Pós em MBA em Comunicação e Marketing de Serviços

A essência do marketing de serviços é o próprio serviço, uma vez que o produto intangível é fabricado no exato momento do seu consumo. Esse formato de operação exige que todos, dentro de uma organização que oferece serviços, estejam envolvidos em operações de marketing integradas e sistêmicas que colaboram decisivamente para o sucesso de um marketing de serviços sólido e eficiente. Este curso tem a finalidade de especializar profissionais gestores, com visão holística dos processos desenvolvidos pela empresa prestadora de serviços, em seus mais diferenciados graus de intangibilidade, competentes para a gestão estratégica de operações e atendimento, conquista de clientes e relacionamento, gerenciamento econômico e financeiro, gestão da qualidade, sustentabilidade e inovação em serviços.

 

Objetivos:

- Formar profissionais especializados na gestão de marketing e comunicação destinados aos negócios baseados em prestação de serviços, que necessitam de uma aplicação específica dos conceitos de marketing e uma atenção maior junto às pessoas, aos processos e ao relacionamento com clientes, uma vez que em serviços o cliente torna-se usuário e como tal precisa receber um bom atendimento e uma oferta de eficiente que atenda o que foi prometido nos processos de comunicação com o mercado.

- Transmitir os conceitos mais atualizados sobre a comunicação corporativa, favorecendo o desenvolvimento de uma visão estratégica sobre a organização e seus empreendimentos e o planejamento de processos inovadores de comunicação dirigidos aos públicos de interesse da empresa;

- Oferecer o conhecimento necessário para o desenvolvimento das atividades de gestão da comunicação corporativa;

- A partir da aplicação do conhecimento adquirido, desenvolver processos integrados de comunicação corporativa, destinados à eficácia do relacionamento com os stakeholders da organização.

 

A quem se destina: Profissionais e graduados em publicidade, marketing e propaganda, administração de empresas, empreendedores e demais profissionais de qualquer área ou setor que ocupem funções que exijam conhecimentos especializados em Marketing de Serviços

 

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Carga horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR

- MERCADOS E SEGMENTOS EM MARKETING DE SERVIÇOS

Os conceitos básicos da economia de mercado; a oferta e a demanda como fatores de variação de volume na comercialização de bens e serviços; a oferta de serviços e as diferenças entre bens tangíveis e intangíveis; o comportamento dos clientes de serviço; as estratégias para segmentação do mercado de serviços; gestão da qualidade e noções de marketing de serviços.

- COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE SERVIÇOS

Os conceitos de satisfação do consumidor no pensamento de marketing; As principais teorias que orientam a pesquisa e a classificação do comportamento do consumidor; As diferenças entre o comportamento do consumidor de serviços e de produtos; O comportamento do consumidor de serviços organizacionais; O comportamento do consumidor final de serviços; Vendas, pós-vendas e comportamento do consumidor de serviços; Comportamento do consumidor de serviços ofertados pela internet.

- MARKETING DE SERVIÇOS

O marketing tradicional: organização, estrutura e interdependência ambiental; aplicação da estrutura do marketing tradicional na área de serviços; os ambientes em marketing de serviços; a composição do composto de marketing para serviços; o marketing de serviços como atividade complexa; clientes internos, externos e posicionamento de marca.

- GESTÃO FINANCEIRA, CUSTOS E PRECIFICAÇÃO

A administração financeira como um conjunto de ações e procedimentos administrativos, envolvendo o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa, visando maximizar os resultados econômicos e financeiros decorrentes das atividades operacionais em organizações que oferecem produtos e serviços; Gestão financeira como estratégia para a seleção alternativa de financiamentos e investimentos, e criação de valor para as empresas e organizações; política de precificação para produtos e serviços.

- DIREITO DO CONSUMIDOR

Direitos Fundamentais na atualidade. Direitos e interesses transindivuais. Sociedade de consumo. Elementos da Relação Jurídica de Consumo. Princípios no Código de Defesa do Consumidor. Direitos básicos dos consumidores.

- GESTÃO DE PESSOAS E VANTAGEM COMPETITIVA

As organizações e corporações: formatos, estrutura, comportamento e cultura organizacional; Gestão de pessoas, evolução e histórico; A aplicação de conhecimentos e conceitos científicos na gestão de pessoas; Gestão de pessoas como estratégia das organizações para posicionamento em mercados competitivos; Gestão de pessoas como estratégia que agrega valor ao desempenho de funções de relacionamento e manutenção dos clientes.

- GESTÃO DE RELACIONAMENTO, QUALIDADE E VALOR EM SERVIÇOS

Classificação dos consumidores para entendimento dos processos de compra de produtos e serviços; Comportamento do consumidor de serviços; Conceituação de marketing de relacionamento, classificação e tipologia; Marketing de relacionamento nos diversos níveis organizacionais: interno, externo, para consumidores e compradores organizacionais; O marketing de relacionamento como estratégia de valor para conquista de clientes e manutenção da lealdade à marca.

- GESTÃO DE PROJETOS E OPERAÇÕES EM SERVIÇOS

Caracterização da oferta de produtos que são serviços e relações de consumo; Os formatos de distribuição na prestação de serviços; Conceituação de projetos e suas aplicações nas organizações complexas; Gestão de projetos como principal meio para introdução de mudanças, novas técnicas e processos nas organizações contemporâneas; Gestão de projetos como processo de acompanhamento, avaliação e controle no emprego de recursos na área de serviços.

- MARKETING DE FRANQUIAS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

Análise do ambiente econômico, social, tecnológico e jurídico, e identificação de oportunidade e ameaças; O franchising como oportunidade de negócios em mercados nacionais e internacionais; Aluguel de marcas e conceitos e organização de franquias como negócio; Perfil, relacionamento e qualidade como estratégias de sucesso; Marketing e Comunicação de Marketing para negócios franqueados.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/3gfLqRF

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
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