No domingo passado, em 27 de agosto, o apresentador Fausto Silva, conhecido popularmente como Faustão, submeteu-se a um procedimento de transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein, situado na capital paulista.

Desde o dia 5 de agosto, Fausto Silva encontra-se sob cuidados hospitalares, tendo aguardado um período de 20 dias na lista de espera. De acordo com o boletim médico divulgado em 28 de agosto, seu estado clínico é considerado estável neste momento.

Contudo, um tópico que tem sido amplamente debatido nos últimos dias diz respeito à agilidade do processo de transplante. Muitos críticos, bem como o público em geral, têm levantado questionamentos acerca da possibilidade de tratamento preferencial ao apresentador devido à sua posição pública proeminente e aos seus recursos financeiros substanciais.

Por outro lado, Daniela Salomão, coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), argumenta que a rapidez do procedimento é atribuída a um sistema de lista dinâmica, a qual pode ser reajustada diariamente com base em critérios técnicos preestabelecidos. Esses critérios são responsáveis por determinar a ordem de prioridade de cada paciente na fila de espera por transplantes de órgãos.

 

  1. Quais são os critérios utilizados na lista de espera dos transplantes?

O Ministério da Saúde delineia um conjunto de critérios técnicos a serem considerados para a posição dos pacientes na fila de espera de transplante de órgãos. Estes critérios incluem:

  • Tipagem sanguínea;
  • Compatibilidade de peso e altura;
  • Compatibilidade genética;
  • Distância geográfica;
  • Critérios de gravidade específicos para cada órgão.

 

Outros fatores que impactam o funcionamento da fila de espera e a definição de prioridades são:

  • Infecções no doador: Um órgão com infecções pode ser rejeitado devido aos riscos à saúde. Entretanto, se o receptor compartilha a mesma infecção, o órgão pode ser destinado a ele mesmo que não esteja no topo da fila;
  • Estado clínico do receptor: Mesmo ocupando uma posição alta na fila, o receptor pode não estar em condições de passar pelo transplante, levando ao reajuste para um paciente alternativo compatível;
  • Disponibilidade da equipe médica: Em situações como feriados prolongados, a falta de disponibilidade da equipe médica pode atrasar o procedimento;
  • Ordem de inscrição: Se vários pacientes compartilham critérios técnicos semelhantes, a ordem de inscrição prevalece;
  • Estado crítico: Pacientes em estado crítico são priorizados devido à urgência de sua condição.

 

Portanto, a ordem de espera para transplantes de órgãos não se restringe estritamente à sequência cronológica de chegada. A complexidade do processo demanda ajustes conforme as circunstâncias e as necessidades individuais de cada paciente.

 

  1. Como funciona a fila de espera de transplantes do SUS?

No Brasil, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) assume a responsabilidade pela coordenação e logística de todos os procedimentos de transplante de órgãos, independente da fonte de financiamento (seja pelo Sistema Único de Saúde - SUS, planos de saúde ou pelos próprios pacientes).

Desta maneira, o processo de fila de espera para transplantes de órgãos é uniforme e passa por etapas cruciais, detalhadas a seguir:

  • Etapa 1: O médico encarregado efetua o registro do paciente na lista única de espera;
  • Etapa 2: O SNT organiza a relação de pacientes aguardando por transplante;
  • Etapa 3: São estabelecidas as prioridades baseadas na condição clínica do paciente, ordem cronológica e critérios técnicos, como já explicado anteriormente;
  • Etapa 4: Ao surgir um doador compatível e um receptor alinhado com as diretrizes predefinidas, o paciente é direcionado ao procedimento de transplante.

 

Para aprofundar seus conhecimentos sobre essa temática, considere explorar a Pós-graduação EAD em Enfermagem em Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Clique aqui para obter mais informações.
 

  1. REFERÊNCIAS

g1. Como funciona a fila de transplantes do SUS. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/08/20/como-funciona-a-fila-de-transplantes-do-sus.ghtml. Acesso em: 29 ago. 2023.

gov.br. Atualização de transplantes de coração realizados nesta semana. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/canais-de-atendimento/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/2023/atualizacao-de-transplantes-de-coracao-realizados-nesta-semana. Acesso em: 29 ago. 2023.

CNN Brasil. Faustão: entenda como funciona a fila de espera por um transplante cardíaco. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/faustao-entenda-como-funciona-a-fila-de-espera-por-um-transplante-cardiaco/. Acesso em: 29 ago. 2023.

Governo do Estado da Bahia. Faustão: Lista de espera para transplante. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/transplantes/lista-de-espera-para-transplante/. Acesso em: 29 ago. 2023.

Agência Brasil. Faustão segue na UTI após passar por transplante de coração. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-08/faustao-segue-na-uti-apos-passar-por-transplante-de-coracao. Acesso em: 29 ago. 2023.

Poder 360. Entenda como Faustão conseguiu novo coração em 19 dias. Disponível em: https://www.poder360.com.br/saude/entenda-como-faustao-conseguiu-novo-coracao-em-19-dias/. Acesso em: 29 ago. 2023

Compartilhe essa notícia