Segundo o Boletim Epidemiológico - Sífilis 2023, o ano de 2022 registrou um crescimento alarmante de 23% nos casos de sífilis, totalizando mais de 213 mil diagnósticos no Brasil. O relatório também aponta um aumento preocupante nos casos de sífilis em gestantes, saltando de 28,1 casos por mil nascidos vivos em 2021 para 32,4 em 2022.

Além disso, de acordo com dados do Unaids, quase um milhão de brasileiros convivem com o vírus HIV, resultando em 13 mil óbitos pela infecção no país.

Diante desse cenário crítico, o Ministério da Saúde anuncia um investimento significativo de R$27 milhões na aquisição de um teste rápido capaz de detectar simultaneamente sífilis e HIV, conhecido como duo teste. Com esse montante, serão adquiridas 4 milhões de unidades.

A introdução dessa tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS) está programada para iniciar ainda em 2023, com foco inicial na oferta do teste rápido para identificação da sífilis em mulheres grávidas, profissionais do sexo e homens que mantêm relações com outros homens. As demais populações continuarão a ser testadas com a tecnologia já disponibilizada pelo SUS.

 

  1. Quais são os benefícios do teste rápido de sífilis e HIV?

O duo teste, método rápido e seguro para detectar sífilis e HIV, oferece uma série de vantagens, tais como:

  • Ampliação da testagem, abrangendo simultaneamente a sífilis e o HIV;
  • Simplificação do procedimento, com o uso de apenas um reagente;
  • Redução do espaço necessário para armazenamento nos postos de atendimento;
  • Leitura do resultado em até 30 minutos, dispensando a dependência de uma estrutura laboratorial;
  • Parâmetros de desempenho e eficácia equiparados aos da testagem de referência.

 

Essa iniciativa permitirá um tratamento mais ágil para a população, representando mais um passo em direção à meta de eliminar ou controlar, até 2030, 14 doenças com alta incidência em áreas de vulnerabilidade social, como é o caso do HIV e da sífilis.

 

  1. Como isso impacta os profissionais de saúde?

Com a expansão da distribuição do teste rápido para sífilis e HIV e o investimento em outras tecnologias de saúde, os profissionais da área têm a oportunidade de se envolver em diversas áreas.

Para se destacar e se preparar para as transformações no setor de saúde, é essencial buscar especialização.

Se você é graduado em Farmácia, Biomedicina, Biologia ou Medicina, não perca a chance de conhecer nossa Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas! O curso tem como objetivo fornecer ao aluno o conhecimento necessário para exercer suas funções na área de Análises Clínicas e Toxicológicas com competência e excelência, contribuindo assim para o seu crescimento profissional e intelectual.

CLIQUE AQUI e saiba mais!

 

  1. REFERÊNCIAS

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde vai investir R$ 27 milhões em teste rápido que detecta sífilis e HIV. [S.l.], 20 out. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/ministerio-da-saude-vai-investir-r-27-milhoes-em-teste-rapido-que-detecta-sifilis-e-hiv. Acesso em: 01 nov. 2023.

CANAL SAÚDE. Brasil atinge uma das três metas da ONU para acabar com epidemia de HIV/Aids. [S.l.], 14 jul. 2023. Disponível em: https://www.canalsaude.fiocruz.br/noticias/noticiaAberta/brasil-atinge-uma-das-tres-metas-da-onu-para-acabar-com-epidemia-de-hivaids14072023. Acesso em: 01 nov. 2023

Compartilhe essa notícia