Pós em MBA em Sustentabilidade Empresarial


O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir do entendimento que era fundamental repensar o modelo de desenvolvimento que produzia degradação ambiental, exclusão social e distribuição de renda desigual. O novo paradigma de desenvolvimento ressalta a importância da interdependência das dimensões econômica, social e ambiental e a necessidade de se adotar uma visão de longo prazo, não imediatista. Esse novo paradigma considera também o fortalecimento cada vez maior de novos atores sociais na construção de políticas nacionais e internacionais compartilhando responsabilidades no processo de mudança para uma sociedade sustentável. Desenvolvimento Sustentável é hoje um dos temas mais contemporâneos e abrangentes. Para ser aplicado pelas sociedades que buscam melhorar a qualidade de vida e bem estar no planeta além de diminuir as desigualdades e distorções do modelo tradicional de desenvolvimento, deve ser profundamente debatido para compreender suas interfaces e inter-relações. É um tema estratégico para as organizações e empresas que querem se diferenciar nos mercados e reforçar sua imagem e reputação. A sustentabilidade é um valor social em ascensão, produtos e serviços sustentáveis, com cerificação neste aspecto encontram demanda, valorização e aceitação crescente. As organizações não podem mais se demonstrar alheias aos fenômenos climáticos e à degradação ambiental, sob pena de se ver abandonadas por clientes e stakeholders. Cada vez mais o parâmetro da sustentabilidade irá influenciar as atividades humanas e organizacionais. A demanda crescente por profissionais formados com visão sistêmica, multidisciplinar, estratégica e com capacidade de promover mudanças em suas organizações no sentido de ampliar a eficiência e competitividade das mesmas, impõe a necessidade de formação complementar que permitam que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e apliquem na vida profissional práticas inovadoras e sustentáveis que respondam aos desafios contemporâneos de restrições e catástrofes ambientais. Para que o conceito de sustentabilidade seja plenamente compreendido e se transforme em uma ferramenta prática de gestão, os cursos de especialização se tornam extremamente importantes. Os profissionais com formação em sustentabilidade estarão mais preparados para enfrentar as mudanças globais, antecipar riscos e identificar novas oportunidades de negócios.

 

Objetivos:

- Aprimorar conhecimentos teóricos e práticos relacionados à responsabilidade social corporativa e sustentabilidade organizacional;

- Ampliar as competências gerais no sentido de o profissional tornar-se capaz de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de Sustentabilidade, utilizando-as dentro da estratégia organizacional;

- Habilidade de internalização da sustentabilidade nas diretrizes, estratégias e práticas das organizações, harmonizando a estratégia de negócio à estratégia de desenvolvimento sustentável;

- Compreender a utilidade, as possibilidades e limitações das principias ferramentas para a gestão responsável e sustentável dos negócios em uso na atualidade;

- Analisar e propor soluções para casos de sucesso organizacionais de gestão da sustentabilidade no ambiente brasileiro e internacional.

 

A quem se destina: Profissionais de todas as áreas, que desejam adquirir conhecimentos sobre sustentabilidade e responsabilidade social a fim de complementar sua formação para atender os requisitos do mercado de trabalho. O curso é indicado para gestores, públicos e privados, que desejam desenvolver uma visão estratégica capaz de propor e articular políticas e práticas sustentáveis para suas organizações.

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga Horária: 420h.
Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- MUDANÇAS GLOBAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Concepções de desenvolvimento sustentável, evolução do conceito no contexto global, temas globais e sustentabilidade, governança global da sustentabilidade e acordos internacionais.

- VALORES, INDICADORES E FERRAMENTAS DE SUSTENTABILIDADE

Valores da Sustentabilidade, Ativos tangíveis e intangíveis, indicadores de sustentabilidade, ferramentas de sustentabilidade.

- MERCADOS DO AMANHÃ

Características dos Mercados do Amanhã. Economia Verde. Novos Padrões de Produção e Consumo. Inovação para a Sustentabilidade. Mercados Inclusivos. Negócios com a Base da Pirâmide. Cenários e Tendências.

- SUSTENTABILIDADE E SOCIEDADE

Papel dos atores sociais na implementação do desenvolvimento sustentável. Sociedade do consumo e seus impactos. Políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Democracia e Controle Social.

- RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Introdução à Responsabilidade Social Corporativa. Partes Interessadas/Stakeholders. Ações Sociais. Função social das empresas. Direitos Humanos. Diversidade. Gênero.Inserção da Sustentabilidade e Responsabilidade Social na estratégia de negócio.

- COMUNICAÇÃO E OUTRAS FERRAMENTAS PARA A SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA

Ferramentas para facilitar e acelerar a implantação do desenvolvimento sustentável. O papel da comunicação e marketing para a sustentabilidade. Relatórios de Sustentabilidade. Práticas de ecoeficiência e produção mais impa, certificações, normas, entre outros.

- GOVERNANÇA CORPORATIVA

Introdução à Governança Corporativa. Código de Conduta. Práticas anti-corrupção. Melhores Práticas. Políticas empresariais. Gestão de Risco.

- GESTÃO DE PESSOAS PARA A SUSTENTABILIDADE

Gestão de Pessoas. Valores. Práticas trabalhistas. Gestão de Talentos. Incentivos a ações sociais. Educação para a Sustentabilidade. Organizações Sustentáveis. Emprego Verde.

- ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO E SUSTENTABILIDADE

Conceito de Estado moderno capitalista; Relação Estado e Economia: liberalismo, estado keynesiano e neoliberalismo; A inserção das finanças públicas na Teoria Econômica ; Formulação e Implementação de Política Estatais; Reforma do Estado; Formas de Privatização; Políticas públicas de desenvolvimento; Estado brasileiro.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/2K2o4Tq

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE