Pós EAD em Neurociências aplicadas à educação

Foto do curso Neurociências Aplicadas À Educação

CRESÇA PROFISSIONALMENTE COM NOSSAS ESPECIALIZAÇÕES!

A neurociência contribui com a compreensão dos processos neurobiológicos da aprendizagem e a identificação de transtornos que podem afetar no aprendizado do aluno. É um conhecimento que proporciona subsídios para prática pedagógica e para a intervenção e orientação de profissionais da educação.

As Neurociências dialogam com a educação justamente no âmbito que se refere ao aperfeiçoamento de estratégias que facilitem o aprendizado do aluno, como na identificação e trabalho pedagógico com alunos que apresentam transtornos e dificuldades de aprendizagem.

Atualmente, sabe-se que o sistema nervoso é moldável, os neurônios são capazes de se regenerar e de se modificarem sob as ações de estímulos externos e internos. Isso significa que, com estímulos externos, é possível contribuir no processo de aprendizagem.

No contexto atual, no qual a inclusão escolar está entre as prioridades e os estudos sobre aprendizagem se aprofundam nas questões neurológicas e cerebrais, especializar-se em Neurociências e Aprendizagem significa ampliar as bases do conhecimento para busca de práticas pedagógicas eficazes.

- Aulas 100% online;

- O acompanhamento das aulas pode contribuir para um aumento de até 2 pontos na média.

- Professores de referência no mercado

- Credenciamento e-MEC

- Certificado de 380 horas.

OBJETIVOS

- Preparar os alunos para dominar o conhecimento de como as funções cerebrais controlam e interferem diretamente no processo de aprendizagem, na execução de tarefas diárias e no comportamento.

- Possibilitar a criação e desenvolvimento de estratégias eficazes do ensino e aprendizagem;

- Identificar os problemas decorrentes de dificuldades ou transtornos de aprendizagem;

- Compreender os processos neurobiológicos relacionados à aprendizagem;

- Apresentar uma abordagem multi e interdisciplinar.

MATÉRIAS

NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA I

NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA II

PSICANÁLISE APLICADA À NEUROEDUCAÇÃO

DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR I E II

NEUROPSICOFARMACOLOGIA

FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM

TRANSTORNOS NEUROBIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO I E II

INCLUSÃO

TRANSTORNOS NEUROBIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO I E II

LINGUAGEM, PAC E SUAS RELAÇÕES

NEUROTECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

COMO O CÉREBRO APRENDE 1 E 2

PSICOMOTRICIDADE E A PRÁTICA LÚDICO-PEDAGÓGICA

TECNOLOGIAS DIGITAIS E GAMIFICAÇÃO

PRÁTICA PEDAGÓGICA COM METODOLOGIAS ATIVAS

AVALIAÇÃO E INTEVENÇÃO EM ABA

FUNÇÕES EXECUTIVAS E APRENDIZAGEM

PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA I E II

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

Essa Pós-graduação se destina a:

- Professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais envolvidos com aprendizagem ou áreas da saúde. (Portadores de Diploma de Curso Superior)

MERCADO DE TRABALHO

Os profissionais especialistas em neurociências aplicadas à educação podem atuar em projetos educacionais, construindo planejamento educacional individualizado para os alunos e também na área de pesquisas acadêmicas.

VANTAGENS

- 3 encontros mensais ao vivo, aos sábados das 8h às 18h (com intervalos);

- Curso ao vivo online.

- Diferencial e ampliação de possibilidades no Mercado de trabalho.

- Provas online

- Horário flexível

- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Renata Ribeiro Marinho

Atualmente é coordenadora da pós-graduação dos cursos de neurociências aplicadas à educação, neuropsicopedagogia clínica e institucional, psicomotricidade, neuromarketing e neurociências aplicadas à gestão de negócios. Ministra disciplinas de neurociências aplicadas à educação (processos neurobiológicos envolvidos na aprendizagem, neurociências e neuroplasticidade), farmacologia para educadores, metodologias ativas, anatomia facial e metodologia da pesquisa científica. Coordena ainda a pós-graduação das universidades ESTÁCIO DE SÁ e USCS nos cursos (EaD) de Fonoaudiologia Forense e Fonoaudiologia e Expressividade. Tutora das disciplinas de metodologia da pesquisa, expressividade na fala e no corpo, oratória e expressividade, neuroanatomia e fisiologia da voz, comunicação e stress no ambiente corporativo e comunicação na empresa. Titulação: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1999), mestrado em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Prática docente: leciona em cursos de pós-graduação presenciais desde 1999 e EaD 2012.


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

- 3 encontros mensais ao vivo, aos sábados das 8h às 18h (com intervalos);
- Material complementar de estudos (artigos científicos ou cases);
- Avaliação: Testes ou atividades propostas pelo professor;
- As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma do aluno.

MATRIZ CURRICULAR:

NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA I

Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a prática educativa. Evidenciar as características funcionais básicas do sistema nervoso; Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas; Conhecer as características funcionais do sistema nervoso voluntário e autônomo: Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares; Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.

NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA II

Relacionar os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos com a prática educativa. Conhecer a integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas; Conhecer as características funcionais dos processos emocionais e motores: Conhecer características fisiológicas dos componentes celulares; Conhecer com os avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e as implicações sobre processos cognitivos.

COMO O CÉREBRO APRENDE 1 E 2

Aprofundar o conhecimento de como o cérebro se desenvolve e de que forma isso muda a maneira de ensinar.

PSICANÁLISE APLICADA À NEUROEDUCAÇÃO

Esta disciplina visa aprofundar na interação entre psicanálise, educação e neurociências a partir de uma concepção transdisciplinar.

DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR I E II

Analisar a relação existente entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano na sua multidimensionalidade. Relacionar conceitos de aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor. Sequenciar o desenvolvimento hierárquico de habilidades motoras. Conceituar capacidade, habilidade e potencialidade motora. Facilitar o entendimento do aluno com relação aos processos de crescimento e desenvolvimento, os fatores interferentes e os métodos de avaliação durante a infância e adolescência. Compreender a avaliação qualitativa do desenvolvimento da criança e sua interação ambiental. Reconhecer dificuldades de aprendizagem relacionadas às dificuldades psicomotoras.

NEUROPSICOFARMACOLOGIA

Apresentar como o uso de medicamentos interfere (positivamente ou negativamente) no processo de aprendizagem.

FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM

Aprendizagem e medição do conhecimento. Correntes pedagógicas. Métodos e estratégias de ensino e aprendizagem. Avaliação da aprendizagem. Tecnologias educacionais e a formação do aluno.

TRANSTORNOS NEUROBIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO I E II

Possibilitar ao aluno diferenciar o transtorno mental da deficiência intelectual. Proporcionar um espaço potencial para a discussão sobre a dicotomia entre cérebro-mente, a partir das premissas psicológicas e neurológicas. Estudo das síndromes genéticas mais comuns, que interferem no desempenho cognitivo e na habilidade motora.

INCLUSÃO

Concepção histórica, social e política da inclusão escolar. Aspectos teóricos e metodológicos da educação especial. Implementação da educação inclusiva no sistema escolar. Inclusão e o cotidiano escolar.

LINGUAGEM, PAC E SUAS RELAÇÕES

A linguagem permite a comunicação de ideias e sentimentos, e é por meio dela que recebemos grande parte das informações do mundo, sendo assim o bom desenvolvimento da linguagem concomitante com outros processos cognitivos são facilitadores para o processo de aprendizagem. Neste sentido, conhecer o desenvolvimento da linguagem, suas possibilidades de manifestação, e as habilidades cognitivas envolvidas no processo de seu desenvolvimento, contribui para o desenvolvimento de formas de ensino-aprendizagem mais eficazes.

NEUROTECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

A disciplina "Neurotecnologias aplicadas à Educação" tem como objetivo apresentar aos alunos algumas aplicações práticas das neurotecnologias existentes no contexto educacional. Será abordado desde os fundamentos neurocientíficos de algumas das tecnologias aplicadas até as implementações efetivas dessas tecnologias em um contexto educacional visando o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. O aluno também terá uma experiência prática com uma das ferramentas e desenvolverá a coleta de dados, análise e geração de um relatório que será apresentado ao final da disciplina.

PSICOMOTRICIDADE E A PRÁTICA LÚDICO-PEDAGÓGICA

Desenvolver estudo teórico-prático das ações pedagógicas e psicomotoras eficazes e eficientes que aprimoram os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do docente em sala de aula, elevando a qualidade do ensino. Refletir sobre as práticas pedagógicas e a ludicidade em diferentes níveis de ensino, bem como na educação formal e não formal. Investigar possibilidades teóricas e práticas no uso da ludicidade na Educação fundamentada nos conhecimentos científicos da Psicomotricidade

TECNOLOGIAS DIGITAIS E GAMIFICAÇÃO

Esta disciplina visa desenvolver competências referentes à prática pedagógica com uso de tecnologias digitais e gamificação tendo em vista a importância da inserção de novas práticas para o desenvolvimento e aprendizagem do estudante.

PRÁTICA PEDAGÓGICA COM METODOLOGIAS ATIVAS

Esta disciplina visa desenvolver competências referentes à prática pedagógica com uso de metodologias ativas tendo como referência os princípios da aprendizagem significativa.

AVALIAÇÃO E INTEVENÇÃO EM ABA

ABA é uma ciência que atua com aumento e redução de comportamentos-alvo. Ela pode ser utilizada em qualquer contexto e para diferentes indivíduos, porém, tornou-se conhecida por sua extensa literatura na área de atrasos no desenvolvimento, mais especificamente no Transtorno do Espectro Autista. Esta disciplina pretende apresentar formas de avaliação que variam desde observação livre até protocolos de avaliação estruturados, assim como estratégias para manejo de comportamento e aprendizagem.

FUNÇÕES EXECUTIVAS E APRENDIZAGEM

Todos os indivíduos fazem uso de suas funções executivas todos os dias, seja para pensar antes de agir; enfrentar novos desafios e imprevistos; resistir as tentações e manter o foco. Pessoas com alterações nas funções executivas podem apresentar dificuldades em: Controle de Impulso (agir sem pensar, fazer o prazeroso ao invés de obrigações), Controle Emocional (reações exageradas diante de frustrações, dificuldade em aceitar críticas e opiniões), Planejamento e prioridades (dificuldade na criação de passos para alcançar um objetivo, definição de prioridades e tomada de decisão), Flexibilidade (incapacidade de realizar escolhas quando a sua não é possível, falta de adaptação ao meio e frustração), Memória de Trabalho (incapacidade de recordar informações importantes para os próximos passos de uma tarefa), Automonitoramento (não conseguem avaliar algo sem que o outro aponte, tendência a julgar mal seus próprios esforços), Iniciação de Tarefas (procrastinação, adiar projetos e tarefas, dificuldade também em planejamento e organização) e Organização (desorganização, perdas de itens, incapacidade de acompanhar tarefas e instruções). Hoje encontram-se dados na literatura demonstrando alterações das funções executivas em pessoas com atrasos no neurodesenvolvimento como por exemplo: TEA, TDAH, TOD, entre outros, portanto, esta disciplina apresentará possibilidades de materiais para avaliação e intervenção das funções executivas.

PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA I E II

A disciplina visa montar um projeto de pesquisa científica junto com os alunos e, posteriormente, que o aluno apresente a defesa deste projeto.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.