1. O que é terapia infusional?

Amplamente difundida nos cuidados de saúde, a terapia infusional refere-se à administração de substâncias medicamentosas ou suplementares por meio de acessos venosos periféricos ou centrais no paciente.

Em resumo, a terapia infusional emprega cateteres, agulhas ou dispositivos implantáveis para introduzir fluidos no corpo, atravessando as veias menores.

Existem diversos tipos de terapia infusional, a saber:

  • Intradérmica: Aplicação nas camadas superficiais da pele;
  • Subcutânea: Aplicação na hipoderme;
  • Intramuscular: Aplicação direta no tecido muscular;
  • Intravenosa ou endovenosa: Aplicação direta na corrente sanguínea por meio de uma veia.

 

Consequentemente, a terapia infusional geralmente exige acesso vascular para inserção do catéter na veia, permitindo a administração direta das substâncias na corrente sanguínea do paciente.

Assegurar a eficácia e a segurança dessa terapia demanda um acesso vascular apropriado. Além disso, uma técnica inadequada pode acarretar complicações como infecções, trombose, extravasamento de fluidos e irritação dos tecidos circundantes.

 

Chegou até aqui? Continue lendo! Falta apenas um tópico para você ver o presente especial que separamos para você!

 

  1. Qual é a função do enfermeiro especialista em terapia infusional e acesso vascular?

O papel do enfermeiro especializado em terapia infusional e acesso vascular é de extrema importância dentro de todo o contexto do tratamento médico. Suas responsabilidades abrangem:

  • Seleção criteriosa do acesso vascular: Compete a ele avaliar a condição clínica do paciente e escolher a opção mais apropriada de acesso vascular, levando em conta a duração do tratamento, o tipo de substâncias a serem administradas e a condição das veias do paciente;
  • Inserção e remoção de cateteres: É incumbido de realizar a inserção e a remoção seguras e eficientes de cateteres intravenosos e outros dispositivos de acesso vascular;
  • Administração cuidadosa da terapia infusional: Suas tarefas incluem a administração precisa de medicamentos, fluidos, nutrientes e outros produtos biológicos;
  • Prevenção e manejo de complicações: Dispõe de treinamento para identificar e lidar com eventuais complicações decorrentes da terapia infusional, como infecções associadas ao cateter, extravasamento de fluidos, obstruções e reações adversas às substâncias administradas;
  • Orientação a pacientes e equipe: Além de cuidar diretamente dos pacientes, pode orientá-los sobre a manutenção e os cuidados necessários. Além disso, está apto a fornecer treinamento à equipe de saúde sobre as melhores práticas relacionadas a acesso vascular e terapia infusional.

 

Parabéns, você chegou até aqui e ganhou um presente exclusivo. Se você é um profissional de enfermagem que quer qualificar a sua atuação, BAIXE AGORA GRATUITAMENTE o nosso E-BOOK sobre SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM! Clique aqui e faça o download gratuitamente!

 

  1. Como se tornar um enfermeiro especialista em terapia infusional e acesso vascular? 

A competência e a qualificação do enfermeiro especializado em terapia infusional e acesso vascular são elementos de extrema importância para o desempenho excepcional de suas atribuições.

Para alcançar essa expertise, recomendamos a busca pela Pós-graduação em Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional da São Camilo, oferecida na modalidade de ensino a distância (EAD). 

Este curso proporciona flexibilidade aos alunos, enquanto garante a obtenção de um certificado ao término, totalizando 380 horas de aprendizado. Entre os principais objetivos desta pós-graduação estão:

  • Compreender a indicação, as técnicas de inserção, a manutenção adequada, a remoção e o manejo de complicações relacionados aos dispositivos vasculares;
  • Descrever um protocolo abrangente para a indicação, inserção, manutenção, remoção e manejo de complicações associadas aos dispositivos vasculares;
  • Identificar e utilizar toda a tecnologia disponível para acessos vasculares, visando a otimização dos procedimentos;
  • Contribuir para projetos institucionais voltados à redução de infecções na corrente sanguínea.

 

Seja um enfermeiro especialista em terapia infusional! CLIQUE AQUI para obter todos os detalhes sobre o curso e iniciar sua trajetória de aprimoramento profissional.

 

  1. REFERÊNCIAS

Procto Gastro Clínica. Você sabe o que é a terapia infusional e quando ela é indicada? [Online]. Disponível em: https://www.proctogastroclinica.com.br/noticias/o-que-e-terapia-infusional-quando-e-indicada/. Acesso em: 10 ago. 2023

Compartilhe essa notícia