Quais são os tipos de fisioterapia para coluna?

Existem diversos tipos de tratamentos fisioterapêuticos e não cirúrgicos para a coluna, que podem ser aplicados para aliviar e reduzir dores, patologias e inflamações em tendões, músculos, nervos e ossos.

Além disso, a fisioterapia pode ajudar a fortalecer a região da coluna e promover a saúde e o bem-estar dos pacientes por meio de técnicas específicas, como:

  • Cinesioterapia;
  • Massagem terapêutica;
  • Reeducação Postural Global (RPG).

 

  1. Cinesioterapia

A cinesioterapia, também conhecida como fisioterapia cinética, é uma abordagem terapêutica que auxilia na prevenção e tratamento de condições musculoesqueléticas.

Ela é caracterizada pela implementação de exercícios passivos e ativos que estimulam a função muscular. 

  • Movimentos passivos: O fisioterapeuta executa todos os movimentos sem a ajuda do paciente. São comumente utilizados em pacientes acometidos por dores e inflamações em fase aguda para evitar contraturas musculares e preservar a integridade dos tecidos e sistema circulatório.

 

  • Movimentos ativos: Os exercícios são realizados pelo próprio paciente sem auxílio manual do fisioterapeuta. Seus principais objetivos são aprimorar a flexibilidade, amplitude de movimento, força, coordenação e resistência.

 

Assim, a cinesioterapia pode ser utilizada para aliviar a dor, melhorar a mobilidade e fortalecer os músculos que suportam a coluna.

 

  1. Massagem terapêutica

Os esforços repetitivos e a postura inadequada podem contribuir para o aparecimento de tensão muscular e dores na coluna.

Assim, a massagem terapêutica surge como uma técnica de manipulação dos tecidos moles do corpo que visa promover a recuperação gradual da zona afetada pela dor.

Ela não se limita ao alívio do estresse e promoção do relaxamento, mas concentra-se em tratar condições específicas de saúde, aumentar a flexibilidade, melhorar a mobilidade e amplitude de movimento, e reduzir dores musculares.

 

  1. Reeducação Postural Global (RPG)

A RPG, ou Reeducação Postural Global, é uma abordagem da fisioterapia que visa prevenir, combater e reabilitar patologias e alterações na coluna, como escoliose, hiperlordose e hipercifose.

Ela se baseia na ideia de que as alterações posturais e as dores musculares podem ser corrigidas por meio de exercícios específicos.

A principal característica da RPG é oferecer um tratamento completo que não se restringe à região da dor, promovendo uma visão global e um tratamento para o corpo.

 

Como se especializar em algias posturais da coluna vertebral?

Você pode ampliar seus conhecimentos nas técnicas de fisioterapia para o tratamento da coluna com a Pós EAD em Algias Posturais da Coluna Vertebral da São Camilo.

O curso aborda diversos aspectos essenciais relacionados à anatomia da coluna vertebral e ao aparelho locomotor, explorando as alterações funcionais que frequentemente resultam em dor.

Confira alguns dos temas abordados na pós-graduação:

  • Políticas públicas de saúde;
  • Gestão de pessoas em organizações hospitalares;
  • Tecnologia em saúde;
  • Disfunções da coluna vertebral;
  • Bases da avaliação postural;
  • Tratamento da escoliose na criança e no adolescente;
  • Tratamento das hérnias de coluna cervical;
  • Técnicas em fisioterapia para tratamento da coluna vertebral;
  • Tratamento das hérnias de coluna lombar.

 

Não perca a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. Clique aqui para saber mais!

 

REFERÊNCIAS

COE GOIÂNIA. Fisioterapia para coluna: quais os principais tratamentos? 2022. Disponível em: https://bit.ly/47WVjxA. Acesso em: 14 dez. 2023.

FISIOTERAPIA LISBOA. Cinesioterapia vertebral. 2023. Disponível em: https://bit.ly/3Nr6Ywu. Acesso em: 14 dez. 2023.

FISIOTERAPIA LISBOA. Massagem Terapêutica. 2023. Disponível em: https://bit.ly/47NIqpH. Acesso em: 14 dez. 2023.

BLOG FISIOTERAPIA. 3 tratamentos não cirúrgicos para a coluna. 2023. Disponível em: https://bit.ly/3tapGlk. Acesso em: 14 dez. 2023.

TUA SAÚDE. Reeducação Postural Global (RPG): o que é, benefícios e exercícios. Setembro de 2021. Disponível em: https://bit.ly/3RpZQl8. Acesso em: 14 dez. 2023

Compartilhe essa notícia