Pós EAD em Mba em gestão em saúde corporativa

Foto do curso MBA em Gestão em Saúde Corporativa

AMPLIE SUAS POSSIBILIDADES NO MERCADO DE TRABALHO! SEJA UM ESPECIALISTA EM GESTÃO DA SAÚDE CORPORATIVA!

 

Tradicionalmente, modelos e ferramentas de gestão sempre foram aplicações direcionadas mais às áreas “administrativas”, sendo deixadas, muitas vezes, em segundo plano por boa parte dos profissionais de saúde (mesmo aqueles com cargos de liderança). Entretanto, a busca cada vez maior por qualidade no atendimento trouxe, ao longo dos últimos anos, um novo entendimento sobre a relevância do fator “gestão”. Quando bem estruturada, a Gestão em Saúde Corporativa pode se tornar um diferencial indispensável para a empresa, tanto para levar mais saúde e prevenção aos seus trabalhadores, quanto para ampliar a sustentabilidade do seu negócio. Sem dúvida alguma, esse é um caminho assertivo para implementar um Serviço de Saúde, buscando melhorar seus processos, potencializar seus resultados, aumentar sua eficiência, e, finalmente, ir ao encontro do seu objetivo maior: o cuidado com as pessoas. Hoje, a eficiência organizacional (em todas as áreas corporativas) deixou de ser uma escolha de algumas empresas e de alguns nichos específicos. Ela é pré-requisito para a sustentabilidade do negócio, não mais se restringindo a uma ou outra área ou a um ou outro processo. Mais do que nunca, ela deve estar presente de maneira estruturada e coordenada, inclusive (e talvez principalmente) na área de Saúde das empresas, que investem em gestão não só para diminuir custos e aumentar a competitividade, mas para cuidar melhor de seu capital humano, atingindo resultados mais satisfatórios e proporcionando um ambiente cada vez mais saudável e seguro para seus trabalhadores. E, para isso, é necessária a formação de profissionais competentes, de lideranças com conhecimento técnico e científico, tanto no que tange ao ofício original e nobre do campo da saúde, como às modernas técnicas e boas práticas da Gestão, habilidades essas que compõe a condução de um verdadeiro caso de sucesso de um Serviço de Saúde em Empresa.

OBJETIVOS:

- Capacitar profissionais para atuar na Gestão de Serviços de Saúde Corporativos, independente do porte e atuação da empresa. Trata-se de uma abordagem capaz de desenvolver habilidades e competências que garantam ao aluno conhecimentos amplos e basilares, relacionados a planejamento, implementação, desenvolvimento, manutenção e avaliação de qualidade em serviços de saúde nas organizações, a partir das principais referências internacionais, boas práticas e, é claro, das normas e padrões estabelecidos pela legislação brasileira.

- Além disso, este curso apresentará o cenário atual da saúde do trabalhador, propondo maneiras práticas e embasadas para a resolutividade de questões/problemas do dia a dia do Gestor em Saúde, bem como sobre o papel da liderança desta área tão importante para a empresa e para a sociedade como um todo. Dentre os temas abordados estão: Gestão e Planejamento de um Serviço de SST, Gestão de Riscos e Doenças, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Planos de Saúde, Perícias Médicas, Gestão de Indicadores, e muito mais.

 

QUEM PODE CURSAR ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

Este curso visa qualificar profissionais de saúde com ensino superior, gestores de saúde em empresas, médicos, especialistas em medicina do trabalho, profissionais de segurança do trabalho, dentre outros que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos sobre o tema.

 

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho vem demandando, cada vez mais, que profissionais de saúde desenvolvam não apenas os conhecimentos técnicos inerente às suas áreas, mas que busquem uma formação ampla, sendo crescente, no meio corporativo, o apreço às competências de Gestão em Saúde. Dentro disso, o egresso desta pós-graduação será instrumentalizado com conhecimentos em administração que potencializam sua empregabilidade como uma liderança no campo da saúde, podendo atuar com a Gestão de um Serviço de Saúde em empresas, hospitais e planos de saúde. Estará apto para atuar em diversos tipos de instituições, na condução de serviços de saúde, por meio de ações pertinentes e embasadas nas melhores práticas do seu campo de atuação.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO

Com carga horária de 360 horas, a Pós-Graduação em MBA Gestão de Saúde Corporativa é composta por 8 Módulos estruturados em formato de trilhas de aprendizagem, com acesso pela plataforma online. Nela estarão as aulas dos segmentos principais e também as aulas complementares, com professores convidados, juntamente com o acesso a videoaulas, podcasts, entrevistas e estudos de casos, envolvendo mais de 20 professores destacados no mercado e na academia, em todo o Brasil. A principal fonte bibliográfica para o curso será o livro “Tratado de Gestão em Saúde do Trabalhador”, sendo também indicado artigos científicos, livros, Diretrizes, leis, normativas, etc, para o desenvolvimento das atividades complementares.

 

Credenciamento e-MEC: bit.ly/3K9g2Fm


Carga horária: 360h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR

GESTÃO ADMINISTRATIVA EM SAÚDE

Módulo introdutório ao curso, com a apresentação de histórico pertinente à temática de Saúde do Trabalhador e aos seus principais marcos. Também serão apresentados aspectos gerais e principais conceitos sobre Gestão em Saúde Corporativa, fundamentados em referencial internacional e boas práticas.

GESTÃO DE RISCOS

Conhecer, entender e saber administrar as principais doenças ocupacionais na empresa são algumas das principais tarefas de um Gestor em Saúde. Neste módulo, o Professor irá apresentar uma visão introdutória e histórica das doenças ocupacionais, bem como conceitos importantes e visões práticas sobre a matéria.

GESTÃO DAS DOENÇAS DO TRABALHO

Reconhecer os principais riscos no ambiente ocupacional é parte indissociável da condução eficiente de um serviço de SST. Ao longo deste módulo, o professor apresentará os conceitos e classificações de risco, normas regulamentadoras, controle do ambiente de risco e gerenciamento de risco, gestão de catástrofes e grandes acidentes, entre outros assuntos relacionados.

GESTÃO DE AMBULATÓRIOS E DOS RECURSOS

Neste módulo, o aluno conhecerá os principais aspectos sobre a elaboração e a execução de um ambulatório médico dentro das empresas. Para isso, faz-se necessário compreender as necessidades de um ambulatório médico, bem como entender questões como negociação com a alta diretoria, avaliação da localização geográfica da empresa, localização do ambulatório, entre outros aspectos abordados aqui.

GESTÃO DOS INDICADORES DE SAÚDE

Na área de Gestão da Saúde, a estruturação de estratégias para o serviço de saúde deve partir de uma base sólida de informações, demandando indicadores eficientes (tanto os de saúde como os da gestão do serviço) para o adequado monitoramento e correções de processos. Esse será o tema central deste Módulo 5.

GESTÃO DA INCAPACIDADE E DO RETORNO AO TRABALHO

O aluno conhecerá os principais aspectos que serão abordados ao longo das aulas do módulo de gestão da incapacidade e do retorno ao trabalho ministradas pelo professor.

GESTÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR NAS CORPORAÇÕES

A partir deste módulo, o aluno poderá entender o contexto atual do sistema de saúde no Brasil e no mundo, e compreender outros temas relacionados à saúde suplementar como a estruturação de planos de saúde corporativos e modelos de contratação; análise de sinistralidade; cultura da utilização dos planos de saúde, gestão do grupo de riscos; entre outros.

GESTÃO EM PERÍCIAS MÉDICAS NAS CORPORAÇÕES

Neste módulo, serão apresentados conceitos e fundamentos sobre a realização de uma Perícia Médica a partir da visão de um Gestor em Saúde e da sua atuação junto aos trabalhadores. Dentre os principais aspectos tratados pelo professor estão Perícias Previdenciárias, Trabalhistas e relacionadas ao Seguro.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br; 
a) Histórico escolar;
b) Diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida; 
c) Cópia da cédula de identidade; 
d) Cópia do CPF.