Pós em Psicologia Organizacional


A área da Psicologia Organizacional visa aplicar os conhecimentos científicos do comportamento humanos em prol do desenvolvimento humano dentro das organizações, e saúde e bem estar dos colaboradores, refinamento do processo seletivo interno e externo e gerar um ambiente de produtividade, engajamento e motivação. São inúmeras as formas de contribuição da área da Psicologia para o cenário organizacional, Diagnóstico de clima, análise de cultura e valores organizacionais, teste de avaliação de personalidade, perfil e comportamento, intervenção psicológica junto aos colaboradores, etc. Com os crescentes números indicadores de transtornos psicológicos e psicopatologias da população na sociedade atual, indicando número altos de Ansiedade, Depressão, Síndrome de Burnot, entre outras, e considerando que o ambiente de trabalho é de suma importância para os números indicados, o trabalho voltado a humanização das empresas, cuidando do seu capital humano, corrobora com uma sociedade mais saudável mentalmente e produtiva. Sob as premissas dos temas do Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano, o curso apresenta os conceitos das escolas psicológicas aplicado ao contexto organizacional. Através dos estudos e práticas da Psicologia, o intuito do curso é de contribuir com um cenário organizacional mais saudável em sua cultura, possibilitando que os indivíduos dentro das organizações, possam gozar de oportunidades ilimitadas, alcance de objetivos, realizações e metas, se sintam engajados, motivados e produtivos e se desenvolvam pessoalmente e profissionalmente.

Objetivos:

- Contextualizar a importância de diversas escolas psicológicas, no cuidado com a saúde mental e sua aplicação no cenário organizacional. Através de conhecimento teórico e prático o curso visa conceituar e instrumentalizar o discente para a contribuição de uma visão mais humanizada das culturas e práticas organizacionais;

- Promover o autoconhecimento como fator chave para a saúde e bem estar dos colaboradores dentro da empresa;

- Aprender a diagnosticar a cultura e clima de uma organização, sendo um agente transformador para prezar por um ambiente mais humanizado;

- Entender a importância dos testes e avaliações psicológicas para o desenvolvimento humano nas organizações.

 

A quem se destina: Psicólogos e Administradores.

 

Carga horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Um tema de suma relevância para aspectos ligados ao cenário organizacional está ligado à gestão das pessoas, desde o seu desenvolvimento as suas relações, com isso essa disciplina visa aprofundar o entendimento de como surgem os comportamentos organizacionais e quais são os impactos e relevância para as empresas. Através de conceitos e ferramentas o aluno poderá desfrutar de reflexões e conhecimentos práticos, para melhor gerir o capital humano dentro das organizações, contribuindo assim para uma maior produtividade.

- QUALIDADE DE VIDA RESPONSABILIDADE SOCIAL E INCLUSÃO SOCIAL

Método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem do bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder aquisitivo e envolvimento social e outras circunstâncias da vida. Existem muitas outras interpretações para qualidade de vida desde o foco médico da ausência de doenças da pessoa, até as exigências de recursos, objetos e procedimentos que atendam demandas coletivas em determinada situação. Esta disciplina trata a gestão socialmente responsável e sustentável e o seu desenvolvimento na cultura corporativa e o planejamento estratégico da organização. A partir da visão crítica dos conceitos de responsabilidade social e de inclusão, gerando valor ético e social, visando o desenvolvimento sustentável a sociedade.

- TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

A disciplina tem como objetivo propiciar ao discente o conhecimento teórico relacionados às bases estruturais do cenário organizacional e o seu desenvolvimento até os dias atuais. A construção teórica da disciplina visa à ampliação do conhecimento sistêmico das nuances do mundo corporativo, para embasar o aluno nos temas específicos do curso. Definição de Cultura Organizacional. Papel da Cultura Organizacional. Formadores da Cultura Organizacional. Tipos de Cultura Organizacional. A Mudança da Cultural. Conceito de Clima Organizacional. A Importância do Clima Organizacional. Diagnóstico do Clima Organizacional. Pesquisa de Clima Organizacional. Variáveis que Influenciam no Clima Organizacional. Teoria de Herzberg aplicada à Pesquisa de Clima Organizacional. Etapas da Pesquisa de Clima Organizacional. Análise da Pesquisa de Clima Organizacional. Plano de Ação para a Melhoria do Clima Organizacional.

- COACHING

O objetivo desta disciplina é o de propiciar conhecimento da prática de Coaching o seu impacto no desenvolvimento humano no âmbito organizacional.

- GESTÃO DE DESEMPENHO

Abordar estratégias, técnicas e ferramentas que permitam avaliar seu desempenho dos colaboradores, considerando os objetivos, as competências empresariais e as da função.

- ANÁLISE TRANSACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

O objetivo desta disciplina é o de propiciar ao discente a compreensão da análise transacional como estratégia para potencializar a competência interpessoal, facilitando assim a administração dos próprios sentimentos e favorecendo relações mais saudáveis na vida pessoal e profissional.

- AVALIAÇÃO DE PERFIS COMPORTAMENTAIS

Entender a finalidade dos testes psicológicos é talvez uma das maiores curiosidades que as pessoas têm quando são submetidas a este tipo de avaliação. A disciplina aborda a utilização dos instrumentos como medida de avaliação, bem como permite a compreensão de sua utilização como uma ferramenta agregadora nos processos seletivos/promoção/plano de carreira/treinamento.

- DIAGNÓSTICO E PROBLEMATIZAÇÃO

O objetivo desta disciplina é o de propiciar ao discente as estratégias e ferramentas de diagnóstico nas organizações, a fim de auxiliar na escuta especializada de questões relativas ao trabalho e à dimensão organizacional, propondo soluções de intervenção para a mudança e desenvolvimento.

- DINÂMICA DE GRUPOS E PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

Cada vez mais o mundo corporativo utiliza métodos de avaliação em grupo, sendo uma forma de agilizar os processos e desenvolver suas equipes. A dinâmica de grupo é uma ferramenta muito empregada nas empresas seja no momento da contratação seja em treinamentos. O enfoque que será dado nesta disciplina ampliará a visão das pessoas, pois trata a ferramenta também como uma grande aliada na formação e no desenvolvimento de pessoas. Proporcionar o entendimento da importância do Plano de Desenvolvimento Individual do colaborador e o seu impacto nos resultados da organização e em sua carreira.

- PSICOLOGIA ANALÍTICA JUNGUIANA NAS ORGANIZAÇÕES

A disciplina tem como objetivo apresentar alguns conceitos da psicologia junguiana que possam ser aplicados na psicologia organizacional. Abordará a teoria dos tipos psicológicos de C. G. Jung e como a análise dos perfis psicológicos contribui para o desempenho dos colaboradores e da produtividade da organização. A disciplina tem como objetivo contextualizar a Escola Comportamental Cognitiva no âmbito Organizacional e correlacionar às demandas trazidas pelas relações interpessoais do cotidiano, com a teoria e a prática.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC:  https://bit.ly/2QFZ3kg

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.