Pós em Neuroeducação


O curso de pós-graduação a distância em Neuroeducação, possibilita ao profissional, ampliar a percepção e o estudo, sobre o processo do “aprender”, ou seja, o percurso sobre a construção do conhecimento, por meio da transformação e experiência. A partir da compreensão sobre os instrumentos necessários para o aprendizado, é possível identificar quais regiões do cérebro que precisam ser ativadas, a fim de aprimorar o desempenho das funções cognitivas responsáveis pela aprendizagem.

As dificuldades de aprendizagem surgem, devido ao mau funcionamento das funções cognitivas: linguagem, memória, atenção, percepção e as funções executivas: memória operacional/ trabalho, execução de tarefas, controle inibitório, planejamento, raciocínio lógico, tomada de decisão, resolução de problemas, flexibilidade cognitiva, entre outros processos cognitivos. Para ampliar as possibilidades de aprendizagem, se faz necessário uma avaliação e um programa de estimulação cognitiva, a fim de preservar ou melhorar o desempenho das funções cognitivas, seja no espaço escolar ou clínico.

O curso proporcionará oportunidades de atuar na área educacional e clínica, uma escolha ótima se tem como objetivo alavancar sua carreira, pois, a área é promissora, as dificuldades de aprendizagem, a necessidade de preservar e melhorar o funcionamento das funções dos adultos e idosos, cresce a cada dia.

 

Objetivos:

- Fazer relação entre Saúde e Educação e os processos de desenvolvimento da criança e do adolescente, discutindo os transtornos de aprendizagem ocorridos durante este processo;

- Oferecer fundamentos teóricos sobre o desenvolvimento nervoso, e as várias etapas de aquisição de habilidades sensórias, cognitivas, emocionais e psicológicas, necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem, sob o prisma da neurociência, estimulando a produção de conhecimentos para a prática neuropedagógica e neurodidática na área educacional;

 

A quem se destina: graduados em Letras, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga horária: 380h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA

Fundamentos das Neurociências. Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia. Apresentação de modelos que auxiliem na compreensão de mecanismos importantes. Apresentar os fundamentos das neurociências bem como a plasticidade neural no processo de ensino aprendizagem da criança e do adolescente. Apresentar a estrutura orgânica do cérebro após o estímulo aplicado pelo professor/responsável e os resultados desenvolvidos a partir de suas potencialidades.

- DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E APRENDIZAGEM

Apresentar o processo de desenvolvimento neuropsicomotor da criança e do adolescente, bem como as fases do desenvolvimento, analisando os resultados da aprendizagem estimulada. Processo de desenvolvimento motor. Domínio motor e aprendizagem; Fases do processo de aprendizagem motora; Conhecimento de Resultados; Transferência de Aprendizagem; Importância da aprendizagem motora na formação técnica desportiva.

- PROCESSOS COGNITIVOS DE APRENDIZAGEM

O desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e a construção do conhecimento na visão de diferentes teorias. O normal e o patológico. Aprendizagem: conceitos, fatores intervenientes e as principais dificuldades. Apresentar os conceitos do processo cognitivo da aprendizagem do aluno a partir das diferentes correntes da psicologia.

- PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E APRENDIZAGEM

Apresentar a estrutura do desenvolvimento da linguagem e aprendizagem dando ênfase aos distúrbios relacionados ao desenvolvimento biopsicossocial.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIOR

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PORTADORESDE TRANSTORNOS/DISTÚRBIOS NEUROPSICOLÓGICOS

Educação Inclusiva: contextualização histórica, fundamentos e concepções. Identificação e caracterização das deficiências. Processos de intervenção e recurso pedagógicos e metodológicos para a Educação Inclusiva. Inserção no Cotidiano Escolar da Educação Básica.

- TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA

As principais síndromes Psiquiátricas, níveis dinâmico, descritivo e fenomenológico dos sintomas psicopatológicos. Os diferentes transtornos psiquiátricos na infância e adolescência.

- NEUROPLASTICIDADE E APRENDIZAGEM MOTORA

Conhecimentos básicos de plasticidade neural. Perspectiva do aprendizado e memória. Conceitos de habituação. Conceitos de recuperação de lesão. Conceitos de aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor. Desenvolvimento hierárquico de habilidades motoras. Conceitos de capacidade, habilidade e potencialidade. Transferência de aprendizagem. Retenção e esquecimento de aprendizagem.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC:  http://bit.ly/2TAVNq1

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário ou cartão de crédito;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE