens de concepção modernas de projetos de desenvolvimento de produtos e soluções em ambientes de alta mudança e complexidade.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/33JEur6

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
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