Pós em Nutrição Aplicada a Terceira Idade


O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, exigindo dos profissionais um aperfeiçoamento constante e aumento de sua qualificação através da escolha de uma especialidade. A característica generalista dos cursos de graduação em Nutrição não permite que sejam abordados diversos temas com profundidade, o que torna necessário o estudo continuado através dos cursos de pós-graduação. Nutrição aplicada à terceira idade é um tema extremamente atual, que visa ampliar o trabalho do nutricionista, focando não só na quantidade e qualidade da dieta, mas também nas propriedades nutricionais benéficas de alimentos voltados para a faixa etária em ascensão no Brasil e no tratamento de diferenças doenças relacionados a esta população.

Atualmente a faixa etária da população que mais cresce proporcionalmente é a terceira idade e, junto com este crescimento, há o aumento de gastos e cuidados voltados para esta população na busca de uma maior qualidade de vida. Hábitos alimentares saudáveis reduzem significativamente as chances de desenvolvimento das principais doenças que atingem esta população, além de proporcionar retardo do envelhecimento, aumento da expectativa de vida e do bem estar. Em face de grande demanda, consideramos pertinente a implementação de um curso de pós graduação Lato Sensu para nutricionistas destinados ao estudo da Nutrição aplicada à terceira idade como forma de melhorar a qualificação destes profissionais.

 

Objetivos:

- Aplicar o conhecimento sobre avaliação nutricional e terapia nutricional voltados para a terceira idade;

- Aprofundar os conhecimentos básicos sobre fisiopatologia aplicada ao envelhecimento;

- Definir as melhores ferramentas de avaliação Nutricional para a faixa etária correspondente;

- Aplicar a conduta nutricional adequada à população idosa.

 

A quem se destina: graduados em Nutrição.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga horária: 380h.
Duração: Aproximadamente 12 meses.
100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

O professor do ensino superior e a legislação; A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem; Planejar as aulas; Exemplo de plano de ensino; Procedimentos de ensino; Apresentação do grupo; Apresentação de idéias; Aula expositiva; Debate Ensino com pesquisa; Estudo de caso; Estudo dirigido; Seminário; Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO); Grupos de oposição; Avaliar a aprendizagem do aluno.

- BASES DO ENVELHECIMENTO

Definir o conceito de envelhecimento e inserir o aluno no panorama atual (questões sociais, psicológicas, financeiras relacionadas à terceira idade nos dias de hoje).

-METABOLISMO E BIODISPONIBILIDADE DOS MICRONUTRIENTES NO ENVELHECIMENTO

Metabolismo de vitaminas e minerais; Minerais; Antioxidantes; Necessidades, recomendações e suplementação com de vitaminas e minerais.

- FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO

Capacitar o aluno a entender todos os processos fisiológicos envolvidos com o processo de envelhecimento. Descrever os mecanismos fisiológicos relacionados à terceira idade e como estas afetam o corpo.

- AVALIAÇÃO FÍSICA E NUTRICIONAL EM IDOSOS

Introdução à avaliação nutricional na terceira idade; Circunferências e perímetros e composição Corporal; Avaliação clínica e avaliação bioquímica; Detecção laboratorial de carência de minerais, de função hepática, renal, dosagem hormonal para avaliação da tireóide e Avaliação cognitiva do idoso.

- O IDOSO ATLETA

Capacitar o aluno a entender o metabolismo e fisiologia do idoso durante treinamento físico e a melhor conduta nutricional associada. Aplicar suplementação nutricional nas situações pertinentes.

- TERAPIA NUTRICIONAL APLICADOS À TERCEIRA IDADE

Capacitar o aluno a aplicar a melhor conduta nutricional nas diversas situações fisiológicas na terceira idade, dietas específicas para cada situação, dietas com mudança de padrão de consistência, terapia enteral e suplementação.

- FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS RELACIONADAS AO ENVELHECIMENTO E TERAPIA NUTRICIONAL

Capacitar o aluno a aplicar a melhor conduta nutricional em diversas patologias, dietas específicas para cada tratamento, utilização de alimentos funcionais e suplementos nutricionais.

- BIOQUÍMICA E METABOLISMO DOS MACRONUTRIENTES NO ENVELHECIMENTO

Capacitar o aluno a entender todos os processos metabólicos envolvidos no envelhecimento, relacionar a bioquímica básica e nutricional com as principais desordens relacionadas à terceira idade, abordar o metabolismo de macronutrientes e sua integração metabólica.

- METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Introdução a metodologia científica, aspectos do conhecimento científico, elementos básicos do método, procedimentos e técnicas de pesquisa, de forma a capacitar os alunos á elaboração de um projeto de pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão de curso.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC: https://bit.ly/2RxQ7hC

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

14/12/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE