O laboratório farmacêutico Recordati anunciou a submissão do medicamento de alto custo Betadinutuximabe, conhecido comercialmente como Qarziba, para avaliação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Caso seja aprovado, este medicamento será incorporado ao sistema público de saúde, beneficiando crianças diagnosticadas com neuroblastoma. A Conitec tem agora o prazo de 180 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, para realizar a análise da proposta.

O que é neuroblastoma?

O neuroblastoma classifica-se atualmente como o terceiro tipo mais comum de câncer infantil, ficando atrás apenas da leucemia e dos tumores cerebrais. Este tumor sólido extracraniano é prevalente na população pediátrica, correspondendo a 8% a 10% de todos os tumores infantis. 

Sua ocorrência pode se dar em diversas localizações, tais como a glândula adrenal, regiões cervical, torácica, abdominal e/ou pélvica, ao longo da cadeia do sistema nervoso simpático.

Os sintomas do neuroblastoma variam de acordo com a localização do tumor, sendo alguns dos sinais mais comuns:

  • Dor abdominal e desconforto;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Febre;
  • Diminuição ou perda do apetite;
  • Presença de massa abdominal.

Quais as chances de cura do neuroblastoma?

Segundo a American Cancer Society, crianças classificadas como de baixo risco apresentam uma taxa de sobrevida em 5 anos superior a 95%, enquanto aquelas enquadradas no grupo de risco intermediário apresentam uma taxa de sobrevida entre 90% e 95%.

Para pacientes considerados de alto risco, a taxa de sobrevivência em 5 anos para crianças desse grupo é aproximadamente 50%.

O que é Qarziba?

Qarziba, também conhecido como Betadinutuximabe, é um medicamento destinado ao tratamento do neuroblastoma de alto risco em pacientes com 12 meses de idade ou mais.

A sua aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ocorreu em 2021, contudo, ainda não está disponível no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), pois aguarda avaliação da Conitec para inclusão.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, o medicamento é recomendado para pacientes que preencham os seguintes critérios:

  • Tenham sido submetidos anteriormente à quimioterapia de indução;
  • Apresentem pelo menos uma resposta parcial, seguida de terapia mieloablativa e transplante de células-tronco;
  • Tenham histórico de recidiva ou neuroblastoma refratário, com ou sem presença residual da doença.

 

Antes do início do tratamento para neuroblastoma recidivante, é crucial estabilizar qualquer doença em progressão ativa por meio de medidas apropriadas. 

Em casos de pacientes com histórico de recidiva ou doença refratária, e naqueles que não atingiram uma resposta completa após a terapia de primeira linha, a administração de Qarziba deve ser associada à interleucina-2 (IL-2).

Como se especializar em oncologia?

Para proporcionar aos profissionais da saúde uma formação de alta qualidade, visando a excelência no tratamento do câncer, a São Camilo oferece a Pós-graduação em Farmácia Clínica em Oncologia.

Este curso focaliza aspectos fundamentais da área, abrangendo temas como:

  • Farmácia clínica e atenção farmacêutica;
  • Farmacocinética em oncologia;
  • Ferramentas de farmácia clínica e atenção farmacêutica;
  • Seguimento farmacoterapêutico em paciente oncológico;
  • Farmacocinética clínica;
  • Patologias em oncologia;
  • Central de manipulação oncológica.

 

Investir nessa especialização é um passo significativo em direção a uma atuação mais capacitada e qualificada no campo desafiador do tratamento do câncer. 

Visite a página do curso para saber mais!

 

REFERÊNCIAS

AGÊNCIA BRASIL. Neuroblastoma: farmacêutica submete remédio à aprovação do SUS. Agência Brasil, 19 jan. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2024-01/neuroblastoma-farmaceutica-submete-remedio-aprovacao-do-sus. Acesso em: 26 fev. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER - INCA. Neuroblastoma. Instituto Nacional de Câncer - INCA, 11 jul. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/infantojuvenil/especificos/neuroblastoma/versao-para-profissionais-de-saude. Acesso em: 26 fev. 2024

Compartilhe essa notícia