1. A importância das Análises Clínicas e Toxicológicas

Antigamente, o tratamento médico seguia uma abordagem onde o profissional de saúde primeiro realizava a anamnese do paciente e, em seguida, solicitava os exames necessários.

No entanto, com os avanços tecnológicos e o surgimento de métodos mais eficazes, essa ordem foi invertida, tornando a avaliação primária uma etapa crucial que proporciona um diagnóstico detalhado do quadro clínico do paciente.

Nesse sentido, o setor de Análises Clínicas e Toxicológicas passou por uma significativa expansão. Esse conjunto de exames, solicitados por profissionais da saúde, fornece informações cruciais que permitem promover um tratamento adequado e eficiente.

 

  1. A atuação do farmacêutico em Análises Clínicas e Toxicológicas

O farmacêutico analista clínico, também conhecido como farmacêutico-bioquímico, é uma peça fundamental e indispensável no tratamento médico. Sua atuação é devidamente regulamentada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), conforme estabelecido na Resolução nº 514 de 25 de 2009.

A partir de 1º de agosto deste ano, esse profissional recebeu a autorização da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar 47 Exames de Análises Clínicas (EAC) que utilizam amostras de sangue coletadas da ponta do dedo.

Essa conquista representa um grande avanço, proporcionando ao farmacêutico uma atuação de destaque e o reconhecimento de sua importância no cenário da saúde. Essa ampliação de responsabilidades também abre novas possibilidades de carreira para esses profissionais essenciais ao sistema de saúde.

Para conferir a lista completa dos exames autorizados, clique aqui.

 

  • Conteúdo exclusivo e gratuito: amplie seus conhecimentos sobre a expansão de serviços clínicos farmacêuticos. Aprenda com os especialistas. Assista agora!

 

  1. Atribuições do farmacêutico em Análises Clínicas e Toxicológicas

Conforme informações divulgadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), o profissional farmacêutico analista clínico possui uma série de atribuições, que o capacitam a desempenhar um papel fundamental na área da saúde. 

Dentre suas responsabilidades, destacam-se:

  • Interpretar laudos e pareceres de exames laboratoriais;
  • Realizar e supervisionar procedimentos de coleta de materiais para análises clínicas e toxicológicas;
  • Gerenciar e assumir responsabilidade técnica pelas análises clínico-laboratoriais;
  • Prestar suporte em exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos que envolvam biologia molecular;
  • Realizar análises toxicológicas e avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outras substâncias em exames laboratoriais.

 

 

  1. Responsabilidades técnicas do farmacêutico em Análises Clínicas e Toxicológicas

Na responsabilidade técnica do farmacêutico em Análises Clínicas e Toxicológicas, é fundamental observar e considerar alguns fatores:

  • O farmacêutico responsável técnico pelo laboratório deve datar e assinar os laudos realizados sob sua supervisão, incluindo obrigatoriamente seu registro profissional.
  • Profissionais legalmente habilitados podem assinar laudos referentes aos exames realizados.
  • O farmacêutico pode utilizar rubricas eletrônicas protegidas por senhas em seus laudos.
  • As assinaturas ou rubricas eletrônicas devem ser sempre seguidas pelo nome completo e número do registro profissional.
  • De acordo com a Resolução n° 302 de 2005, o farmacêutico-bioquímico pode ser diretor técnico de no máximo 2 laboratórios, ou 2 postos de coleta, ou 1 laboratório e 1 posto de coleta.

 

  1. Áreas de atuação do farmacêutico em Análises Clínicas e Toxicológicas

O farmacêutico-bioquímico possui amplo campo de atuação, incluindo:

  • Laboratórios de Análises Clínicas particulares e públicos;
  • Laboratórios de Análises Toxicológicas particulares e públicos;
  • Laboratórios hospitalares;
  • E outras instituições de saúde.

 

Essa diversidade de possibilidades reflete a importância e a versatilidade desse profissional na área de Análises Clínicas e Toxicológicas, contribuindo para o diagnóstico, tratamento e promoção da saúde em diferentes contextos e instituições.

 

  • Inicie seus estudos sem custo algum com o curso gratuito de Microbiologia Aplicada em Análises Clínicas. Ao completar 75% do curso, você receberá um certificado emitido pelo Centro Universitário São Camilo. Clique aqui para começar!

 

  1. Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas

A expansão da área de Análises Clínicas e Toxicológicas trouxe consigo um aumento significativo no nível de automação e complexidade dos exames e diagnósticos. Como resultado, a demanda por profissionais habilitados e preparados para atender essa evolução tem se tornado indispensável.

Para atuar como farmacêutico-bioquímico, a especialização em Análises Clínicas é obrigatória. Diante disso, é crucial escolher a melhor formação do mercado: a Pós em Análises Clínicas e Toxicológicas da São Camilo (EAD).

Neste programa, o aluno adquire competências essenciais para trabalhar em diversos setores do laboratório clínico, desenvolvendo funções relacionadas à gestão, organização, informatização, instrumentação e automação de laboratórios.

Estamos com turma confirmada para agosto, mas as vagas são limitadas. Garanta sua vaga agora mesmo!

Não perca a oportunidade de conferir todos os detalhes do curso clicando aqui! 

 

  1. REFERÊNCIAS

CRF-RS. Saiba mais sobre a atuação do farmacêutico nas análises clínicas. 07 jul. 2021. Disponível em: https://www.crfrs.org.br/noticias/saiba-mais-sobre-a-atuacao-do-farmaceutico-nas-analises-clinicas. Acesso em: 02 ago. 2023.

CFF. Análises clínico-laboratoriais. Disponível em: http://meufarmaceutico.cff.org.br/service/analises-clinico-laboratoriais/. Acesso em: 02 ago. 2023

Compartilhe essa notícia