As despesas acumuladas são um incômodo muito grande para grande parte da população brasileira. Com o final de ano chegando, a apreensão e a expectativa para sair do vermelho são altas, e as pessoas se pegam pensando “Como posso fazer para começar o próximo ano sem dívidas?”.
 
De acordo com recentes dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o endividamento atinge 71,4% da população brasileira em 2021, um dado alarmante que diz muito sobre o momento difícil por que todos estão passando. 

Pensando em formas de minimizar os impactos da pandemia, vamos descobrir 5 dicas essenciais para fechar o ano livre de dívidas:

1. Use o 13º para pagar dívidas

O dinheiro extra do fim do ano, o famoso 13º salário, pode ser essencial para desafogar as dívidas de final de ano. Por isso, destine parte dele para diminuir prestações, quitar dívidas e outras possíveis despesas.

2. Evite o cartão de crédito e outras dívidas

Evitar fazer outras dívidas muito altas é outra dica para acabar o ano no azul, e, é claro, estender isso para o restante do próximo ano. 
 
Por isso, concentre todos os gastos, aqueles necessários, em apenas um cartão de crédito. Assim, é mais fácil monitorar o quanto foi gasto e o quanto ainda poderá ser gasto sem comprometer demais o bolso. 
 
Você também pode gostar de:
+ Gestão de investimentos: onde e como investir dinheiro
+ 4 fórmulas eficientes de manter a qualidade do ambiente de trabalho
+ As principais tendências para o mundo pós-pandemia

3. Veja a possibilidade de renegociar as dívidas

Avaliar as possibilidades de renegociar dívidas, principalmente as de cheque especial e do rotativo no cartão de crédito, pode ajudar na hora de quitar as dívidas acumuladas. Por isso, converse com os seus credores e estude bem essas possibilidades. 

4. Busque conhecer e aplicar a educação financeira

O essencial mesmo para mudar os hábitos e conquistar uma saúde financeira é buscar conhecimento.
 
Então, em um primeiro momento, a dica é você buscar conteúdos facilitados em páginas do Instagram, como o perfil Graninhas e a influenciadora Nath Finanças. Depois, invista em cursos online gratuitos disponibilizados pelo Sebrae, pela FGV e por outras instituições.

5. Planejamento financeiro para o próximo ano

É sempre importante pensar no depois quando o assunto é finanças. Entender os diversos cenários e pensar em como estar preparado para cada um deles. Por isso, com a cabeça nos conteúdos sobre Educação Financeira que mencionamos no ponto anterior, é importante fazer um planejamento e colocá-los em prática.
 
Gostou do conteúdo? Compartilhe esta notícia com seus amigos, assim todos saberão as dicas essenciais para fechar o ano no azul!
 
 

Compartilhe essa notícia