Pós em MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas


O cenário que se apresenta no século XXI demonstra com muita clareza que profissionais engajados e qualificados representam o maior diferencial competitivo de uma empresa. Quando se pensa em gerir pessoas a associação imediata é com seleção, avaliação, desenvolvimento, liderança. Entretanto, não se pode esquecer que pessoas e empresas vivem regidas por legislação e convenções com direitos e deveres definidos e fiscalizados. Por outro lado, o ambiente de negócios altamente competitivo obriga as empresas a serem mais rígidas com as despesas e investimento e buscar alternativas que permitam administrar a folha de pagamento, as despesas com acidentes e com a saúde do trabalhador, bem como prevenir passivo trabalhista torna-se altamente estratégico. Este contexto aponta para a necessidade de os profissionais responsáveis pela administração de pessoas desenvolverem uma visão estratégica da aplicação das práticas administrativas e legais, que envolvem os colaboradores, com os mais diversos tipos de relação trabalhista. A partir desse diagnóstico, este MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Sindicais teve sua criação pautada na oferta de um curso que pretende apresentar técnicas e ferramentas que poderão otimizar o desempenho do departamento. Apresenta-se também como uma alternativa segura para formar profissionais com um olhar humanista associado a uma visão sistêmica e estratégica da organização, contribuindo para os resultados organizacionais e ampliando os horizontes de sua carreira. Como outros MBAs de Gestão, este curso está estruturado em dois núcleos: Núcleo Comum: que visa desenvolver as quatro áreas de conhecimento vitais para o negócio e imprescindíveis para o profissional do século XXI: Marketing, Pessoas, Finanças, Inovação. Núcleo Específico: que visa a oferecer um entendimento estratégico e sistematizado das práticas de gestão das questões administrativas, trabalhistas e sindicais do trabalhador nos mais diversos tipos de organização e nos mais diversos modelos de relação trabalhista. 

 

Objetivos:

- Desenvolver visão estratégica e empreendedora.

- Desenvolver a compreensão sobre estratégias de marketing e técnicas para elaboração de um Plano de Marketing.

– Ampliar conhecimentos sobre aspectos financeiros e econômicos da organização.

- Desenvolver a compreensão sobre a importância para as empresas, no atual contexto, da gestão eficiente das questões administrativas e trabalhistas.

- Propiciar o domínio dos métodos e técnicas para a implantação e gestão de programas de remuneração, benefícios, segurança, saúde física e mental do trabalhador que atendam aos anseios do colaborador, mas sejam economicamente viáveis para a empresa.

- Desenvolver o domínio e consistência conceitual, a fim de utilizar técnicas e instrumentos de gestão dos aspectos contábeis e trabalhistas da folha de pagamento.

- Desenvolver a competência de negociação, de forma a participar e conduzir negociações sindicais.

- Desenvolver a competência de análise e busca de alternativas criativas e diferenciadas para atender aos novos modelos de empresas e as novas formas de trabalho.

 

A quem se destina: Profissionais das mais diversas formações que atuem ou pretendam atuar na com a gestão das práticas administrativas, legais e trabalhistas.

 

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Carga Horária: 420h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORA

O conteúdo da disciplina dará conhecimento dos conceitos de planejamento estratégico, desde o processo de decisão ao controle, permitindo visão sistêmica e estratégica. Proporcionará ainda conhecimentos sobre inovação e ampla visão de empreendedorismo, com a prática de elaboração de um business plan.

- ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Proporcionar conhecimento dos fundamentos do marketing, visão ampla dos aspectos estratégicos e operacionais de marketing até momento atual, apresentar tendências e dar condições para a elaboração de um Plano de Marketing

- ECONOMIA E FINANÇAS

Abordar o estudo das funções financeiras e suas características, ressaltando o papel do administrador financeiro nos diversos tipos de sociedade empresarial, inclusive os atuais conceitos de governança corporativa nas sociedades anônimas.

- VISÃO HUMANISTA

Esta disciplina pretende abordar os aspectos humanos da estrutura do negócio, envolvendo liderança, motivação e relações interpessoais na equipe, contribuindo para uma visão humanística e sistêmica da organização.

- RELAÇÕES TRABALHISTAS

Os temas desta disciplina permitirão entender as questões trabalhistas com visão estratégica e orientar a aplicação do Direito Trabalhista e Previdenciário, de modo a permitir uma postura proativa do gestor, minimizando riscos trabalhistas e permitindo maior eficácia na negociação com sindicatos. O Direito Previdenciário também será abordado de modo a permitir o aluno administrar, na condição de gestor, as intercorrências dos colaboradores no que concerne às providências que devem ser tomadas em casos de acidentes, doenças, estabilidades decorrentes do período que antecede a aposentadoria, dentre outras questões relativas a doenças, acidentes de trabalho e outros assuntos que vinculam as empresas e empregados ao Instituto Nacional de Seguridade Social.

- GESTÃO DA REMUNERAÇÃO

Abordar estratégias, técnicas e ferramentas que permitam recompensar o trabalho dos profissionais com uma sólida estrutura de remuneração estratégica que garanta equidade interna e externa, que atenda aos anseios do colaborador, mas seja economicamente viável para a empresa.

- IMPACTO DA FOLHA DE PAGAMENTO NOS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS

Equilibrar as despesas, manter rentabilidade e a satisfação dos colaboradores é sempre um desafio para as organizações. Os temas abordados nesta disciplina pretendem 4 contribuir para se enfrentar este desafio, criando condições para se desenvolver alternativas que permitam administrar a folha de pagamento forma eficiente e eficaz.

- VISÃO ESTRATÉGICA DA SEGURANÇA E DAS ROTINAS TRABALHISTAS

Com uma visão sistêmica e estratégica a disciplina pretende demonstrar que a associação e utilização correta de informações contribuirá para que a administração de pessoas seja realizada com eficiência e eficácia. Orienta como ações planejadas pode contribuir para o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho impactando no clima organizacional. Propõe focar na eficiência para que novos programas, projetos e estratégias possam ser desenvolvidos. Demonstra como a utilização da tecnologia pode otimizar tempo e melhorar o desempenho da organização.

- SAÚDE OCUPACIONAL

A Disciplina visa propiciar o conhecimento sistêmico sobre os conceitos de saúde física e saúde mental, a fim de instrumentalizá-los, para atuarem de forma sistêmica, estratégica, humanizada e acolhedora, no contexto organizacional e os seus desafios do século XXI.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/37EpUCs

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
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