Importância das regulamentações na indústria farmacêutica 

Devido à sua natureza crítica, os fármacos e medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica são submetidos a regulamentações rigorosas. Essas normas buscam garantir a segurança não apenas dos consumidores diretos, mas também da saúde pública como um todo.


Além disso, dado o uso de produtos químicos em sua fabricação, a produção farmacêutica deve passar por uma série de testes, incluindo avaliações de toxicologia e análises de pureza e estabilidade. 


Esses processos asseguram que os medicamentos desenvolvidos atendam aos mais elevados padrões de segurança, eficácia e qualidade, contribuindo assim para a confiança no setor farmacêutico.

Principais benefícios das regulamentações na indústria farmacêutica

Confira alguns dos principais benefícios das regulamentações na indústria farmacêutica:

  • Segurança e proteção dos consumidores: Os produtos passam por testes rigorosos para minimizar o risco de efeitos colaterais adversos e garantir a segurança dos consumidores.
  • Garantia de padronização de qualidade: São realizadas inspeções regulares das instalações de fabricação para garantir a conformidade com os padrões de qualidade ao longo do tempo. 
  • Eficácia terapêutica: São exigidos estudos clínicos para comprovar a eficácia terapêutica dos medicamentos.

Principais regulamentações de produtos químicos na indústria farmacêutica

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Responsável pela regulamentação e fiscalização de empresas na indústria farmacêutica em todas as etapas de fabricação e comercialização de medicamentos e produtos de saúde.
Também visa assegurar o controle sanitário das matérias-primas, incluindo os insumos farmacêuticos ativos (IFA).

Resolução da Diretoria Colegiada - RDC
As RDCs estabelecem diretrizes e normas para o desenvolvimento e distribuição de medicamentos e produtos na indústria farmacêutica. 
Destaca-se a RDC nº 67 de 2007, que define normas para o uso de produtos químicos na indústria farmacêutica, garantindo a segurança e eficácia dos medicamentos produzidos.

Conselho Federal de Farmácia (CFF)
O CFF tem como principal objetivo regulamentar as atividades do farmacêutico na indústria farmacêutica, garantindo a qualidade e segurança dos medicamentos e fármacos.

Boas Práticas de Fabricação (BPF)
Quanto ao uso de produtos químicos, as BPFs estabelecem padrões rigorosos para a seleção de fornecedores, controle no recebimento e armazenamento, manuseio seguro, registro e documentação, além do treinamento dos colaboradores. 
Tais medidas buscam assegurar consistência na produção de fármacos e prevenir contaminações.

Normas ISO
A certificação ISO na indústria farmacêutica tem o objetivo de padronizar processos e garantir a qualidade de produtos e medicamentos, bem como a segurança de todos os envolvidos. Destacam-se as normas ISO 9001, ISO 28000 e ISO 15378.

Operação Hinsberg
A Operação Hinsberg foi criada para desarticular organizações criminosas que desviam produtos químicos para a fabricação de drogas ilícitas. 
Seu propósito principal é combater o tráfico de entorpecentes e a lavagem de dinheiro, responsabilizando os envolvidos nos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro.

Como se atualizar nas regulamentações da indústria farmacêutica?

Para se especializar nas normas e regulamentações do setor farmacêutico, explore a Pós EAD em Gestão Industrial Farmacêutica da São Camilo.

Além de um certificado valorizado no mercado de trabalho e aulas online, o curso oferece conhecimentos atualizados em temas fundamentais, tais como:

  • Assuntos regulatórios;
  • Desenvolvimento de medicamentos;
  • Gestão da qualidade e controle de qualidade;
  • Logística farmacêutica;
  • Tecnologia farmacêutica.

 

CLIQUE AQUI para visitar a página do curso e saber mais!

Compartilhe essa notícia