Todo e qualquer ser humano precisa de um conjunto de condições básicas para atingir um nível de bem estar…

Isso quem estabeleceu primeiro foi o psicólogo Abraham H. Maslow.

A enfermeira e professora Wanda Horta utilizou-se largamente dessa ideia ao criar sua teoria e disseminar sua prática de como deveriam ser tratadas todas as pessoas, e em especial as que estavam, estão, estiveram ou estarão condicionadas ao ambiente hospitalar, necessitando de cuidados e de tratamentos das equipes médicas e de enfermagem. 

A partir de seu lema "gente que cuida de gente", Wanda revolucionou a ideia de cuidar e curar pessoas. 

 

Wanda Horta e a teoria das das Necessidades Humanas Básicas

Ao presenciar como eram tratadas as pessoas hospitalizadas, Wanda percebeu que ali não se reconheciam as pessoas como seres humanos, dotados de complexidades e que necessitavam de cuidados individualizados. 

A enfermeira se deu conta do mais básico de tudo: ali se encontravam sujeitos e como tal, precisavam ser melhores tratados. 

Assim, em sua trajetória acadêmica, que entenderemos mais a frente, ela se deparou com o pensamento do psicólogo Abraham H. Maslow.

Abraham criou a Teoria das Necessidades Humanas Básicas, com a qual estabelecia uma série de necessidades para que os seres humanos tivessem acesso a um mínimo para seu bem estar. Isso envolvia: "necessidades fisiológicas, segurança, amor, estima e autorrealização."

Wanda acreditava que esses níveis de bem estar podiam ser divididos em três grandes dimensões, de acordo com o que estabeleceu o padre, médico e escritor João Mohana

dimensão psicobiológica

– dimensão psicossociais

– dimensão psicoespiritual 

E que só a partir dessa observação e adequação do fazer é que se estaria considerando o ser humano em toda a sua complexidade. 

 

Wanda Horta e a Enfermagem: uma missão 

Para Horta, a missão do enfermeiro era a de olhar e entender o paciente como um ser, não só olhá-lo a partir da doença em si.

E quem precisava coordenar esse processo de desconstrução era o enfermeiro. 

Ela se inspirou no modelo de enfermagem adotado no exterior, no qual considerava as questões não só física, mas também emocional e espiritual dos pacientes.

Assim, estabelece seu processo de enfermagem. 

Que consiste em seis etapas de como seria a atuação ideal em Enfermagem. Se destacando, assim, de outras teorias criadas na época.

Esse processo ficou conhecido por "Hexágono de Horta".

As etapas são: 

Histórico

Levantamento de dados do ser humano para que a equipe entenda de quem se trata. E, assim, poder traçar o melhor plano para o tratamento. 

Diagnóstico

Entendimento do paciente e determinação do grau de dependência desse atendimento

Plano assistencial 

A partir do diagnóstico, estabelecimento do plano global de assistência do paciente. 

Plano de cuidados ou prescrição:

Implementação e acompanhamento do roteiro estabelecido pelo plano assistencial. Esse acompanhamento é diário e serve de base para o próximo passo.

Evolução

Relatório diário da evolução do ser em questão. Bem como tem reagido ao tratamento estabelecido pelo plano de assistência. 

 Prognóstico de enfermagem

Resultado do plano assistencial e como o ser humano tem reagido. E se já está com capacidades de retomar as atividades.

 

Wanda Horta: vida e trajetória 

Wanda Cardoso de Aguiar nasceu em Belém (PA), em 11 de Agosto de 1926. 

Aos 10 anos mudou-se para Ponta Grossa (PR) para estudar. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, na década de 40, inscreveu-se como voluntária para ser socorrista da Cruz Vermelha, mas não obteve resposta.

Mudou-se para Curitiba (PR) para estudar e trabalhar no ano de 1944.

Em 1945 mudou-se para São Paulo e ingressou na USP, ao ganhar uma bolsa para estudar e se aprofundar mais na área da Enfermagem. 

Fez especialização em Pedagogia e Didática Aplicadas à Enfermagem e doutorado em Enfermagem com a tese “Observação Sistematizada na Identificação de Problemas de Enfermagem em seus Aspectos Físicos”.

A partir de então, Wanda passou a lecionar e espalhar sua teoria de como enfermeiras e enfermeiros deviam olhar para cada ser humano que atendiam. 

Horta deixou um legado, uma revolução e uma responsabilidade para os que se envolvem com a Enfermagem: "gente que cuida de gente" diz mais sobre as relações interpessoais do que a relação profissional/atendido (paciente).


A São Camilo tem a missão de continuar oferecendo formação humanística e de qualidade a todos os profissionais.

Por isso, conta com uma série de cursos de pós-graduação a distância em Enfermagem.

Compartilhe essa notícia