Pós EAD em Mba em história da arte

Foto do curso MBA em História da Arte

FAÇA SUA ESPECIALIZAÇÃO NA SÃO CAMILO E DÊ O PRIMEIRO PASSO PARA SEU FUTURO!

O curso oferece oportunidades de estudo para uma sólida formação teórica e crítica no campo das artes, especialmente as visuais, favorecendo a formação de pesquisadores, docentes e produtores culturais, mas, tratando-se de um curso de MBA, a arte também é abordada em seus aspectos de gestão e negócios envolvendo o colecionismo, mercado de artes, curadoria e organização de eventos, para que os alunos se tornem capazes de avaliar e apreciar uma obra, saber procurar obras de arte e o que comprar, além de implementar medidas de conservação, organizar exposições, promover inventários de objetos de valor artístico e negociar com arte.

- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;

- Professores de referência no mercado

- Credenciamento e-MEC

- Certificado de 420 horas.

OBJETIVOS

- Especializar profissionais para a área de pesquisa e ensino e/ou formar os futuros gestores de instituições artísticas e culturais e futuros empreendedores no mercado das artes;

- Entrelaçar diferentes abordagens para as indústrias culturais, como gestão de negócios no campo das artes visuais, empreendedorismo criativo, captação de recursos para arte e cultura, gestão de curadoria e exposições, e possibilita a aplicação de conhecimentos de artes visuais no campo do design, arquitetura e propaganda criativa.

MATÉRIAS

- ESTÉTICA E DISCURSO VISUAL

- SOCIEDADE, ARTE E CULTURA

- ARTE PRÉ-HISTÓRICA E ARTE ANTIGA

- ARTE DO RENASCIMENTO E ARTE MODERNA

- ARTE CONTEMPORÂNEA

- ARTE NO BRASIL

- HISTÓRIA DAS ARTES, TÉCNICAS E USO DE MATERIAIS

- FOTOGRAFIA, CINEMA E VÍDEO-ARTE

- CURADORIA E ORGANIZAÇÃO DE EXPOSIÇÃO

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

- AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Essa Pós-graduação se destina a:

  • Graduados em todas as áreas.

MERCADO DE TRABALHO

Além de atuar com administrador, planeja e supervisiona ações como mostras, visitações em museus, galerias, centros culturais e institutos de arte. Da mesma forma pode ocupar-se de acervos particulares ou de empresas.

Pode também atuar como professor de cursos de graduação e pós graduação dentro da área e ministrar cursos de artes.

VANTAGENS

- Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;

- Diferencial e ampliação de possibilidades no Mercado de trabalho.

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!

- Provas online

- Horário flexível

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. Me. RAUL FONSECA SILVA

Possui graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (1975), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1985), e vários cursos de extensão universitária na área de marketing e comunicação de marketing. Atualmente é professor de tempo integral da Universidade São Judas Tadeu e professor horista titular, nível 4, do Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado. Professor de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade São Judas Tadeu e EAD da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Publicitária e Comunicação de Marketing, tendo atuado como gerente de produto em grandes empresas como Bosch, Ericsson e Editora Abril e como publicitário em grandes agências, como J.W.Thompson e GFM Propeg. Tem experiência em Desenho Industrial, áreas: Desenho do Produto e Comunicação Visual. Participa de Projetos de Extensão Universitária pela USJT, atendendo pequenas e médias empresas em projetos de Planos de Negócio, Gestão da Comunicação de Marketing e Projetos Comunitários de Promoção da Cidadania e Inclusão Social. Foi coautor do projeto pedagógico para transformação das Faculdades Integradas Alcântara Machado em Centro Universitário, participando de equipe liderada pelo professor Dr. José Marques de Melo. Foi Chefe de Departamento da Universidade São Judas Tadeu, durante 4 anos, e Chefe de Departamento e Coordenador do Curso de Comunicação Social das FIAM FAAM, durante 28 anos.


Carga horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- ESTÉTICA E DISCURSO VISUAL

Estética como disciplina filosófica; A estética clássica; A estética moderna; A estética depois de Baumgarten (a partir do século XVIII); A universalidade do sentimento estético; O distanciamento estético para contemplação da obra artística; Os elementos estéticos da obra de arte; Estética, arte e gêneros artísticos; A questão dos gêneros na classificação da arte; Os gêneros da arte como expressões do espírito humano; Arquitetura; Arquitetura no Brasil; Pintura e trabalho pictórico; Tempera de Fra Angélico; Escultura; Teatro; Teatro grego; Teatro romano; Teatro na Idade Média; Estética do teatro moderno; Estética no contexto da produção industrial; Industrial design e concepção estética na indústria; A estética dos produtos da cultura de massa e a estetização da vida; A tipografia como elemento estético.

- SOCIEDADE, ARTE E CULTURA

A sociologia e seu objeto de estudos; Émile Durkheim; Max Weber; Karl Marx; Consolidação da sociologia como ciência social; As artes na sociedade; O conceito de sociologia da arte; Sociologia da arte e suas correlações com outros campos da sociologia; Considerações sobre teoria sociológica da percepção artística; O processo criativo nas artes populares; O conceito de criatividade nas artes eruditas; A interação entre a realidade, a obra de arte e a sociedade; O público de massa e a presença da arte na comunicação de massa; Produção artística e os públicos consumidores da arte.

- ARTE PRÉ-HISTÓRICA E ARTE ANTIGA

Conceito da era pré-histórica; Arte pré-histórica e arte antiga; Arqueologia: métodos, técnicas e pesquisas; As sociedades primitivas; As primeiras manifestações artísticas do homem: arte pré-histórica; As sociedades da era pós-escrita; A arte da Babilônia e do Egito; Babilônia; Egito; A arte da Grécia; A Grécia; História da arte grega; A arte de Roma; O período medieval e suas características; Arte bizantina; A Igreja de Santa Sofia; Arte românica e arte gótica; Arte românica; Arte gótica; A arte como propaganda e difusão do cristianismo europeu.

- ARTE DO RENASCIMENTO E ARTE MODERNA

O Renascimento como transposição do período feudal; Renascimento: descoberta do mundo e do homem; O Renascimento, a cultura e a ciência; Renascimento e particularidades da arte renascentista; Pintores renascentistas; Literatura, escultura e arquitetura renascentistas; Escultura renascentista; Arquitetura renascentista; Considerações sobre o maneirismo; Considerações sobre o maneirismo; O barroco; Estilos e tipos de arte barroca; Rococó; Arte neoclássica; O romantismo; Impacto do romantismo; O realismo; Arte moderna: a passagem do século XIX para século XX.

- ARTE CONTEMPORÂNEA

Arte moderna X arte contemporânea: Parte I; Arte moderna X arte contemporânea: Parte II; Principais proposições encontradas na arte contemporânea; Arte conceitual; Arte contemporânea e as novas linguagens: Parte I; Estética relacional; Instalação; Performance; Body art Happening; Arte contemporânea e as novas linguagens: Parte II; Videoarte; Objet trouvé; Arte eletrônica; Land art; Walter De Maria; Site-specific; Intervenção; Arte abjeta.

- ARTE NO BRASIL

Arte rupestre e pré-colonial brasileira; Introdução; Arte rupestre e pré-colonial brasileira (um relato histórico do tempo e da cultura do homem primitivo); Cerâmicas plumagens e pinturas corporais: o misterioso mundo pré-cabralino; Os muiraquitãs e a literatura modernista brasileira; Os vasos antropomorfos e zoomorfos marajoaras; Arte plumária e pinturas corporais; Arte plumária; Manifestações de arte rupestre no Brasil; Literatura informativa, quinhentismo brasileiro, a arte brasileira no período colonial, neoclassicismo, romantismo e realismo na arte brasileira; A literatura informativa e o quinhentismo brasileiro; A arte brasileira no período colonial: influência do barroco e do rococó; Barroco e rococó; O barroco baiano e o barroco mineiro; O Brasil dos viajantes; Neoclassicismo, romantismo e realismo na arte brasileira (o engajamento político da arte no Brasil); O fotógrafo e os negros de ganho; Pré-modernismo e do modernismo à modernidade; Do pré-modernismo ao modernismo. A charge, a fotografia e o cinema como novos conceitos de arte; Manifesto da poesia pau-brasil; O modernismo brasileiro e a redescoberta artística do Brasil; A Semana de Arte Moderna de 1922; A semana de 1922 e o manifesto de poesia pau-brasil; E depois de um manifesto, outro... Manifesto antropófago Revista de Antropofagia; Revista Antropofágica – segunda dentição (separação dos Andrades); Do modernismo à modernidade (as vanguardas nas artes plásticas da segunda metade do século XX no país); Os pioneiros da arte moderna no Brasil e a revolução de 1930 e a redefinição da brasilidade na arte; Os pioneiros da arte moderna no Brasil; Anita Malfatti (1889-1964); Tarsila do Amaral (1886-1973); Lasar Segall (1891-1957); Di Cavalcanti (1897-1976); Flávio de Carvalho (1899-1973); A revolução de 1930 e a redefinição da brasilidade na arte: vanguardas artísticas, formalismo e novas linguagens; Concretismo e neoconcretismo.

- HISTÓRIA DAS ARTES, TÉCNICAS E USO DE MATERIAIS

Tecnologia e ciência no estudo da produção artística; A arte como forma de comunicar as descobertas científicas; Características e importância da documentação escrita; O conteúdo e fragilidade do documento escrito; Conceito de história da arte técnica; Aspectos estruturais importantes da história da arte técnica; Arqueologia e história da arte técnica; Arqueometria e história da arte técnica; Materiais expressivos, meios, suportes e técnicas; Considerações sobre materiais e técnicas nas artes visuais; O desenho como mediação para todas as expressões artísticas; Arqueologia e história da arte técnica dos suportes; Características dos suportes utilizados nas artes visuais; A rocha; Parede (muro); Papiro; Papel; Papel reciclado; Madeira; Tecido; Metal; Vidro; Arqueologia e história da arte técnica da Pré-História; Arte rupestre: materiais expressivos, meios, suportes e técnicas; História da arte técnica egípcia; Arqueologia da arte egípcia; Primeiro Império Egípcio: Período Clássico; Segundo Império Egípcio: Médio Império; Terceiro Império Egípcio: Novo Império; História da arte técnica grega; Arqueologia da história da arte grega; Período Geométrico; Período Arcaico; Período Clássico; Período Helenístico; História da arte técnica romana; Arqueologia da arte romana; História da arte técnica do Renascimento; Arqueologia da arte da Renascença; História da arte técnica da pintura; Pequena arqueologia da escultura.

- FOTOGRAFIA, CINEMA E VÍDEO-ARTE

A Influência do Marketing na vida pessoal. Marketing pessoal: o candidato como produto. Identificação das limitações, qualidades e potencialidades. Apresentando-se e comunicando-se corretamente em situações críticas. Hábitos que levam ao sucesso. Montagem de um plano de Marketing procurando atender aos objetivos pessoais do candidato. Análise das características da mídia tradicional. A evolução do marketing em redes sociais. Fundamentos de relacionamento social no marketing. Redes sociais e a comercialização de produtos. E-commerce, publicidade online e acesso a redes privadas. Fundamentos de privacidade e a comercialização de dados pessoais. Inserção da propaganda política nas mídias tradicionais. Marketing político e mídias alternativas. Marketing Político nas Redes Sociais.

- CURADORIA E ORGANIZAÇÃO DE EXPOSIÇÃO

O conceito de patrimônio histórico e preservação; As atividades da curadoria e preservação de patrimônios; Arquivística (ou arquivologia); Conservação do patrimônio histórico cultural; Conservação arqueológica; Conservação arquitetônica; Conservação de arte; Museologia; Preservação de filmes; Preservação de registro fonográfico; Preservação digital; Restauração, preservação, conservação e memória; Origens e histórico da restauração e conservação; Gabinetes de curiosidade, embriões dos museus modernos; Museus, museologia e museografia; Museologia, curadoria e gestão do patrimônio do museu; As responsabilidades do curador de museus; Museologia e organização de coleções; Mercado de arte, públicos, organizações e agentes; Formação histórica do mercado de artes; Mercado contemporâneo de arte; Controle e gestão de coleções e exposições.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/39OEiKN


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.