É preciso cada pessoa conhecer a si mesma para iniciar uma rotina de exercícios físicos, entendendo quais exercícios lhe trariam mais satisfação. Quando entendemos isso, fica mais fácil mantermos o treino por mais tempo, afinal, nos dedicamos mais ao que fazemos por prazer. Independentemente da sua modalidade – musculação, funcional ou corrida –, o importante é você sair do lugar e buscar uma vida mais saudável.


Primeiro, defina o que você quer melhorar em sua capacidade física com o treino. Quer melhorar a sua resistência muscular ou a sua aptidão cardiorrespiratória? Para cada tipo de objetivo existe uma modalidade adequada. Entenda a diferença entre elas:

 

Musculação

A musculação é destinada às pessoas que querem aumentar a sua massa muscular por meio de exercícios que trabalham separadamente cada região corporal. Esse tipo de treino também pode auxiliar na diminuição do percentual de gordura, melhorar o condicionamento físico e aumentar a massa magra.

 

Treino Funcional

O treino funcional se tornou uma tendência justamente por apresentar-se como uma proposta diferente das que vemos nas academias. É por meio de movimentos comuns de nosso dia a dia, como agachar, pular, correr e empurrar, que o praticamente conquista força, equilíbrio, flexibilidade e condicionamento físico.
 

Por meio de acessórios como cordas e elásticos, a musculatura do corpo todo é trabalhada. Entre os benefícios do treino funcional estão o auxílio à perda de peso, a prevenção de lesões, a melhoria cardiovascular e a ajuda na redução do percentual de gordura.

 

Corrida

Já a pessoa que optar pela corrida poderá se beneficiar de um metabolismo mais acelerado e de uma queima eficiente de calorias. Essa modalidade é tão poderosa que ajuda na prevenção de várias doenças, auxiliando também no fortalecimento do miocárdio, o músculo do coração. Além disso, melhora o humor, reduz a pressão arterial, regula o apetite, proporciona qualidade de sono e ajuda a ganhar resistência.
 

Para o profissional da área de Educação Física, a São Camilo oferece a Pós EAD em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico. O objetivo do curso é tornar o aluno apto a discernir sobre o papel da Cinesiologia e da Biomecânica no estudo do movimento humano, a analisar as forças presentes no movimento e a sua influência nas estruturas do aparelho locomotor, bem como manipular as forças produzidas no movimento humano, a fim de prevenir o surgimento de lesões e melhorar o rendimento desse movimento.
 

Saiba mais sobre o curso: https://bit.ly/334WBpe

Compartilhe essa notícia