Pós EAD em Psicologia organizacional

Foto do curso Psicologia Organizacional

VEM SER UM ESPECIALISTA COM A PÓS EAD EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL!

Sob as premissas dos temas do Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano, o curso de Pós-Graduação em Psicologia Organizacional apresenta os conceitos das escolas psicológicas aplicado ao contexto organizacional. 

Através dos estudos e práticas da Psicologia, o intuito desse curso é contribuir com um cenário organizacional mais saudável em sua cultura, possibilitando que os indivíduos dentro das organizações possam gozar de oportunidades ilimitadas, alcance de objetivos, realizações de metas; e que se sintam engajados, motivados e produtivos!

OBJETIVOS

Nossas aulas têm como objetivo contextualizar a importância de diversas escolas psicológicas, no cuidado da saúde mental e sua aplicação no cenário organizacional. Através de conhecimento teórico e prático o curso visa conceituar e instrumentalizar o discente para a contribuição de uma visão mais humanizada das culturas e práticas organizacionais. Também são objetivos do curso de Pós-Graduação em Psicologia Organizacional:

- Promover o autoconhecimento como fator chave para a saúde e bem estar dos colaboradores dentro da empresa;

- Aprender a diagnosticar a cultura e clima de uma organização, sendo um agente transformador para prezar por um ambiente mais humanizado;

- Entender a importância dos testes e avaliações psicológicas para o desenvolvimento humano nas organizações.

MATÉRIAS

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O que você irá aprender?

Confira as matérias do curso de Pós-Graduação em Psicologia Organizacional:

- Comportamento humano nas organizações

- Qualidade de vida responsabilidade social e inclusão social

- Teoria das organizações cultura e clima organizacional

- Coaching

- Gestão de desempenho

- Análise transacional nas organizações

- Avaliação de perfis comportamentais

- Diagnóstico e problematização

- Dinâmica de grupos e programa de desenvolvimento individual

- Psicologia analítica junguiana nas organizações

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?

O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

A Pós-Graduação em Psicologia Organizacional é ideal para:

- Psicólogos que desejam aplicar uma visão mais voltada para o ambiente de trabalho contemporâneo e atual.

- Outros profissionais que queiram aprofundar seu conhecimento acerca da influência dos aspectos psicológicos e do ambiente organizacional sobre o comportamento humano.

MERCADO DE TRABALHO

Com os crescentes números indicadores de transtornos psicológicos da população na sociedade atual, indicando números altos de Ansiedade, Depressão e Síndrome de Burnot, entre outras, o trabalho voltado a humanização das empresas, cuidando do seu capital humano, corrobora com uma sociedade mais saudável mentalmente e produtiva.
A área da Psicologia Organizacional visa aplicar os conhecimentos científicos do comportamento individuais em prol do desenvolvimento humano dentro das organizações e do refinamento do processo seletivo interno e externo. Tem como principal meta gerar um ambiente de produtividade, engajamento e motivação. São inúmeras as formas de contribuição dessa área para o cenário organizacional: Diagnóstico de clima; análise de cultura e valores organizacionais; teste de avaliação de personalidade; perfil e comportamento; intervenção psicológica junto aos colaboradores, etc.

A média salarial de um profissional na área de Psicologia Organizacional é de 3.100 reais.

VANTAGENS

O egresso do curso de Pós-Graduação em Psicologia Organizacional tem acesso a técnicas que permitem coordenar equipes multidisciplinares de trabalho e realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Além disso, eles concluem o MBA com total segurança para executar serviços técnicos na área.

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!

- Provas online

- Horário flexível

- Acesso às aulas durante o curso

- Material disponível para download

- Atendimento Online

- Contato direto com a coordenação ou tutores das disciplinas 
COORDENAÇÃO 
Prof. Fernando Savino
Psicólogo, graduado em Psicologia pela Universidade Paulista. Pós Graduado em MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Coach Sistêmico pelo Instituto Próspero. Pós graduado em Psicologia Analítica Junguiana pela USCS. Experiência de 12 anos na área de Recursos Humanos, atuando no setor de educação. Atualmente atua como Gestor de Recursos Humanos na Phorte Educacional. Coach de vida e Carreira. Palestrante de temas ligados ao Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano. Professor convidado e Coordenador dos cursos de Pós Graduação em Psicologia das Universidades Estácio de Sá, São Caetano do Sul e UNIFAE.


Carga horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Um tema de suma relevância para aspectos ligados ao cenário organizacional está ligado à gestão das pessoas, desde o seu desenvolvimento as suas relações, com isso essa disciplina visa aprofundar o entendimento de como surgem os comportamentos organizacionais e quais são os impactos e relevância para as empresas. Através de conceitos e ferramentas o aluno poderá desfrutar de reflexões e conhecimentos práticos, para melhor gerir o capital humano dentro das organizações, contribuindo assim para uma maior produtividade.

- QUALIDADE DE VIDA RESPONSABILIDADE SOCIAL E INCLUSÃO SOCIAL

Método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem do bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder aquisitivo e envolvimento social e outras circunstâncias da vida. Existem muitas outras interpretações para qualidade de vida desde o foco médico da ausência de doenças da pessoa, até as exigências de recursos, objetos e procedimentos que atendam demandas coletivas em determinada situação. Esta disciplina trata a gestão socialmente responsável e sustentável e o seu desenvolvimento na cultura corporativa e o planejamento estratégico da organização. A partir da visão crítica dos conceitos de responsabilidade social e de inclusão, gerando valor ético e social, visando o desenvolvimento sustentável a sociedade.

- TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

A disciplina tem como objetivo propiciar ao discente o conhecimento teórico relacionados às bases estruturais do cenário organizacional e o seu desenvolvimento até os dias atuais. A construção teórica da disciplina visa à ampliação do conhecimento sistêmico das nuances do mundo corporativo, para embasar o aluno nos temas específicos do curso. Definição de Cultura Organizacional. Papel da Cultura Organizacional. Formadores da Cultura Organizacional. Tipos de Cultura Organizacional. A Mudança da Cultural. Conceito de Clima Organizacional. A Importância do Clima Organizacional. Diagnóstico do Clima Organizacional. Pesquisa de Clima Organizacional. Variáveis que Influenciam no Clima Organizacional. Teoria de Herzberg aplicada à Pesquisa de Clima Organizacional. Etapas da Pesquisa de Clima Organizacional. Análise da Pesquisa de Clima Organizacional. Plano de Ação para a Melhoria do Clima Organizacional.

- COACHING

O objetivo desta disciplina é o de propiciar conhecimento da prática de Coaching o seu impacto no desenvolvimento humano no âmbito organizacional.

- GESTÃO DE DESEMPENHO

Abordar estratégias, técnicas e ferramentas que permitam avaliar seu desempenho dos colaboradores, considerando os objetivos, as competências empresariais e as da função.

- ANÁLISE TRANSACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

O objetivo desta disciplina é o de propiciar ao discente a compreensão da análise transacional como estratégia para potencializar a competência interpessoal, facilitando assim a administração dos próprios sentimentos e favorecendo relações mais saudáveis na vida pessoal e profissional.

- AVALIAÇÃO DE PERFIS COMPORTAMENTAIS

Entender a finalidade dos testes psicológicos é talvez uma das maiores curiosidades que as pessoas têm quando são submetidas a este tipo de avaliação. A disciplina aborda a utilização dos instrumentos como medida de avaliação, bem como permite a compreensão de sua utilização como uma ferramenta agregadora nos processos seletivos/promoção/plano de carreira/treinamento.

- DIAGNÓSTICO E PROBLEMATIZAÇÃO

O objetivo desta disciplina é o de propiciar ao discente as estratégias e ferramentas de diagnóstico nas organizações, a fim de auxiliar na escuta especializada de questões relativas ao trabalho e à dimensão organizacional, propondo soluções de intervenção para a mudança e desenvolvimento.

- DINÂMICA DE GRUPOS E PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

Cada vez mais o mundo corporativo utiliza métodos de avaliação em grupo, sendo uma forma de agilizar os processos e desenvolver suas equipes. A dinâmica de grupo é uma ferramenta muito empregada nas empresas seja no momento da contratação seja em treinamentos. O enfoque que será dado nesta disciplina ampliará a visão das pessoas, pois trata a ferramenta também como uma grande aliada na formação e no desenvolvimento de pessoas. Proporcionar o entendimento da importância do Plano de Desenvolvimento Individual do colaborador e o seu impacto nos resultados da organização e em sua carreira.

- PSICOLOGIA ANALÍTICA JUNGUIANA NAS ORGANIZAÇÕES

A disciplina tem como objetivo apresentar alguns conceitos da psicologia junguiana que possam ser aplicados na psicologia organizacional. Abordará a teoria dos tipos psicológicos de C. G. Jung e como a análise dos perfis psicológicos contribui para o desempenho dos colaboradores e da produtividade da organização. A disciplina tem como objetivo contextualizar a Escola Comportamental Cognitiva no âmbito Organizacional e correlacionar às demandas trazidas pelas relações interpessoais do cotidiano, com a teoria e a prática.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/2QFZ3kg


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) Histórico escolar;
b) Diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) Cópia da cédula de identidade;
d) Cópia do CPF.