Pós EAD em Tecnologia de alimentos

Foto do curso Tecnologia de Alimentos

ESTUDE COM OS MELHORES PROFISSIONAIS DO MERCADO DE TRABALHO!

A Tecnologia em Alimentos é definida como a aplicação de métodos e técnicas para seleção de matéria-prima, preparo, armazenamento, controle, conservação, embalagem, distribuição, utilização do alimento e desenvolvimento de produtos.

Dessa forma, o profissional capacitado pode atuar em áreas que envolvam aspectos tecnológicos da industrialização das matérias-primas alimentícias, participando também da implementação e da fiscalização de projetos de instalações de processamento de alimentos.

A pós-graduação em Tecnologia de Alimentos pretende preparar profissionais no conhecimento das legislações sanitárias, contemplando as exigências do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tornando-os capazes de interferir na produção de diversos alimentos, oferecendo conhecimento em tecnologia de farinhas, carnes, alimentos liofilizados, vegetais minimamente processados e ferramentas para a adequação das empresas à proposta de sustentabilidade ambiental. 

- Aulas 100% online (estude onde e quando quiser)

- Professores de referência no mercado

- Credenciamento no e-MEC

- Certificado de 420 horas

  OBJETIVOS

- Reconhecer e conhecer, na cadeia produtiva, como os alimentos são processados para a obtenção de vida de prateleira prolongada e para serem consumidos de forma segura.

- Capacitar o aluno para atuar no mercado de trabalho, dando a ele competências e habilidades.

- Atender à realidade do desenvolvimento tecnológico, por meio da promoção de mudanças e inovações na produção de alimentos, com o aparato das questões nutricionais para benefício da saúde humana.

DISCIPLINAS

- TECNOLOGIA DO BENEFICIAMENTO DE FARINHAS

- TECNOLOGIA NO PROCESSO DE VEGETAIS MINIMAMENTE PROCESSADOS

- TECNOLOGIA PARA A OBTENÇÃO DE ALIMENTOS LIOFILIZADOS

- DESTINO E IMPACTO DE SUBPRODUTOS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS

- TECNOLOGIA NO PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

- AVALIAÇÃO FINAL
PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO? 

O curso de pós-graduação tem como pré-requisito Diploma de Ensino Superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado (quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal). 

Essa pós-graduação destina-se a: graduados em Nutrição, Farmácia, Biologia, Biomedicina e Medicina Veterinária;

MERCADO DE TRABALHO

O valor salarial pode variar de acordo com o cargo ocupado, o tipo de empresa em que atua, a experiência e a localização.

Entre 2021 e 2022, as contratações formais na área de tecnologia de alimentos aumentaram 11,11%.

VANTAGENS

Profissionais especialistas em Tecnologia de Alimentos atendem às demandas de responsabilidade técnica, desenvolvimento de produtos, gerenciamento da qualidade na produção de alimentos e sustentabilidade ambiental.

- Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa.

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso. 

- Provas online

- Horário flexível

- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download.

- Atendimento online e contato direto com a coordenação do curso e com os tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

SANDRA ROJAS DUAILIBI

Mestra em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo - PRONUT (2004). Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Organização Santamarense de Educação e Cultura - OSEC  (1982), atual UNISA. Diretora da empresa SRD Consultoria Empresarial. Atua como Consultora e Auditora de BPF na cadeia produtiva de alimentos, Sistema HACCP e HARCP. Auditora Interna ISO 22000. Auditora, multiplicadora e consultora nacional do Programa Alimentos Seguros - PAS (SENAI - RJ). Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos - Universidade Estácio de Sá. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos - EAD - UNINASSAU. Coordenadora da Pós em Tecnologia de Alimentos - EAD - Universidade Estácio de Sá. Coordenadora da Pós em Tecnologia de Alimentos - EAD - USCS. Coordenadora da Pós em Tecnologia de Alimentos - EAD - UNINASSAU. Experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Gestão de Perigos, Controle de Resíduos e Alimentos de Rua, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança de alimentos; boas práticas de fabricação - Sistema HACCP.


Carga Horária: 420h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- TECNOLOGIA DO BENEFICIAMENTO DE FARINHAS

A disciplina pretende apresentar os princípios e processos tecnológicos no beneficiamento de farinhas diferentes origens. Possibilitar ao aluno tipificar as farinhas. Discutir os fatores que interferem na qualidade da farinha em seu armazenamento. Conhecer os bolores e micro toxinas em farinhas e as legislações pertinentes.

- TECNOLOGIA NO PROCESSO DE VEGETAIS MINIMAMENTE PROCESSADOS

Apresentar a classificação dos vegetais e seu metabolismo respiratório. Conhecer os equipamentos utilizados nos processos. Apresentar os tipos de cortes nos vegetais e processos de higienização empregados. Conhecer os princípios e processos tecnológicos no processamento de alimentos de origem vegetal.

- TECNOLOGIA PARA A OBTENÇÃO DE ALIMENTOS LIOFILIZADOS

Apresentar os processos industriais para a desidratação e liofilização de alimentos. Conhecer as adequações necessárias no armazenamento e embalagem desses produtos. Conhecer as legislações pertinentes.

- DESTINO E IMPACTO DE SUBPRODUTOS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Efeitos da tecnologia sobre o equilíbrio ecológico. Importância da qualidade da água na indústria de alimentos. Conseqüências da poluição atmosférica e do solo. Apresentação dos processos de reciclagem de materiais. Conhecimento do RIMA e Gestão ambiental.

- TECNOLOGIA NO PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS

Apresentar os processos seguros no abate. Discutir os processos tecnológicos na fabricação de alimentos embutidos e defumados de origem animal. Entender a adequação no uso de aditivos e as técnicas adequadas na conservação de produtos e as legislações pertinentes.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/37HPOoL


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.