A educação no Nordeste do Brasil

A região Nordeste do Brasil tem se destacado positivamente nas avaliações da educação do país, demonstrando avanços notáveis em vários aspectos:

  1. Escolas de qualidade nos anos iniciais
  • De acordo com o Índice Nacional de Educação Básica (Ideb) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2021, o Nordeste conta com 97 das 100 melhores escolas de anos iniciais do Brasil. 

 

  1. Ensino Fundamental II
  • A região Nordeste se destaca no ensino fundamental II, com um total de 88 escolas bem classificadas.

 

  1. Ensino Médio
  • Na edição de 2021 do Enem, 7 dos 22 estudantes que tiraram a nota máxima são do Nordeste.

 

  1. Ensino Integral
  • Dados do Censo Escolar de 2022 revelam que a região Nordeste também se destaca no ensino integral;
  • Estados como Pernambuco, Ceará e Paraíba têm a maior proporção de alunos do ensino médio matriculados nessa modalidade.

 

  1. Crescimento educacional comprovado
  • Em 2021, o Nordeste foi a região do Brasil que mais progrediu em relação aos resultados de 2017 da Comunidade Educativa;
  • A cidade de Sobral, no Ceará, alcançou um Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasil) de 6,7 (em uma escala de 0 a 10), tornando-se a cidade com o maior índice do país.

 

Esses dados evidenciam o compromisso e o progresso contínuo da região Nordeste na melhoria da educação e no desenvolvimento de oportunidades educacionais de alta qualidade.

A pós-graduação no Nordeste do Brasil

De acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira de Estágios (Abres) em 2011, a região Nordeste já contava com 1.828.775 alunos no ensino superior, o que correspondia a uma parcela significativa de 21,07% do total de matrículas no país.

Além disso, em uma análise mais recente conduzida pelo Instituto Semesp em 2019, foi identificado que 15,8% dos profissionais graduados que residem em Pernambuco estavam matriculados em programas de pós-graduação.

Esses dados evidenciam um aumento considerável na busca por especialização, mas que ainda precisa ser impulsionada para atender à alta demanda por profissionais capacitados na região Nordeste. Isso leva à seguinte questão: "Qual é o melhor lugar para fazer pós-graduação?".

Qual é o melhor lugar para fazer pós-graduação?

Em virtude dos avanços tecnológicos, atualmente, é possível realizar uma pós-graduação em uma das instituições líderes em excelência educacional em todo o país, sem precisar sair de casa. 

A São Camilo oferece mais de 90 cursos de pós-graduação a distância, permitindo que os profissionais da região Nordeste alcancem um certificado reconhecido nacionalmente em apenas 12 meses.

Com a plataforma de ensino flexível, moderna e totalmente online da Pós EAD São Camilo, você pode moldar seus estudos de acordo com sua agenda e ritmo, tudo isso com o apoio dos melhores professores do mercado.

 

Sua pós-graduação está ao alcance de um clique! Clique aqui e conheça nossos cursos.

 

REFERÊNCIAS

ABRES. Estatísticas. [Sl], 2011. Disponível em: https://abres.org.br/estatisticas/. Acesso em: 5 set. 2022.
EDUCAÇÃO UOL. Nordeste lidera índices de educação; Pernambuco e Ceará são destaques. 2023. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/02/21/nordeste-lidera-indicadores-educacao.htm. Acesso em: 05 set. 2023.
INSTITUTO SEMESP. Dados Estados e Regiões - Estado do Pernambuco. 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/regioes/nordeste/pernambuco/. Acesso em: 05 set. 2023.

Compartilhe essa notícia