Pós em MBA em História da Arte


O curso de MBA em História da Arte foi criado para oferecer uma visão aprofundada em uma área rica e dinâmica, combinando a investigação rigorosa de formas de arte e o diagnóstico crítico de suas conexões com a cultura, política e sociedade. A pós-graduação oferecida nesse campo treina um nível elevado em olhar, pensar e pesquisar a arte em suas abordagens históricas fundamentais, e permite que o aluno compreenda a evolução da arte na linha do tempo, com foco na pintura, escultura, arquitetura, arte impressa, fotografia, arte digital e uso de novas tecnologias, sem deixar de lado as demais formas de artes visuais como o cinema e o teatro. A partir dessa perspectiva, as disciplinas da grade curricular abordam a arte através da sua classificação por posição no tempo em: arte pré-histórica e arte antiga, arte medieval, arte moderna e contemporânea. O curso oferece oportunidades de estudo para uma sólida formação teórica e crítica no campo das artes, especialmente as visuais, favorecendo a formação de pesquisadores, docentes e produtores culturais, mas, tratando-se de um curso de MBA, a arte também é abordada em seus aspectos de gestão e negócios envolvendo o colecionismo, mercado de artes, curadoria e organização de eventos, para que os alunos se tornem capazes de avaliar e apreciar uma obra, saber procurar obras de arte e o que comprar, além de implementar medidas de conservação, organizar exposições, promover inventários de objetos de valor artístico e negociar com arte.

 

Objetivos:

- Especializar profissionais para a área de pesquisa e ensino e/ou formar os futuros gestores de instituições artísticas e culturais e futuros empreendedores no mercado das artes;

- Entrelaçar diferentes abordagens para as indústrias culturais, como gestão de negócios no campo das artes visuais, empreendedorismo criativo, captação de recursos para arte e cultura, gestão de curadoria e exposições, e possibilita a aplicação de conhecimentos de artes visuais no campo do design, arquitetura e propaganda criativa.

 

A quem se destina: Educadores, designers, arquitetos, cineastas, produtores culturais, publicitários e demais profissionais da área de comunicação, profissionais de artes visuais e demais profissionais graduados que encontrarão no curso uma experiência gratificante e uma excelente porta de entrada para trabalhar no setor de arte ou realizar um estudo mais aprofundado das diversas manifestações artísticas.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

 

Carga horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- ESTÉTICA E DISCURSO VISUAL

Estética como disciplina filosófica; A estética clássica; A estética moderna; A estética depois de Baumgarten (a partir do século XVIII); A universalidade do sentimento estético; O distanciamento estético para contemplação da obra artística; Os elementos estéticos da obra de arte; Estética, arte e gêneros artísticos; A questão dos gêneros na classificação da arte; Os gêneros da arte como expressões do espírito humano; Arquitetura; Arquitetura no Brasil; Pintura e trabalho pictórico; Tempera de Fra Angélico; Escultura; Teatro; Teatro grego; Teatro romano; Teatro na Idade Média; Estética do teatro moderno; Estética no contexto da produção industrial; Industrial design e concepção estética na indústria; A estética dos produtos da cultura de massa e a estetização da vida; A tipografia como elemento estético.

- SOCIEDADE, ARTE E CULTURA

A sociologia e seu objeto de estudos; Émile Durkheim; Max Weber; Karl Marx; Consolidação da sociologia como ciência social; As artes na sociedade; O conceito de sociologia da arte; Sociologia da arte e suas correlações com outros campos da sociologia; Considerações sobre teoria sociológica da percepção artística; O processo criativo nas artes populares; O conceito de criatividade nas artes eruditas; A interação entre a realidade, a obra de arte e a sociedade; O público de massa e a presença da arte na comunicação de massa; Produção artística e os públicos consumidores da arte.

 - ARTE PRÉ-HISTÓRICA E ARTE ANTIGA

Conceito da era pré-histórica; Arte pré-histórica e arte antiga; Arqueologia: métodos, técnicas e pesquisas; As sociedades primitivas; As primeiras manifestações artísticas do homem: arte pré-histórica; As sociedades da era pós-escrita; A arte da Babilônia e do Egito; Babilônia; Egito; A arte da Grécia; A Grécia; História da arte grega; A arte de Roma; O período medieval e suas características; Arte bizantina; A Igreja de Santa Sofia; Arte românica e arte gótica; Arte românica; Arte gótica; A arte como propaganda e difusão do cristianismo europeu.

- ARTE DO RENASCIMENTO E ARTE MODERNA

O Renascimento como transposição do período feudal; Renascimento: descoberta do mundo e do homem; O Renascimento, a cultura e a ciência; Renascimento e particularidades da arte renascentista; Pintores renascentistas; Literatura, escultura e arquitetura renascentistas; Escultura renascentista; Arquitetura renascentista; Considerações sobre o maneirismo; Considerações sobre o maneirismo; O barroco; Estilos e tipos de arte barroca; Rococó; Arte neoclássica; O romantismo; Impacto do romantismo; O realismo; Arte moderna: a passagem do século XIX para século XX.

- ARTE CONTEMPORÂNEA

Arte moderna X arte contemporânea: Parte I; Arte moderna X arte contemporânea: Parte II; Principais proposições encontradas na arte contemporânea; Arte conceitual; Arte contemporânea e as novas linguagens: Parte I; Estética relacional; Instalação; Performance; Body art Happening; Arte contemporânea e as novas linguagens: Parte II; Videoarte; Objet trouvé; Arte eletrônica; Land art; Walter De Maria; Site-specific; Intervenção; Arte abjeta.

- ARTE NO BRASIL

Arte rupestre e pré-colonial brasileira; Introdução; Arte rupestre e pré-colonial brasileira (um relato histórico do tempo e da cultura do homem primitivo); Cerâmicas plumagens e pinturas corporais: o misterioso mundo pré-cabralino; Os muiraquitãs e a literatura modernista brasileira; Os vasos antropomorfos e zoomorfos marajoaras; Arte plumária e pinturas corporais; Arte plumária; Manifestações de arte rupestre no Brasil; Literatura informativa, quinhentismo brasileiro, a arte brasileira no período colonial, neoclassicismo, romantismo e realismo na arte brasileira; A literatura informativa e o quinhentismo brasileiro; A arte brasileira no período colonial: influência do barroco e do rococó; Barroco e rococó; O barroco baiano e o barroco mineiro; O Brasil dos viajantes; Neoclassicismo, romantismo e realismo na arte brasileira (o engajamento político da arte no Brasil); O fotógrafo e os negros de ganho; Pré-modernismo e do modernismo à modernidade; Do pré-modernismo ao modernismo. A charge, a fotografia e o cinema como novos conceitos de arte; Manifesto da poesia pau-brasil; O modernismo brasileiro e a redescoberta artística do Brasil; A Semana de Arte Moderna de 1922; A semana de 1922 e o manifesto de poesia pau-brasil; E depois de um manifesto, outro... Manifesto antropófago Revista de Antropofagia; Revista Antropofágica – segunda dentição (separação dos Andrades); Do modernismo à modernidade (as vanguardas nas artes plásticas da segunda metade do século XX no país); Os pioneiros da arte moderna no Brasil e a revolução de 1930 e a redefinição da brasilidade na arte; Os pioneiros da arte moderna no Brasil; Anita Malfatti (1889-1964); Tarsila do Amaral (1886-1973); Lasar Segall (1891-1957); Di Cavalcanti (1897-1976); Flávio de Carvalho (1899-1973); A revolução de 1930 e a redefinição da brasilidade na arte: vanguardas artísticas, formalismo e novas linguagens; Concretismo e neoconcretismo.

- HISTÓRIA DAS ARTES, TÉCNICAS E USO DE MATERIAIS

Tecnologia e ciência no estudo da produção artística; A arte como forma de comunicar as descobertas científicas; Características e importância da documentação escrita; O conteúdo e fragilidade do documento escrito; Conceito de história da arte técnica; Aspectos estruturais importantes da história da arte técnica; Arqueologia e história da arte técnica; Arqueometria e história da arte técnica; Materiais expressivos, meios, suportes e técnicas; Considerações sobre materiais e técnicas nas artes visuais; O desenho como mediação para todas as expressões artísticas; Arqueologia e história da arte técnica dos suportes; Características dos suportes utilizados nas artes visuais; A rocha; Parede (muro); Papiro; Papel; Papel reciclado; Madeira; Tecido; Metal; Vidro; Arqueologia e história da arte técnica da Pré-História; Arte rupestre: materiais expressivos, meios, suportes e técnicas; História da arte técnica egípcia; Arqueologia da arte egípcia; Primeiro Império Egípcio: Período Clássico; Segundo Império Egípcio: Médio Império; Terceiro Império Egípcio: Novo Império; História da arte técnica grega; Arqueologia da história da arte grega; Período Geométrico; Período Arcaico; Período Clássico; Período Helenístico; História da arte técnica romana; Arqueologia da arte romana; História da arte técnica do Renascimento; Arqueologia da arte da Renascença; História da arte técnica da pintura; Pequena arqueologia da escultura.

- FOTOGRAFIA, CINEMA E VÍDEO-ARTE

A Influência do Marketing na vida pessoal. Marketing pessoal: o candidato como produto. Identificação das limitações, qualidades e potencialidades. Apresentando-se e comunicando-se corretamente em situações críticas. Hábitos que levam ao sucesso. Montagem de um plano de Marketing procurando atender aos objetivos pessoais do candidato. Análise das características da mídia tradicional. A evolução do marketing em redes sociais. Fundamentos de relacionamento social no marketing. Redes sociais e a comercialização de produtos. E-commerce, publicidade online e acesso a redes privadas. Fundamentos de privacidade e a comercialização de dados pessoais. Inserção da propaganda política nas mídias tradicionais. Marketing político e mídias alternativas. Marketing Político nas Redes Sociais.

- CURADORIA E ORGANIZAÇÃO DE EXPOSIÇÃO

O conceito de patrimônio histórico e preservação; As atividades da curadoria e preservação de patrimônios; Arquivística (ou arquivologia); Conservação do patrimônio histórico cultural; Conservação arqueológica; Conservação arquitetônica; Conservação de arte; Museologia; Preservação de filmes; Preservação de registro fonográfico; Preservação digital; Restauração, preservação, conservação e memória; Origens e histórico da restauração e conservação; Gabinetes de curiosidade, embriões dos museus modernos; Museus, museologia e museografia; Museologia, curadoria e gestão do patrimônio do museu; As responsabilidades do curador de museus; Museologia e organização de coleções; Mercado de arte, públicos, organizações e agentes; Formação histórica do mercado de artes; Mercado contemporâneo de arte; Controle e gestão de coleções e exposições.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/39OEiKN

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.