Pós EAD em Mba em gestão de departamento pessoal e relações trabalhistas

Foto do curso MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas

SEJA UM PROFISSIONAL ESPECIALISTA EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕES TRABALHISTAS! 

Quando se fala em gestão de pessoas a associação imediata é com seleção, avaliação, desenvolvimento e liderança. 

Entretanto, não se pode esquecer que pessoas e empresas vivem regidas por legislação e convenções com direitos e deveres definidos e fiscalizados. E o ambiente de negócios altamente competitivo obriga as empresas a serem mais rígidas com as despesas e investimento e buscar alternativas que permitam administrar a folha de pagamento, as despesas com acidentes e com a saúde do trabalhador, bem como prevenir passivo trabalhista torna-se altamente estratégico.  

Este MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Sindicais teve sua criação pautada na oferta de um curso que pretende apresentar técnicas e ferramentas que poderão otimizar o desempenho do departamento. Apresenta-se também como uma alternativa segura para formar profissionais com um olhar humanista associado a uma visão sistêmica e estratégica da organização, contribuindo para os resultados organizacionais e ampliando os horizontes de sua carreira. Como outros MBAs de Gestão, este curso está estruturado em dois núcleos: 

· Núcleo Comum: que visa desenvolver as quatro áreas de conhecimento vitais para o negócio e imprescindíveis para o profissional do século XXI: Marketing, Pessoas, Finanças, Inovação. 

· Núcleo Específico: que visa a oferecer um entendimento estratégico e sistematizado das práticas de gestão das questões administrativas, trabalhistas e sindicais do trabalhador nos mais diversos tipos de organização e nos mais diversos modelos de relação trabalhista.  

OBJETIVOS

- Desenvolver visão estratégica e empreendedora.

- Desenvolver a compreensão sobre estratégias de marketing e técnicas para elaboração de um Plano de Marketing.

– Ampliar conhecimentos sobre aspectos financeiros e econômicos da organização.

- Desenvolver a compreensão sobre a importância para as empresas, no atual contexto, da gestão eficiente das questões administrativas e trabalhistas.

- Propiciar o domínio dos métodos e técnicas para a implantação e gestão de programas de remuneração, benefícios, segurança, saúde física e mental do trabalhador que atendam aos anseios do colaborador, mas sejam economicamente viáveis para a empresa.

- Desenvolver o domínio e consistência conceitual, a fim de utilizar técnicas e instrumentos de gestão dos aspectos contábeis e trabalhistas da folha de pagamento.

- Desenvolver a competência de negociação, de forma a participar e conduzir negociações sindicais.

- Desenvolver a competência de análise e busca de alternativas criativas e diferenciadas para atender aos novos modelos de empresas e as novas formas de trabalho.

MATÉRIA

O que você irá aprender?

Confira as matérias do curso de MBA Gestão de departamento pessoal e Relações trabalhistas

- GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORA

- ESTRATÉGIAS DE MARKETING

- ECONOMIA E FINANÇAS

- VISÃO HUMANISTA

- RELAÇÕES TRABALHISTAS

- GESTÃO DA REMUNERAÇÃO

- IMPACTO DA FOLHA DE PAGAMENTO NOS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS

- VISÃO ESTRATÉGICA DA SEGURANÇA E DAS ROTINAS TRABALHISTAS

- SAÚDE OCUPACIONAL

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/37EpUCs

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?  

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.  

O MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas se destina aos seguintes profissionais:

  • Recém-formados que tenham interesse em aumentar suas chances no mercado de trabalho como especialista;
  • Profissionais de RH que buscam especialização e atualização;
  • Administradores que desejam complementar sua formação;
  • Contadores que planejam expandir seus atendimentos para o campo estratégico de RH;
  • Profissionais de direito que prestam consultoria em direito trabalhista para empresas;
  • Psicólogos ou assistentes sociais que trabalhem no departamento pessoal e tenham interesse em expandir seus conhecimentos para a área administrativa e de direito.

MERCADO DE TRABALHO

Essa função é tão fundamental e possui atribuições tão minuciosas que o mercado tem buscado a cada dia mais profissionais capacitados, antenados com as tendências e novidades e, claro, com sede de conhecimento.   

Os Profissionais de Departamento Pessoal lidam com o bem mais precioso de uma empresa: o ser humano! E, portanto, esta é uma carreira que continua sendo muito promissora, mesmo com um mercado, muitas vezes, instável!

A média salarial dos profissionais de departamento pessoal é R$ 3.446,13. O valor é retirado do Cadastro Nacional de Admissões e Demissões (CAGED) do Ministério do Trabalho, comparando-se mais de 35 mil vencimentos em todo o Brasil, no cargo de analista de departamento pessoal. 

VANTAGENS

O egresso da pós-graduação em departamento pessoal e relações trabalhistas entrará no mercado de trabalho com o diferencial da especialização numa das áreas que mais cresce e ganha importância no mercado de trabalho, além de um leque de oportunidades de atuação nas mais diversas áreas.

Levará consigo o conhecimento prático, humanístico e legal da rotina do departamento pessoal e saberá montar estratégias que permitirão às organizações trabalhar de forma otimizada.

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!  

- Provas online

- Horário flexível

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download

- Atendimento Online  

- Contato direto com a coordenação ou tutores das disciplinas 

COORDENAÇÃO

Profa. Ma. Aparecida Bucater

Graduada em Administração pelo Centro Universitário FECAP (1984) e Mestra em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Cursou MBA em Tecnologia Educacional pela Fundação Armando Alvares Penteado FAAP (2003) e Especialização em EAD - Faculdades Metropolitanas Unidas (2007) e em RH na FAAP (2003). Participou de cursos extracurriculares em Análise Transacional, Formação de Instrutores de Treinamento e diversos cursos de aperfeiçoamento nas áreas de recursos humanos, comportamental, administrativa, marketing e educação. A experiência acadêmica abrange a Coordenação de cursos de Pós-Graduação nas modalidades Presencial e Ensino a Distância. Atua também como Professora, Autora e Tutora em vários cursos de Pós-Graduação com disciplinas nas áreas administrativa e comportamental. 

Como experiência anterior coordenou os cursos tecnológicos na área de gestão da FMU (2005 a 2008) e ministrou aulas como Professor convidado em cursos de Pós-Graduação na FAAP (1999 a 2008). As experiências profissionais referem-se à Itaú Seguradora (2 anos) como Analista de RH e Editora Abril durante 10 anos quando atingiu a função de Coordenadora de RH. O desenvolvimento acadêmico e profissional permitiu nesses últimos 25 anos atuar como Consultora, instrutora e Palestrante atendendo organizações públicas e privadas, tais como: Escola Politécnica da USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - GEFIN - USP; Schneider Electric do Brasil, Essencis Soluções Ambientais, Honda Lock, Pernambucanas, Visteon, Hospital Ana Costa. 


Carga Horária: 420h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORA

O conteúdo da disciplina dará conhecimento dos conceitos de planejamento estratégico, desde o processo de decisão ao controle, permitindo visão sistêmica e estratégica. Proporcionará ainda conhecimentos sobre inovação e ampla visão de empreendedorismo, com a prática de elaboração de um business plan.

- ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Proporcionar conhecimento dos fundamentos do marketing, visão ampla dos aspectos estratégicos e operacionais de marketing até momento atual, apresentar tendências e dar condições para a elaboração de um Plano de Marketing

- ECONOMIA E FINANÇAS

Abordar o estudo das funções financeiras e suas características, ressaltando o papel do administrador financeiro nos diversos tipos de sociedade empresarial, inclusive os atuais conceitos de governança corporativa nas sociedades anônimas.

- VISÃO HUMANISTA

Esta disciplina pretende abordar os aspectos humanos da estrutura do negócio, envolvendo liderança, motivação e relações interpessoais na equipe, contribuindo para uma visão humanística e sistêmica da organização.

- RELAÇÕES TRABALHISTAS

Os temas desta disciplina permitirão entender as questões trabalhistas com visão estratégica e orientar a aplicação do Direito Trabalhista e Previdenciário, de modo a permitir uma postura proativa do gestor, minimizando riscos trabalhistas e permitindo maior eficácia na negociação com sindicatos. O Direito Previdenciário também será abordado de modo a permitir o aluno administrar, na condição de gestor, as intercorrências dos colaboradores no que concerne às providências que devem ser tomadas em casos de acidentes, doenças, estabilidades decorrentes do período que antecede a aposentadoria, dentre outras questões relativas a doenças, acidentes de trabalho e outros assuntos que vinculam as empresas e empregados ao Instituto Nacional de Seguridade Social.

- GESTÃO DA REMUNERAÇÃO

Abordar estratégias, técnicas e ferramentas que permitam recompensar o trabalho dos profissionais com uma sólida estrutura de remuneração estratégica que garanta equidade interna e externa, que atenda aos anseios do colaborador, mas seja economicamente viável para a empresa.

- IMPACTO DA FOLHA DE PAGAMENTO NOS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS

Equilibrar as despesas, manter rentabilidade e a satisfação dos colaboradores é sempre um desafio para as organizações. Os temas abordados nesta disciplina pretendem 4 contribuir para se enfrentar este desafio, criando condições para se desenvolver alternativas que permitam administrar a folha de pagamento forma eficiente e eficaz.

- VISÃO ESTRATÉGICA DA SEGURANÇA E DAS ROTINAS TRABALHISTAS

Com uma visão sistêmica e estratégica a disciplina pretende demonstrar que a associação e utilização correta de informações contribuirá para que a administração de pessoas seja realizada com eficiência e eficácia. Orienta como ações planejadas pode contribuir para o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho impactando no clima organizacional. Propõe focar na eficiência para que novos programas, projetos e estratégias possam ser desenvolvidos. Demonstra como a utilização da tecnologia pode otimizar tempo e melhorar o desempenho da organização.

- SAÚDE OCUPACIONAL

A Disciplina visa propiciar o conhecimento sistêmico sobre os conceitos de saúde física e saúde mental, a fim de instrumentalizá-los, para atuarem de forma sistêmica, estratégica, humanizada e acolhedora, no contexto organizacional e os seus desafios do século XXI.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/37EpUCs


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.