Pós EAD em Microbiologia

Foto do curso Microbiologia

VEM SER UM ESPECIALISTA COM A PÓS EAD EM MICROBIOLOGIA!

A Microbiologia é uma ciência aplicada de grande importância. Podemos destacar a sua participação em diversos processos industriais como: produção de alimentos, controle de pragas, controle de qualidade de alimentos, produção de antibióticos, hormônios, enzimas, despoluição, entre outras aplicações. 

 O Centro Universitário São Camilo oferece um curso de Pós-Graduação em Microbiologia modernizado, com professores altamente capacitados para atender os alunos e colocá-los no mercado de trabalho com grande diferencial.

OBJETIVOS:

Nossas aulas têm como objetivo apresentar aos alunos os principais conceitos de microbiologia e de parasitologia. Entre outras metas do curso de Pós-Graduação em Microbiologia, estão:

- Compreender a caracterização morfológica, estrutural, fisiológica, metabólica e reprodutiva de vírus, bactérias, fungos e parasitos;

- Estudar sobre biossegurança Laboratorial e controle de qualidade;

- Desenvolver conhecimentos que possam ser conduzidos para pesquisas e artigos científicos;

 - Compreender a importância de vírus, bactérias, fungos e parasitos em áreas diversas;

 - Estudar Biotecnologia microbiana e Cultura de células em Microbiologia;

- Estudar sobre as doenças Humanas causadas por microrganismos;

 - Estudar Microbiologia ambiental e de alimentos;

- Desenvolver e estudar Comunicação e Marketing Pessoal / Relacionamento Interpessoal e Ética Profissional.


MATÉRIAS:

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Você terá 3 encontros mensais ao vivo!
O que você irá aprender?

Confira as matérias do curso de Pós-Graduação em Microbiologia:

-          Microbiologia básica

-          Imunologia geral

-          Aspectos gerais da micologia e virologia

-          Biossegurança laboratorial, padronização e controle de qualidade

-          Bacteriologia

-          Diagnóstico laboratorial das doenças infecciosas bacterianas 

-          Epidemiologia e prevenção de doenças infecciosas em seres humanos

-          Microbiologia da água

-          Microbiologia clínica

-          Biotecnologia microbiologia e processos industriais

-          Biotecnologia microbiana e processos industriais fermentativos

-          Cultura celular em biotecnologia e microbiologia

-          Doenças humanas causadas por microrganismos

-          Microbiologia ambiental

-          Bioquímica e metabolismo microbiano

-          Microbiologia de alimentos

-          Comunicação e marketing pessoal / relacionamento interpessoal e ética profissional

 

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO? 

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal. 

 

A Pós-Graduação em Microbiologia é ideal para:

- Profissionais das áreas de Farmácia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Odontologia e outros que queiram obter conhecimentos aprofundados em Microbiologia.


MERCADO DE TRABALHO:

O microbiologista é um cientista que estuda os microrganismos (bactérias, vírus, algas unicelulares, protozoários, entre outros). É uma profissão em grandiosa expansão e com crescimento exponencial nos últimos anos, ofertando muitos postos de empregos.

No mercado de trabalho, ele pode atuar nas indústrias farmacêuticas, laboratórios de pesquisas de universidades, indústria de alimentos, grandes empresas de agropecuária, hospitais e laboratórios de análises clínicas, entre outros exemplos.

A média salarial de um profissional na área de Microbiologia é de 3.500 reais.

VANTAGENS:

O egresso do curso de Pós-Graduação em Microbiologia torna-se capacitado para exercer atividades no ensino superior, em pesquisa e em trabalhos especializados de microbiologia em diversas áreas, como: meio ambiente, indústria, saúde, biotecnologia, etc.
 
Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!

- Provas online;

- Horário flexível;

- Acesso às aulas durante o curso;

- Material disponível para download;

- Atendimento Online;

- Contato direto com a coordenação ou tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

 Prof. Dr. Rodrigo Fabrizzio Inacio

Graduado em fisioterapia pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (2008). Mestre em Biologia Celular e Estrutural com concentração na área de Anatomia e pesquisou sobre atividades sinápticas em culturas celulares. Doutor em Biologia Celular e Estrutural com concentração na área de Anatomia e pesquisou sobre a Importância relativa de moléculas ligadas às vias de regulação e transdução de sinal do complexo de histocompatibilidade principal de classe I (MHC I) em células PC12. Possui especialização em estética avançada. Professor dos módulos do curso de capacitação em estética, Carboxiterapia, Radiofrequência, Criolipólise, Laser fracionado não ablativo e Ultracavitação da empresa Cursos Personnalite. Professor do Curso de Cultura de Células Humana e Animais da Unicamp e atualmente na Empresa Toxopat "Science e Safety". Sócio proprietário da Empresa Toxopat "Science e Safety". Especialista em Cultivo de Células tronco mesenquimais. Professor no INIPI - Vassouras e Rio de Janeiro, IBRAS, IEPG (Brasília e Goiânia) e PUC do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo GEAton/Unicamp. Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia. Pesquisador associado da Universidade de Minnesota - Dep. de Dermatologia. Revisor de artigos da revista Intellectus e Revista Brasileira de Estética. Membro do grupo de pesquisa GEAton - Unicamp. Palestrante internacional. Pesquisador Colaborador do Departamento de Química Analítica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Colaborador da Linha de Pesquisa em "Cultivo Celular aplicado ao estudo de Células-Tronco Neoplásicas com alvo Farmacológico". Ozonioterapeuta.


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

- 3 encontros mensais ao vivo, aos sábados das 8h às 18h (com intervalos);
- Material complementar de estudos (artigos científicos ou cases);
- Avaliação: Testes ou atividades propostas pelo professor;
- As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma do aluno.

MATRIZ CURRICULAR:

MICROBIOLOGIA BÁSICA

O mundo microbiano. Características básicas dos principais grupos de microrganismos: protozoários, bactérias, fungos e vírus. Morfologia e fisiologia bacteriana. Bacteriologia quantitativa e curva de crescimento de bactérias. Genética de microrganismos. Crescimento e controle de Microrganismos.  Agentes antimicrobianos. Isolamento e caracterização de microrganismos. Métodos de preservação dos microrganismos.

IMUNOLOGIA GERAL

Introdução ao estudo da Imunologia; Antígenos; Anticorpos; Tecidos e Órgãos Linfóides; Atividade imunológica dos Linfócitos; Interações celulares na resposta imune; Função Biológica do complexo de histocompatibilidade principal; Sistema complemento; Interação AntígenoAnticorpo; Hipersensibilidade mediada por anticorpos; Imunidade celular; Imunidade às infecções; Imunologia dos transplantes; Imunologia dos tumores; Doenças Auto-Imunes.

ASPECTOS GERAIS DA MICOLOGIA E VIROLOGIA

Leveduras e fungos filamentosos. Desenvolvimento fúngico e ciclos de vida, características dos grupos fúngicos. Fungos e a saúde humana, aplicações biotecnológicas dos fungos. Definições dos vírus, diferenças biológicas dos vírus, vírus e saúde humana, controle da propagação viral.

BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL, PADRONIZAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE

Padronização de um laboratório clínico. Fases que compreendem um laboratório. Controle de riscos e acidentes de trabalho. Equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC) para promover a biossegurança. Coleta, transporte e armazenamento de material biológico. Controle de qualidade interno e externo. Gerenciamento dos resíduos em serviços de saúde. Esterilização de materiais.

BACTERIOLOGIA

A célula bacteriana. Características gerais das bactérias, crescimento bacteriano, morfologia e classificação bacteriana. Técnicas laboratoriais de estudos de bactérias. Fisiologia bacteriana e possíveis aplicações desses microrganismos. 

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS DOENÇAS INFECCIOSAS BACTERIANAS 

Aula teórica expositiva dialogada com participação contínua dos alunos e atividade teórica para fixação do tema levando-os a desenvolver e aprimorar os conceitos fundamentais em Microbiologia com foco em diagnóstico laboratorial das principais bactérias de importância clínica e mecanismo de ação destas bactérias em doenças infecciosas em humanos. Além disso, será ministrado os conteúdos teóricos referentes ao diagnóstico laboratorial com análise morfológica, principais testes fenotípicos, teste de sensibilidade aos antimicrobianos e testes resistência microbiana com métodos manuais e automatizados.

EPIDEMIOLOGIA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS EM SERES HUMANOS

Oferecer conhecimentos básicos que permitam a compreensão da distribuição das doenças infecciosas e seus determinantes, assim como, os fundamentos para a elaboração de estratégias para o seu controle. Conceitos gerais sobre epidemiologia. Medidas de Ocorrência das doenças. Medidas de efeito. Desenhos de estudos epidemiológicos.

MICROBIOLOGIA DA ÁGUA

Fornecer ao aluno conhecimentos necessários à avaliação crítica de métodos microbiológicos, que possam ser empregados no controle de qualidade microbiológico de fármacos, medicamentos e cosméticos.

MICROBIOLOGIA CLÍNICA

Caracterização, classificação e identificação dos microrganismos. Crescimento e metabolismo bacteriano. Culturas puras e características culturais. Cadeia Epidemiológica. Identificação dos microrganismos para o conhecimento das doenças infecciosas e auxílio clínico. Controle microbiano por agentes físicos, químicos e antimicrobianos. Principais diagnósticos microbiológicos e antibiograma.

BIOTECNOLOGIA MICROBIOLOGIA E PROCESSOS INDUSTRIAIS

A disciplina aborda a Biotecnologia que envolve os microrganismos, mostrando seu campo de ação e sua interligação com diversas áreas, tais como bioquímica, química, biologia, microbiologia, engenharia, genética, enfocando o processo fermentativo. São apresentadas diferentes formas de condução de processos fermentativos e industriais através do estudo da produção de plástico biodegradável, degradação de materiais por microrganismos, produção de etanol, tratamento microbiológico de resíduos.

BIOTECNOLOGIA MICROBIANA E PROCESSOS INDUSTRIAIS FERMENTATIVOS

A disciplina aborda a Biotecnologia, mostrando seu campo de ação e sua interligação com diversas áreas, tais como bioquímica, química, biologia, microbiologia, engenharia, genética, enfocando o processo fermentativo. São apresentadas diferentes formas de condução de processos fermentativos através do estudo de alguns processos particulares  como a produção de plástico biodegradável, degradação de materiais por microrganismos, produção de etanol, tratamento microbiológico de resíduos. 

CULTURA CELULAR EM BIOTECONOLOGIA E MICROBIOLOGIA

Fornecer ao aluno conhecimentos necessários conceito de células, além de demonstrar os avanços científicos na moderna cultura de células e tecidos, bem como suas aplicações na indústria biotecnológica e na medicina.

DOENÇAS HUMANAS CAUSADAS POR MICRORGANISMOS

Doenças infecciosas causadas por microrganismos. Princípios da relação patógeno-hospedeiro. Principais doenças causadas por bactérias (Gram-positivos, Gram-negativos e Bacilos álcool-ácido resistentes), vírus, fungos e parasitas (endo e ectoparasitas).  Epidemiologia, controle, transmissão e tratamento das doenças infecciosas.  Mecanismo de ação dos antimicrobianos. 

MICROBIOLOGIA AMBIENTAL

Fornecer aos alunos conhecimento sobre o papel e a utilização dos diferentes microrganismos presentes no meio ambiente, visando o controle e prevenção dos processos de poluição do solo, da água e da atmosfera.  

BIOQUÍMICA E METABOLISMO MICROBIANO

Fornecer informações básicas sobre bactérias, fungos, protozoários e vírus, abordando a estrutura e o metabolismo desses micro-organismos, bem como suas relações com outros organismos e interferência no meio ambiente. Morfologia e estrutura bacterianas. Nutrição, crescimento e metabolismo bacteriano. Genética bacteriana. Morfologia e estruturas dos fungos. Nutrição, crescimento e metabolismo dos fungos. Morfologia e estruturas de protozoários. Nutrição e crescimento dos protozoários. Propriedades gerais dos vírus e sua replicação. Origem e evolução dos vírus. Patogênese dos micro-organismos.

MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS

Estudo dos métodos de conservação de alimentos. Uso da Biotecnologia e Microbiologia na Industria Alimentícia para produção e processamento de alimentos. Doenças transmitidas por alimentos devido a presença de microrganismos.

COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL / RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA PROFISSIONAL

As relações interpessoais: conceitos e importância. A importância do diálogo nas relações interpessoais. As relações interpessoais: no ambiente de trabalho, no ambiente escolar, no ambiente familiar, no ambiente social. A importância da comunicação nas relações interpessoais. Barreiras para uma comunicação eficaz. Motivação. Ambiente de trabalho: clima organizacional. Cultura organizacional. A evolução do conceito de ética. Relação entre respeito e ética. Ética e sociedade. Ética profissional e ética empresarial. Códigos de ética: conceitos e objetivos. Códigos de ética na área da Informática. Ética, pessoas e empresas. Ética e liderança.

 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.