Pós EAD em Terapia familiar

Foto do curso Terapia Familiar

A Especialização em Terapia Familiar possibilita uma mudança de paradigma ao conceber a noção de família como um sistema complexo de relações. Desta forma, este curso, tem por proposta condicionar estudo, atualização e prática no campo, capacitando profissionais de diversas áreas interessados na temática com um enfoque amplo e atualizado das bases epistemológicas, históricas e práticas, sem esquecer temas atuais e importantes para a área com suas novas demandas para trabalhar em vários contextos: comunitários, de escolas e instituições sociais e de saúde.

Sendo primordial a preparação dos profissionais para o trabalho com a família em seus diversos contextos sociais, indicando referencial teórico-prático, ferramentas e recursos para elaboração de respostas mais qualificadas no âmbito de nossas intervenções profissionais, para melhor atender as demandas sociais impostas no cotidiano.

O curso de especialização em Terapia Familiar propõe abordar as principais escolas do campo da Psicoterapia de Família, além da promoção com o diálogo entre diversas teorias e práticas, tendo por ênfase a articulação entre as teorias psicanalíticas e as teorias sistêmicas. Destaca-se a relevância da formação e do aprimoramento dos alunos na prática clínica, associando-a a um espaço de reflexão e pesquisa sobre família e casal.

Condicionar aos profissionais conhecimentos imprescindíveis no meio social de forma que tenha a competência de gerenciar equipes multidisciplinares e de elaborar projetos que possam resultar em produtos ou serviços que agreguem valores a instituição e/ou à sociedade. Consideramos ainda que, a gestão social assumiu funções e tarefas no mercado de trabalho que não estão ligadas às prerrogativas profissionais historicamente colocadas para este campo do saber, o que acaba por exigir dos profissionais a obtenção de conhecimentos acerca da linguagem moderna para poder debater em condições de igualdade com outros profissionais que têm em sua formação uma visão mais global. Sendo assim, o curso é recomendado para os profissionais com nível de escolaridade superior que desejam trabalhar com Terapia Familiar.

Objetivos:

 - Desenvolver recursos conversacionais, baseados em teorias e técnicas do campo da Terapia Familiar, para o atendimento terapêutico de família as, considerando diferentes contextos e diferentes configurações familiares.

- Desenvolver conhecimentos acerca da construção do conhecimento em Terapia Familiar, reconhecendo as principais contribuições das diferentes escolas de terapia de família, vistas em contexto;

-   Obter conhecimentos sobre as terapias pós-modernas para o trabalho com famílias e casais, dentre elas: processos reflexivos, práticas colaborativas, terapia narrativa e investigação apreciativa;

- Compreender as teorias sistêmicas de família, com foco nas noções de estrutura, funcionamento, ciclo de vida familiar, rede social e desenvolvimento familiar;

-  Entender a virada paradigmática no campo do conhecimento e a pós-modernidade como contexto de emergência do discurso contracionista social.

A quem se destina: 

Profissionais graduados em Serviço Social e demais áreas das Ciências Humanas, interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos à terapia familiar.


Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Desenvolvimento Econômico e Social : Embates de Projetos. Crescimento Econômico Brasileiro. Programas e Políticas Sociais no Brasil.

PSICANÁLISE

A Psicanálise. Mecanismos de Defesa. Estágios do Desenvolvimento Psicossexual e Freud e de Tarefas do Ego de Erickson. Tarefas do Ego de Erickson: dos 20 anos em diante.

TERAPIAS PÓS-MODERNAS

Teoria da Aprendizagem. Terapia Pós Modernas: Algumas Pontuações. As contribuições da Terapia Pós Modernas 

MODELOS DE TERAPIAS FAMILIAR

Organização, Características. Dinâmica e Terapia Familiar. Diferentes Contextos da Terapia Familiar. Diferentes Contextos da Terapia Familiar. Funcionamento e Complexidade de Sistemas.

ATENDIMENTO FAMILIAR

Demandas Contemporâneas. Teoria Geral dos Sistemas e Antropologia. Famílias: Configurações e Ciclos. Psicoterapias e Família.

MUDANÇA EPISTEMOLÒGICA E INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO SISTÊMICO

Pressupostos Históricos e Científicos do Pensamento Sistêmico. Instrumentos Sistêmicos e suas Teorias. Pensamento Sistêmico e Complexidades. Teoria Sistêmica.

TERAPIAS DE CASAL E FAMÍLIAS COM SITUAÇÕES ESPECÍFICAS

Fundamentos e Panoramas do Processo Terapêutico. Terapia de Casal. Práticas e Intervenções. Terapia do Contextos Familiar.

A QUESTÃO SOCIAL BRASILEIRA E O SERVIÇO SOCIAL

Conjuntura Histórica acerca do Serviço Social. O Projeto Ético Político Profissional. A Relação entre Ética e Serviço Social. Legislações acerca da área de Serviço Social.

EFEITOS DA ATUAÇÃO DO ESTADO NA SOCIEDADE

Responsabilidade Social e Orçamentária. Serviço Social e Sociedade. O Sistema de Proteção Social Brasileiro. Cidadania e Comunidade.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.