Pós EAD em Mba em administração estratégica de qualidade

Foto do curso MBA em Administração Estratégica de Qualidade

A concepção do programa busca uma dinâmica de capacitação de profissionais na gestão de processos na área de Gestão da Qualidade, implantando programas de melhorias nos setores de indústria, serviços e comércio. Ao final do curso o participante estará habilitado a aplicar ferramentas estatísticas e gerenciais da qualidade e produtividade; implementar normas de qualidade, segundo padrões nacionais e internacionais; e buscar redução de custos sem prejuízo dos padrões de qualidade. Esses conhecimentos são articulados com aqueles da área de gestão, necessários para a construção de competências próprias do gestor empreendedor, que pode atuar em todos os setores da economia. O egresso do curso pode responsabilizar-se pelo processo de planejamento, implantação, coordenação e acompanhamento dos sistemas de qualidade, tanto para obtenção de certificados da série ISO, quanto para a sedimentação da cultura da qualidade. Além disso, desenvolve, ao longo do curso, competências pessoais como dinamismo, liderança, visão estratégica, capacidade de elaboração de sínteses e capacidade de aplicação dos saberes adquiridos no curso na prática profissional. O diferencial do curso está na composição do corpo docente, composto por profissionais atuantes no mundo do trabalho, capazes de compartilhar sua experiência profissional com os alunos por meio de estudos de caso, jogos de empresa, trabalhos de campo, favorecendo o desenvolvimento da capacidade empreendedora dos alunos. A Integração entre as diferentes disciplinas por meio de atividades interdisciplinares que propiciam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e que favorecem a inserção na comunidade e o desenvolvimento da responsabilidade social. E ainda, o aproveitamento das competências adquiridas no mundo do trabalho.

 

Objetivos:

- Desenvolver e disseminar os conceitos atualizados da Gestão, através de uma visão sistêmica, integrando a Qualidade Total aos demais Sistemas de Gestão, Responsabilidade Social e Ética Empresarial. Capacitando profissionais para atuarem como Gestores da Qualidade em indústrias de transformação empresas prestadoras de serviços, públicas ou privadas, visando a uma melhoria da mão-de-obra voltada para os aspectos gerenciais em nível produtivo.

 

A quem se destina: Graduados em todas as áreas.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

 


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

 

- GESTÃO DA QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

Formar e/ou atualizar especialistas na área da qualidade para que possam desenvolver e aplicar técnicas estatísticas em suas respectivas áreas de interesse. Aprimoramento dos profissionais da área no uso de técnicas modernas de análise de dados, tendo como enfoque primordial, dar base científica e subsidiar as políticas dos programas voltados ao desenvolvimento do controle estatístico da qualidade, buscando a melhoria das funções de suporte à tomada de decisões nos mais diversos sistemas produtivos e/ou voltados à pesquisa. O empreendedorismo nas suas em diferentes perspectivas. Perfil do empreendedor. A importância da pesquisa, desenvolvimento e inovação como preocupações fundamentais do empreendedor. O empreendedorismo e a sustentabilidade como parte da qualidade total. Ferramentas para a sustentabilidade nas empresas.

 

- GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA NA EMPRESA

 

Conceitos básicos de Gestão da Qualidade e Metodologias para Melhoria da Qualidade em Operações de Manufatura e sua integração com o projeto da Gestão e Estratégia Empresarial. Apresentação e discussão dos conhecimentos relativos às atividades pertinentes a identificação e compreensão dos componentes da gestão da qualidade e o respectivo fluxo de informações sob o enfoque da gestão e utilização de ferramentas, apresentando os conceitos dos autores da área. Apresentação dos conceitos básicos sobre Administração da Qualidade e Metodologias para Melhoria da Qualidade em Operações de Serviços e sua integração com o projeto da Gestão e Estratégia Empresarial.

Apresentação e discussão dos conhecimentos relativos às atividades pertinentes a identificação e compreensão dos componentes da gestão da qualidade e o respectivo fluxo de informações sob o enfoque da gestão e utilização de métodos e ferramentas.

 

- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O BSC

 

O Dilema de Aplicação do Planejamento Estratégico nas Organizações. O Balanced Scorecard. Gerenciamento de Projetos Estratégico, Programas e Portfólio baseados no BSC. Planejamento Estratégico (PE).

 

- GESTÃO EMPREENDEDORA

 

O pensamento criativo: criatividade, inovação e diferencial competitivo; Raízes do Empreendedorismo; O Empreendedor; Plano de negócios (PN).

 

- FERRAMENTAS DA QUALIDADE E GESTÃO POR PROCESSOS

 

Ressaltar a importância da Gestão da Qualidade inclusive para o desenvolvimento da Gestão Ambiental. Reunir a filosofia dos programas 5S e BS demonstrando a importância do entendimento e da prática dessa filosofia para o desenvolvimento do Ciclo Deming que é a base para o sistema de Gestão Ambiental. Mostrar a importância da Gestão Ambiental como caminho para a vantagem competitiva da empresa. Apresentar e discutir sobre os sistemas que garantem a qualidade e a aplicabilidade das técnicas que envolvem este processo. Mostrar as vantagens da implantação de sistemas que garantam a qualidade dos processos dentro da organização e como isso contribui para a satisfação dos clientes e consumidores levando, como conseqüência, ao sucesso da organização, seu lucro e perenidade.

 

- VISÃO HUMANISTA

 

Comportamento mesoorganizacional; Equipes e conflitos nas organizações; Comportamento Microorganzacional: o indivíduo no grupo; Liderança; Motivação e delegação.

 

- FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

 

A disciplina gerenciamento de projetos tem a finalidade de introduzir os alunos nos principais modelos de projetos reconhecidamente certificados. Com isso, ela pretende apresentar, sobretudo, as nove áreas de conhecimento na Gestão de Projetos formulados pelo do Project Management Institute (PMI), a saber: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisição. As áreas de conhecimento na área de Projetos supracitadas são um parâmetro para a formulação, planejamento e execução de Projetos em várias áreas. Por isso, ela se tornou um modelo mundialmente aceito e utilizado nas grandes, médias e pequenas instituições. Assim sendo, essa disciplina deve discutir cada um dos aspectos que norteiam a construção de um Projeto, isto é, por meio dela o estudante terá acesso a todo o referencial teórico e prático que fundamentam a área de Gestão de Projetos.

 

- GESTÃO DA EMPRESA E DA QUALIDADE-CONCEITOS E FERRAMENTAS

 

O administrador gerenciando processos através do Planejamento e do Controle. Conceitos de planejamento e Controle. O planejamento e os objetivos organizacionais. Tipos de controle. O processo de decisão como ferramenta para o controle dos processos. A Decisão Eficaz. Métodos para decidir. A decisão individual e a decisão grupal. Liderança: Conceitos, escolas e abordagens Estilos de liderança: uma abordagem situacional. A Delegação como ferramenta de desenvolvimento das pessoas. Motivação. As principais teorias sobre motivação. O trabalho como fator motivacional. Mecanismos motivacionais. A relação entre motivação e liderança. Conceitos Básicos de Gestão da Qualidade e Ferramentas da Qualidade e sua integração com o projeto da Gestão e Estratégia Empresarial. Apresentação e discussão sobre os conhecimentos relativos às atividades pertinentes a identificação e compreensão dos componentes da gestão da qualidade e o respectivo fluxo de informações sob o enfoque da gestão e utilização de ferramentas da qualidade.

 

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/3lNo873


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.