Pós EAD em Mba em marketing farmacêutico

Foto do curso MBA em Marketing Farmacêutico

O marketing farmacêutico é a estratégia necessária para que as drogarias e farmácias consigam se comunicar cada vez melhor com seu público que se torna cada vez mais exigente.

A presença on-line se tornou quase obrigatória a todos os pontos-de-venda e ter um e-commerce (loja on-line) e atuar nas redes sociais não é mais o suficiente como atuação on-line. A comunicação diferenciada, seguindo as ferramentas do marketing farmacêutico podem ser o diferencial para se destacar entre os concorrentes e conseguir aumentar o ticket médio das vendas.

As ferramentas do marketing farmacêutico podem contemplar ações desde a análise e a escolha de um público-alvo até a comunicação e o ticket médio de cada cliente. Buscar resposta correta a diferentes conjunturas de mercado, com dados precisos e ser rápido ao responder as mudanças ainda é um privilégio concedido àqueles que conseguem antever as oportunidades e aos problemas. Os profissionais que avaliam constantemente as oportunidades e ameaças que a organização enfrenta têm mais chances de maximizar as vendas e receitas da empresa. Este é o profissional que este programa de pós-graduação busca fornecer ao mercado.

OBJETIVOS

Formar profissionais com competências para gerenciar e executar as atividades de marketing de organizações do setor farmacêutico.

Para atender a este objetivo, são definidos os seguintes Objetivos Específicos:

  • Apresentar os conceitos de marketing farmacêutico, composto de marketing, ferramentas de atuação, planejamento estratégico de marketing, marketing digital.
  • Desenvolver competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam a elaboração de um plano estratégico de marketing farmacêutico.
  • Estimular a troca de experiência entre os participantes, bem como a realização conjunta de estudos de casos de  marketing farmacêutico.
  • Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial de executivos que atuam em vários segmentos deste setor específico, integrando tecnologias e práticas de gestão de marketing farmacêutico.
  • Identificar e compreender as fases do processo de gestão de marketing, bem assim a legislação específica de regulação da atividade.

MATÉRIAS

O que você vai aprender?

  • MARKETING ESTRATÉGICO
  • Comportamento do consumidor
  • MERCHANDISING, PROMOÇÃO DE VENDAS E FINANÇAS APLICADAS AO MARKETING
  • GESTÃO DE PROJETOS E EMPREENDEDORISMO
  • FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA
  • FARMACOVIGILÂNCIA E FARMACOEPIDEMIOLOGIA
  • RELAÇÕES COM IMPRENSA E MÍDIA TRAINING
  • PESQUISA CLÍNICA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS LABORATORIAIS
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E NEGOCIAÇÃO COMPETITIVA
  • GERÊNCIA DE MARCAS E PRODUTOS

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

Profissionais portadores de diplomas de graduação emitidos por entidades reconhecidas pelo MEC, que atuem ou tenham interesse em atuar na Gestão de Marketing Farmacêutico.

Profissionais graduados em farmácia ou em marketing são candidatos naturais a está pós-graduação.

MERCADO DE TRABALHO

A carreira farmacêutica especializada em gestão de marketing, apesar de relativamente nova, é muito valorizada pelo mercado de trabalho e vem se tornando cada vez mais complexa devido ao acirramento da concorrência entre as empresas do setor farmacêutico.  O farmacêutico que segue a carreira de Gestão em Marketing se diferencia da maioria dos profissionais que atuam nessa área por possuir conhecimento específico na área de medicamentos.

COORDENAÇÃO

Prof.Me. Kleber Ramos

Profissional com 22 anos de experiência nas áreas de engenharia de automação (CREA 141415993-5), suporte a vendas e pós-vendas, e mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de projetos de engenharia, internos e externos, de âmbito nacional e internacional. Gestão de Projetos internos e orientados a clientes, projetos tradicionais e ágeis, especialmente nas áreas de conhecimento, escopo, tempo e custo, e gerenciamento das partes interessadas, em empresas multinacionais com estrutura matricial, com equipes locais e virtuais, de curto e longo prazo de ciclo de vida de projeto. Profissional com mais de 8 anos de experiência como instrutor, professor, docente e coordenador em cursos de extensão e pós-graduação em gerenciamento de projetos e administração, cursos preparatórios para certificações em gerenciamento de projetos e cursos livres e profissionalizantes nas modalidades presencial e a distância (on-line ao vivo e modelos gravados). Experiência com treinamentos internos e em clientes em gestão empresarial, equipamentos de engenharia, apresentações em seminários técnicos, workshops e palestras.Profissional com mais de 5 anos de experiência em design instrucional, desenvolvimento de conteúdos para cursos de graduação e pós-graduação em modalidades de ensino a distância por meio de: construção de trilhas de aprendizagem, construção de e-books, construção de avaliações, fóruns e chats de relacionamento, construção de ementas, construção de Plano pedagógico, além de gravação e suporte a tecnologia da informação nos requisitos e desenvolvimento.Conhecimentos técnicos: Sistemas elétricos, eletrotécnica, redes industriais, sistemas de controle de máquinas, motores elétricos, soft-starter, inversores de frequência, atuadores eletromecânicos, turbinas a vapor, robótica, acoplamentos, eixos de transmissão industriais, redutores de velocidade industriais, bombas de engrenagem, turbo compressores, transmissão e engates ferroviários, além de energias renováveis e sustentabilidade.Conhecimentos de gestão: gestão estratégica com base nos preceitos da Balanced Scorecard Institute e OKR. Domínio em gestão de projetos com base no PMBOK-PMI e demais guias práticos do PMI, Modelo Híbrido FLEKS, Prince 2 e IOPM4. Conhecimento e aplicação de abordagens ágeis de desenvolvimento de produtos com base no Lean e frameworks tais como: SCRUM, XP, FDD, Agile Process Method, SAFE, Nexus. Especialista em Agilidade organizacional com base no Disciplined Agile, Business Agile Consortium e Agile Aliansce. Conhecimento aplicado da ISO 9001, ISO 27500, Abordagens Kaizen, DMAIC e Six Sigma Yellow Belt, BPM -Business Process Model and Notation. Associado, ex voluntário e ex Diretor de programas do PMI Project Management Institute, capítulo São Paulo, e ex voluntário do IPMA Brasil International Project Management Association, ex voluntário do FLEKS Alliance, gerenciando programa de projetos técnicos e sociais de fomento das boas práticas em gestão de projetos a nível global e atuação local.

Credenciamento MEC: clique aqui


Carga horária: 360 horas

Duração: Aproximadamente 12 meses

100% online, sem encontro presencial.

MATRIZ CURRICULAR:

-COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Aspectos científicos e noção de ser humano. Classificação e tipologia do consumidor. Etapas de compra e pós-compra.

-MERCHANDISING, PROMOÇÃO DE VENDAS E FINANÇAS APLICADAS AO MARKETING

Promoção de vendas e merchandising no contexto do marketing. Atividades de promoção de vendas e merchandising. Finanças aplicadas ao marketing.

-GESTÃO DE PROJETOS E EMPREENDEDORISMO

Projeto, definição e conceituação teórica. Gestão de projetos. Empreendedorismo e oportunidades empreendedoras.

-FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Histórico da farmácia clínica. Introdução a atenção farmacêutica. Princípios de semiologia.

-FARMACOVIGILÂNCIA E FARMACOEPIDEMIOLOGIA

Histórico da disponibilidade dos medicamentos. Desenvolvimento da farmacovigilância no brasil. Farmacoepidemiologia

-RELAÇÕES COM IMPRENSA E MÍDIA TRAINING

Princípios e ações de assessoria de imprensa. Fontes de informação e comunicação estratégica. Diálogo com a imprensa: modelos e processos.

-PESQUISA CLÍNICA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS LABORATORIAIS

Princípios de pesquisa. Principais tipos de estudos clínicos secundários. Função hepática. Função hepática. Função renal.

-INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E NEGOCIAÇÃO COMPETITIVA

Inteligência emocional. Negociação – noções iniciais. Negociação – aplicação.

-GERÊNCIA DE MARCAS E PRODUTOS

Conceitos iniciais da segurança de TI. Gestão de recursos como estratégia da organização industrial. Estratégias de marketing para as organizações industriais.

-AVALIAÇÃO FINAL

Credenciamento do e-Mec:


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF.