Pós EAD em Mba em esg: gestão e investimentos

Foto do curso MBA em Esg: Gestão e Investimentos

Atualmente, no mercado, há diversas formas de se investimento ESG, que em inglês é "environmental, social and governance" (ambiental, social e governança, em português), geralmente usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Cada vez mais as instituições financeiras e credores em geral estão de olho nas práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio. O profissional dessa área deverá garantir a eficácia de um conjunto de ações de responsabilidade socioambiental e éticas a serem executados pelas empresas.

No MBA em ESG, Sustentabilidade e Investimentos são apresentados os conceitos e técnicas de sustentabilidade empresarial e gestão de investimentos por meio de fatores ESG. Fatores estes que devem ser observados na tomada de decisão tanto para evitar riscos como para captar oportunidades de negócios. Os fatores ambientais que imersa no contexto sustentável é basicamente a gestão de recursos naturais, de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), eficiência energética, gestão de resíduos e efluentes, entre outros.

Os fatores sociais consideram as políticas e relações de trabalho, bem como inclusão e diversidade, engajamento da equipe, direitos humanos, liberdade e segurança. Já os fatores de governança consideram a independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência. É por meio destes fatores, somados a toda estrutura técnica de sustentabilidade e investimentos, que o curso atingirá seus objetivos.

Com isto, o MBA em ESG trará o conhecimento e profundidade necessárias para melhor compreender as questões gerais de gestão e investimentos no âmbito da sustentabilidade e a maneira pelas quais as empresas estão lidando com tais questões.

 

Objetivos:

-  Desenvolver os aspectos gerais de mudanças globais, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável;

-  Formar profissionais com competências para gerenciar e investir adequadamente recursos por meio de estratégias ESG.

- Trabalhar os conceitos, contextos e abordagens de comunicação sustentável, economia e financeiras;

- Apresentar os indicadores de sustentabilidade como poderosas ferramentas para investimentos ESG.

-  Apresentar as questões de riscos e oportunidades para as organizações; participar da gestão de projetos relacionados aos desafios financeiros para a sustentabilidade em diversas áreas;

-   Estimular a proposta da adoção de estratégias, práticas e iniciativas organizacionais, que considerem os aspectos ESG no relacionamento com instituições financeiras e o mercado de capitais.

-  Apresentar os conceitos gerais de investimentos, instituições financeiras e noções gerais em torno dos instrumentos de implementação ESG.

 

A quem se destina:  Graduados em todas as áreas.


Carga horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

-  MUDANÇAS GLOBAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Mudanças globais, interação homem e meio ambiente e as fases humanas. Sustentabilidade e as mudanças no planeta. Crescimento da economia mundial e o desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade econômica, urbana e energética.

- GOVERNANÇA CORPORATIVA

Organizações, Estratégia e Ética. Governança Corporativa, Controle, Finanças e Gestão.

- COMUNICAÇÃO E OUTRAS FERRAMENTAS PARA A SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA

Comunicação e Sustentabilidade. Comunicação, Gestão e Sustentabilidade. Princípios e Legislação da Sustentabilidade. Balanços Sociais e Relatórios de Sustentabilidade.

- MERCADOS DO AMANHÃ

Noções Iniciais, Micro e Macro Cenário. Inovação e Sustentabilidade. Agenda 2030, Responsabilidade e Supervalorização dos Mercados. Risco, Meio Ambiente. Sociedade e Mercados .

-  VALORES, INDICADORES E FERRAMENTAS DE SUSTENTABILIDADE

Introdução aos Indicadores de Sustentabilidade. Valores, Indicadores, Medição e Tipologias de Sustentabilidade. Ferramentas e Métodos de Sustentabilidade. Funções e Indicadores de Sustentabilidade.

- ECONOMIA E FINANÇAS PARA GESTORES

Evolução do Pensamento Econômico. Necessidades Humanas, Fatores Produtivos, O Problema Econômico e Demanda. Oferta, Equilíbrio de Mercado, Elasticidade e Escolha de Agentes. Economia Brasileira, Função, Evolução da Administração Financeira e Demonstrações Financeiras.

-  ECONOMIA E POLÍTICA AMBIENTAL

Conceitos Gerais de Economia Ambiental. Economia Verde e Políticas Sócio Ambientais.

-  IMPLEMENTAÇÃO, INVESTIMENTOS ESG E FINANÇAS SUSTENTÁVEIS

Introdução aos Conceitos ESG. Questões Gerais e Mecanismos Financeiros. Implementação do ESG. Questões Gerais de ESG.

- INSTRUMENTOS, IMPACTOS, PRODUTOS E INTEGRAÇÃO ESG

Aspectos Gerais de Instrumentos e Filosofia ESG. Medindo Impactos Ambientais e Sociais. Produtos Financeiros ESG. Regulamentação, Responsabilidade e Dever Fiduciário de Divulgação ESG.

-  INVESTIMENTOS ESG

ESG, SRI e Investimento de Impacto. Organizações de Investimento ESG com Impacto Direto. Visão Geral das Instituições Financeiras. Instrumentos e Índices.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.