Pós em Tecnologia de Alimentos


A Tecnologia em Alimentos é definida como sendo a aplicação de métodos e técnicas para a seleção de matéria prima, preparo, armazenamento, controle, conservação, embalagem, distribuição, utilização do alimento e desenvolvimento de produtos. Desta forma, o profissional capacitado pode atuar em áreas que envolvam aspectos tecnológicos da industrialização das matérias primas alimentícios, participando também da implementação e fiscalização de projetos de instalações de processamento de alimentos. A moderna organização do setor produtivo demanda do trabalhador competências para maior mobilidade dentro de uma área profissional, não se restringindo apenas a uma formação vinculada especificamente a um posto de trabalho.

 

Objetivos:

- Reconhecer e conhecer na cadeia produtiva, como os alimentos são processados para a obtenção de vida de prateleira prolongada e serem consumidos de forma segura;

- Capacitar o aluno para atuar no mercado de trabalho dando a ele competências e habilidades;

- Atender à realidade do desenvolvimento tecnológico, por meio de promoção de mudanças e inovações na produção de alimentos, com o aparato das questões nutricionais para benefício da saúde humana.

 

A quem se destina: Graduados em Nutrição, Farmácia, Biologia, Biomedicina e Medicina Veterinária.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

 

Carga Horária: 420h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- TECNOLOGIA DO BENEFICIAMENTO DE FARINHAS

A disciplina pretende apresentar os princípios e processos tecnológicos no beneficiamento de farinhas diferentes origens. Possibilitar ao aluno tipificar as farinhas. Discutir os fatores que interferem na qualidade da farinha em seu armazenamento. Conhecer os bolores e micro toxinas em farinhas e as legislações pertinentes.

- TECNOLOGIA NO PROCESSO DE VEGETAIS MINIMAMENTE PROCESSADOS

Apresentar a classificação dos vegetais e seu metabolismo respiratório. Conhecer os equipamentos utilizados nos processos. Apresentar os tipos de cortes nos vegetais e processos de higienização empregados. Conhecer os princípios e processos tecnológicos no processamento de alimentos de origem vegetal.

- TECNOLOGIA PARA A OBTENÇÃO DE ALIMENTOS LIOFILIZADOS

Apresentar os processos industriais para a desidratação e liofilização de alimentos. Conhecer as adequações necessárias no armazenamento e embalagem desses produtos. Conhecer as legislações pertinentes.

- DESTINO E IMPACTO DE SUBPRODUTOS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Efeitos da tecnologia sobre o equilíbrio ecológico. Importância da qualidade da água na indústria de alimentos. Conseqüências da poluição atmosférica e do solo. Apresentação dos processos de reciclagem de materiais. Conhecimento do RIMA e Gestão ambiental.

- TECNOLOGIA NO PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS

Apresentar os processos seguros no abate. Discutir os processos tecnológicos na fabricação de alimentos embutidos e defumados de origem animal. Entender a adequação no uso de aditivos e as técnicas adequadas na conservação de produtos e as legislações pertinentes.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/37HPOoL

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

19/10/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE