Pós EAD em Pedagogia hospitalar

Foto do curso Pedagogia Hospitalar

A Pedagogia hospitalar é uma área de atuação pedagógica que ultrapassa os muros da escola, garantindo o direito à educação de crianças e adolescentes hospitalizados que precisam ficar ausentes dos espaços escolares tradicionais em detrimento de alguma enfermidade. Atende-se, assim, à Resolução nº. 41, que prevê “o direito a desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar, durante sua permanência hospitalar”.

Sendo assim, indivíduos em idade escolar que necessitam de internação hospitalar não devem interromper seus estudos; aqui reside a atividade do educador hospitalar, a qual é essencial para garantir a aprendizagem dos pacientes. 

Na contemporaneidade, a educação ganha cada vez mais relevância, por isso está atenta aos desafios do trabalho educativo em espaços não formais. Não se trata somente de ampliar ou substituir o espaço da sala de aula, mas essa área pedagógica gera inúmeros benefícios para os envolvidos no processo de hospitalização do paciente.

A Pedagogia Hospitalar está em crescimento exponencial e em adesão pelos hospitais (públicos e particulares) de todo o país. O direito à educação está resguardado pelos Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados (Resolução n°. 41/95) e, por isso, os professores podem se dirigir até as instituições hospitalares para que crianças e adolescentes internados possam ser incluídos nas práticas pedagógicas e poderem, portanto, acompanhar o ano letivo.

Ademais, a prática pedagógica em ambiente hospitalar é relevante e um diferencial para a recuperação da criança e do adolescente enfermo e/ou hospitalizado. Inclusive, estudos indicam que eles respondem melhor ao tratamento médico e há uma melhora da qualidade de vida no período da internação quando os sujeitos continuam a participar de práticas pedagógicas. O retorno posterior à escola também se dá de maneira mais fluida, sem prejuízos no conteúdo curricular.

 

Objetivos:

-  Formar e qualificar profissionais de nível superior, sobretudo da área de Educação e Pedagogia, a fim de estruturar o conhecimento e as práticas pedagógicas mais humanizadas em ambientes hospitalares, atendimento domiciliar ou mesmo em outros contextos sociais. Portanto, visa qualificar os profissionais e instrumentalizá-los com rica fundamentação para o exercício da Pedagogia Hospitalar.

-  Conhecer os fundamentos e a história da prática pedagógica hospitalar.

- Aplicar a neurociência à pedagogia.

-  Compreender o sentido e a importância da escuta pedagógica para crianças e adolescentes hospitalizados

-  Primar pela interdisciplinaridade e as parcerias no processo educativo.

-   Verificar as práticas educativas em espaços não formais.

-  Conhecer a legislação concernente à Pedagogia Hospitalar.

-  Saber sobre os êxitos e os desafios da educação

-   Conhecer as modalidades da Pedagogia Hospitalar.

-  Compreender a elaboração de um Projeto pedagógico do Atendimento Educacional Hospitalar

-   Auxiliar na inclusão escolar de crianças pós-hospitalizadas.

 

A quem se destina:

Destina-se a profissionais, sobretudo da área de educação, com nível de escolaridade superior – com diplomas de graduação, emitidos por entidades reconhecidas pelo MEC - interessados em se aprofundar nos preceitos da Pedagogia Hospitalar. Dentre eles estão atuantes da área da pedagogia, psicopedagogia, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiologia, saúde, serviço social, terapia ocupacional, ensino médio, educação infantil e de pessoas com necessidades especiais, além de coordenadores, supervisores e orientadores escolares, dentre outros.


Carga horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

RESPONSABILIDADE SOCIAL E INCLUSÃO SOCIAL

O que é Qualidade de Vida? Sugestões para Obter e Manter uma Boa Qualidade de Vida. Filantropia x Responsabilidade Social. A Empresa Incentivando Ações de Colaboradores para Atuarem como Voluntários na Comunidade. A Sustentabilidade.O que é Inclusão Social?

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

A Teoria da Aprendizagem Significativa. Afetividade e Aprendizagem. Estilos de Aprendizagem.

INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA

Historicamente Falando: Como Surgiu a Neurociência. Sistema Límbico. Sentimentos, Emoções, Afeto, Consciência, Cognição, Vontade de Aprendizagem. Processos Sensoriais, Percepção e Aprendizagem.

A MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM 

Educar a Percepção. As Relações dentro das Operações Mentais. Estrutura e Criatividade: Em Busca da Síntese. Aprendizagem e Personalidade: Interação de Fatores .

FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA SOCIAL E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

A Pedagogia Social. Pedagogia Social e a Educação não Formal. Bases Conceituais. Trajetória da Pedagogia Social.

 RECURSOS ACESSÍVEIS PARA APOIAR ALUNOS NO ATENDIMENTO HOSPITALAR E OU COM DEFICIÊNCIA NA INCLUSÃO EDUCACIONAL

Definição e Terminologias Utilizadas. Aspectos Importantes para a Confecção de Recursos Acessíveis. Tecnologia Assistida. Recursos de Comunicação Alternativa: Sistemas de Calendário.

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, LEGAIS E ÉTICOS NA PEDAGOGIA HOSPITALAR

História da Pedagogia Hospitalar. A Pedagogia Hospitalar no Brasil. A Pedagogia no Contexto Hospitalar. Aspectos Éticos e Legais.

PEDAGOGO HOSPITALAR E AS MODALIDADES DE ATENDIMENTO

O Pedagogo Hospitalar. Modalidades. A Brinquedoteca e a Biblioteca. Novos Rumos.

PRÁTICAS DOCENTES NO AMBIENTE HOSPITALAR

Humanização. Projeto Pedagógico. Prática Pedagógica. Avaliação do Aluno.

PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NA PEDAGOGIA HOSPITALAR

A Educação na Contemporaneidade. Dentro e Fora do Hospital. O Trabalho Pedagógico Parceiro. O Retorno.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.