Elas são a maioria da população brasileira, mas de 52% dos brasileiros são mulheres. Cada vez mais elas estão presentes nos mais variados espaços e sendo dominantes em muitos deles. Você sabia que as mulheres representam 89% dos profissionais de Psicologia? Eu imaginava que elas eram maioria, mas nem suspeitava que o índice era tão alto.

Mas o que realmente me deixou surpreso foi descobrir que há também um amplo domínio das mulheres na Fisioterapia. 

Ana Badaró e Dirce Guilhem publicaram em 2011 um artigo com o Perfil Sociodemográfico e Profissional de Fisioterapeutas onde consta que a percentagem de mulheres na Fisioterapia era de 83%.

A World Physiotherapy publicou no começo deste ano um documento com o título: Mulheres na liderança na profissão global de fisioterapia. Segundo a Confederação Mundial de Fisioterapia, 62% dos fisioterapeutas são mulheres — ampla maioria, embora bem abaixo do que se vê no Brasil.

E é exatamente a Fisioterapia que oferece uma série de recursos e técnicas que trazem grande benefício à mulher.

Hoje é possível encontrar clínicas de Fisioterapia exclusivas para mulheres, com profissionais especializadas e atentas às características, problemas e necessidades delas.

Temos também a Fisioterapia Pélvica, “uma especialidade que atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen”.

Fisioterapeutas pélvicas ajudam mulheres com problemas como vaginismo, fortalecimento do assoalho pélvico — o que afeta a qualidade de vida e o desempenho sexual — e abrange diversos tipos de tratamentos nas áreas de Urologia, Ginecologia, Coloproctologia, Sexologia e Obstetrícia.

Mas foi a necessidade de um melhor e mais amplo atendimento às mulheres que fez surgir uma nova especialidade profissional na Fisioterapia: a Fisioterapia em Saúde da Mulher foi reconhecida pela resolução do COFFITO em 2009 e tem como finalidade a ampla atuação fisioterapêutica ao longo do ciclo vital feminino: na infância, na gravidez, no trabalho de parto, no pós-parto, no puerpério, no climatério e na terceira idade.

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia, “esta especialidade representa um refinamento da prática do fisioterapeuta voltada às especificidades das mulheres que vão muito além das questões meramente reprodutivas, incorporando-se um olhar voltado à integralidade e consideração aos aspectos socioculturais”.

Na Fisioterapia em Saúde da Mulher “o especialista é o profissional que possui habilidades e competências específicas baseadas em evidências para atender as necessidades femininas nos diversos níveis de atenção à saúde, com um olhar amplo sobre os fatos determinantes que influenciam sua saúde e, consequentemente, os resultados fisioterapêuticos”.

Se você é Fisioterapeuta e quer também oferecer um serviço especializado à mulher, conheça a Pós EAD em Fisioterapia na Saúde da Mulher da São Camilo.

Sendo especialista em Fisioterapia na saúde da Mulher, você poderá atuar junto às equipes de saúde em todos os níveis de atenção à mulher, dar assistência fisioterapêutica em uroginecologia e coloproctologia, em ginecologia, obstetrícia, nas disfunções sexuais femininas e mastologia.


 

Inscreva-se agora mesmo na Pós EAD em Fisioterapia na Saúde da Mulher do Centro Universitário São Camilo. 


 


 

Compartilhe essa notícia