Pós EAD em Neurociências aplicadas à educação

Foto do curso Neurociências Aplicadas À Educação

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A neurociência contribui com a compreensão dos processos neurobiológicos da aprendizagem e a identificação de transtornos que podem afetar no aprendizado do aluno. É um conhecimento que proporciona subsídios para prática pedagógica e para a intervenção e orientação de profissionais da educação.

As Neurociências dialogam com a educação justamente no âmbito que se refere ao aperfeiçoamento de estratégias que facilitem o aprendizado do aluno, como na identificação e trabalho pedagógico com alunos que apresentam transtornos e dificuldades de aprendizagem.

Atualmente, sabe-se que o sistema nervoso é moldável, os neurônios são capazes de se regenerar e de se modificarem sob as ações de estímulos externos e internos. Isso significa que, com estímulos externos, é possível contribuir no processo de aprendizagem.

No contexto atual, no qual a inclusão escolar está entre as prioridades e os estudos sobre aprendizagem se aprofundam nas questões neurológicas e cerebrais, especializar-se em Neurociências e Aprendizagem significa ampliar as bases do conhecimento para busca de práticas pedagógicas eficazes.

Objetivos do curso:
▫️ Aprender a criar ferramentas neuropsicopedagógicas para aplicação na prática escolar;  
▫️ Aperfeiçoar a prática docente a partir do conhecimento neurobiológico;  
▫️ Entender a individualidade no processo ensino/aprendizagem; 
▫️ Possibilitar a criação e desenvolvimento de estratégias eficazes do ensino e aprendizagem;
▫️ Saber atuar com as diferentes situações de aprendizagem; 
▫️ Identificar os problemas decorrentes de dificuldades ou transtornos de aprendizagem; 
▫️ Compreender os processos neurobiológicos relacionados a aprendizagem; 
▫️ Apresentar uma abordagem multi e interdisciplinar.

Público-alvo:
Professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais envolvidos com aprendizagem ou áreas da saúde. (Portadores de Diploma de Curso Superior).

Perfil do graduado:
Alunos com raciocínio crítico e capacidade de solução de problemas fundamentados na neurociência como uma abordagem interdisciplinar. Profissionais capazes de compreender as formas e dificuldades de aprendizagem para que possa interagir com eficiência no ambiente escolar com alunos e professores, assim como, analisar, avaliar e replanejar a prática pedagógica. Apresentar amplo conhecimento de abordagens teóricas, acadêmicas e científicas.

Áreas de atuação do profissional:
▫️ Processo de ensino/aprendizagem.

Coordenação geral :
Profª. Drª. Ma. Renata Ribeiro Marinho - Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestra em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1999),

Coordenadora de cursos de pós-graduação em cursos na área de Neurociências, Psicomotricidade e Ciências forenses. Professora desde 1999, ministra diversas disciplinas em pesquisa, neurociências, comunicação, anatomia, farmacologia e educação. 

- Credenciamento e-MEC


Carga Horária: 380h
Duração: Aproximadamente 12 meses.
Formato: 100% ao vivo

Todos os encontros são ao vivo e gravados. O conteúdo é disponibilizado no ambiente virtual, garantindo acesso contínuo para revisão ou acompanhamento de aulas perdidas. As avaliações são solicitadas pelos professores de acordo com as aulas.

MATRIZ CURRICULAR:

▫️ NEUROCIÊNCIAS 
• Características funcionais básicas do sistema nervoso;
• Características funcionais do sistema nervoso voluntário e autônomo.

▫️ NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA
• Avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso;
• Relação entre spectos cognitivos e a prática educativa;
• Integração funcional entre sistema nervoso e outros sistemas;
• Processos emocionais e motores;
• Características fisiológicas dos componentes celulares;
• Avanços nos estudos sobre a comunicação sináptica e suas implicações sobre processos cognitivos.

▫️ COMO O CÉREBRO APRENDE
• Dsenvolvimento do cérebro;
• Influência do desenvolvimento na escolha do método de ensino.

▫️ PSICANÁLISE APLICADA À NEUROEDUCAÇÃO
• Interação transdisciplinas entre psicanálise, educação e neurociências.

▫️ DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
• Relação multidimensional entre crescimento, maturação e desenvolvimento humano; 
• Relação entre prendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor; 
• Desenvolvimento hierárquico de habilidades motoras; 
• Capacidade, habilidade e potencialidade motora;
• Processos de crescimento e desenvolvimento;
• Fatores interferentes nos processos de crescimento e desenvolvimento;
• Métodos de avaliação durante a infância e adolescência;
• Avaliação qualitativa do desenvolvimento da criança e de sua interação ambiental;
• Dificuldades de aprendizagem relacionadas às dificuldades psicomotoras.

▫️ DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM  
• Processos neurobiológicos envolvidos na aquisição e desenvolvimento da leitura/escrita e do raciocínio lógico-matemático;
• Alterações (transtornos e dificuldades) na aquisição da aprendizagem;
• Intervenções e encaminhamentos possíveis e necessários.

▫️ NEUROPSICOFARMACOLOGIA 
• Interferência (positiva ou negativa) de medicamentos no processo de aprendizagem.

▫️ TRANSTORNOS NEUROBIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO  
• Diferenciação entre transtorno mental e deficiência intelectual;
• Dicotomia entre cérebro-mente;
• Premissas psicológicas e neurológicas;
• Síndromes genéticas que interferem no desempenho cognitivo e na habilidade motora.

▫️ NEUROCIÊNCIAS E INCLUSÃO 
• Concepção histórica, social e política da inclusão escolar; 
• Aspectos teóricos e metodológicos da educação especial; 
• Implementação da educação inclusiva no sistema escolar; 
• Inclusão e o cotidiano escolar.

▫️ LINGUAGEM, PAC E SUAS RELAÇÕES
• Desenvolvimento da linguagem;
• Processos cognitivos que facilitam o processo de aprendizagem;
• Possibilidades de manifestação da linguagem;  
• Habilidades cognitivas envolvidas no processo de desenvolvimento;
• Formas de ensino-aprendizagem.

▫️ NEUROTECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
• Aplicações práticas das neurotecnologias no contexto educacional; 
• Fundamentos neurocientíficos de tecnologias aplicadas no contexto educacional;
• Implementações efetivas dessas tecnologias em um contexto educacional; 
• Processo de ensino-aprendizagem; 
• Coleta de dados; 
• Análise e geração de relatórios.

▫️ PSICOMOTRICIDADE E A PRÁTICA LÚDICO-PEDAGÓGICA
• Ações pedagógicas e psicomotoras eficazes e eficientes;
• Práticas pedagógicas;
• Ludicidade em diferentes níveis de ensino com fundamento em conhecimentos científicos de Psicomotricidade;
• Educação formal e não formal;
• Elaboração do planejamento didático;
• Avaliação do desempenho dos educandos;
• Habilidades socioemocionais;
• Integração da psicomotricidade com a prática lúdico-pedagógica;
• Crescimento físico, cognitivo, emocional e social.

▫️ TECNOLOGIAS DIGITAIS E GAMIFICAÇÃO
• Uso de tecnologias digitais e gamificação;
• Inserção de novas práticas para o desenvolvimento e aprendizagem do estudante.

▫️ PRÁTICA PEDAGÓGICA COM METODOLOGIAS ATIVAS
• Prática pedagógica com uso de metodologias;
• Princípios da aprendizagem significativa.

▫️ AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM ABA
• ABA: aumento e redução de comportamentos-alvo;
• Atrasos no desenvolvimento, especificamente Transtorno do Espectro Autista; 
• Formas de avaliação: da observação livre até protocolos de avaliação estruturados; 
• Estratégias para manejo de comportamento e aprendizagem.

▫️ FUNÇÕES EXECUTIVAS E APRENDIZAGEM
• Funções executivas;
• Alterações nas funções executivas e dificuldades associadas: controle de impulso, controle emocional, planejamento e prioridades, flexibilidade;
• Atrasos no neurodesenvolvimento: TEA, TDAH, TOD, entre outros;
• Avaliação e intervenção das funções executivas.

▫️ PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA I
• Projeto de pesquisa científica: planejamento e execução.

▫️ PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA II
• Apresentação e defesa de projeto científico.

▫️ AVALIAÇÃO FINAL
 

As aulas são agendadas para os sábados, com intervalos quinzenais e organizadas conforme o cronograma que estará disponível no início do curso. Se necessário alterações, elas serão comunicadas previamente.
Horário das aulas: das 8h00 às 18h00. 
Almoço: das 12h00 às 13h00.
Intervalos: das 10h00 ás 10h20 e das 15h00 às 15h20.

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar; 
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida; 
c) cópia da cédula de identidade; 
d) cópia do CPF.