Como você faz os seus pagamentos hoje? Provavelmente não é com cheque. Com dinheiro? Por incrível que pareça, é cada vez mais raro. Até mesmo os cartões de crédito estão sendo substituídos por smartphones, smartwatch e pulseiras que fazem pagamento por aproximação.

Ao ver como os modos de pagar evoluíram ao longo do tempo, entendemos um pouco mais sobre o que valorizamos e para onde estamos indo.

 

Com a ajuda do texto que Ricardo Abdalla publicou no Canaltec, reuni os principais dados sobre a evolução dos meios de pagamentos em sete tópicos:

  1. Escambo (10.000 a.C)

O escambo é a troca de um quilo de feijão por uma galinha, de um pedaço de terra por algumas vacas, por exemplo. O escambo permitia que ambas as partes obtivessem o que precisavam. No Brasil, os primeiros portugueses praticavam o escambo com os índios — que não conheciam qualquer forma de moeda. Os indígenas trocavam diversos artigos que interessavam aos europeus, como pele de animais e madeira por pentes, espelhos e outras quinquilharias. 

2.            Das conchas às moedas, 1.000 a.C.

As primeiras moedas de bronze surgiram na China por volta de 1.000 a.C .

3.            Das moedas para as cédulas de papel, 618 d.C. — 1600

Para evitar o uso excessivo de cobre em grandes transações comerciais, os chineses, que já haviam inventado o papel alguns séculos antes, criaram as cédulas de papel durante a dinastia Tang (618–907 d.C.). No século 13, Marco Polo e outros viajantes do ocidente levaram o conceito para a Europa. Em 1657, na Suécia, o Stockholms Banco, tornou- se o primeiro banco europeu a imprimir cédulas de dinheiro.

4.            Cheques (século 18)

Hoje em dia é raridade, mas no passado os cheques já foram muito utilizados. Os bancos ingleses adotaram a ideia e instituíram o uso do cheque, como o conhecemos hoje, entre 1759 e 1772, incluindo sua numeração em série, usada para evitar falsificações do documento.

5.            O estabelecimento do Padrão Ouro, 1816–1914

Em 1816, os ingleses adotaram o ouro como padrão monetário, sendo seguidos pelos alemães e norte-americanos em 1873. 

6.            Os Charge Cards, década de 1920

Nos anos 1920 nos Estados Unidos, o número crescente de automóveis propiciava aos seus proprietários viagens cada vez mais frequentes. Para atender viajantes que precisavam fazer pagamentos longe dos seus domicílios bancários, algumas lojas de departamento e redes de hotéis criaram o Charge Cards e o Charge Plates, uma espécie de avô dos atuais cartões de débito. 

7.            O surgimento da indústria de cartões, décadas de 1950 e 1960

Em 1949, um empresário chamado Fred McNamara percebeu que havia esquecido a carteira na hora de pagar a conta de um jantar. O incidente o fez pensar em ser livre para gastar o que ele pudesse pagar, ao invés de ficar restrito ao dinheiro que possuísse no bolso. Com esta ideia simples, porém revolucionária, McNamara e um sócio reuniu 27 estabelecimentos e cerca de 200 amigos e lançou o Diners Club Card. O sucesso da iniciativa acabou dando origem à indústria moderna de cartões.

 

Em 1958, a American Express, que atuava desde 1850 em fretes e transportes de valores, introduziu no mercado um cartão para despesas com entretenimento e viagens. No mesmo ano, o Bank of America lançou na Califórnia o que viria a ser o cartão Visa. Em 1967, quatro bancos da Califórnia criaram o cartão Mastercard.

8.            A primeira ATM, 1967

Em 1967, a primeira ATM entrou em operação em uma agência do Barclays Bank, em Londres, inaugurando a era dos pagamentos eletrônicos.

9.            Cartões com tarjas magnéticas, década de 1970.

10.         Cashbacks e programas de recompensas, 1986.

11.         Os Cartões com Chip, década de 1990.

No início dos anos 1990 viu a chegada dos cartões com chips. O chip acrescentou ao plástico a capacidade de armazenar e processar informações, devidamente protegidos por protocolos criptográficos no próprio terminal POS, o que proporcionou um aumento considerável na segurança das transações.

12.         Os Sites de Comércio Eletrônico, 1994–2005

Em 1994 aconteceu a primeira compra realizada com um cartão de crédito em um site de comércio eletrônico. Em 1995, Jeff Bezos lança a Amazon.

13.         PayPal e o surgimento das carteiras digitais, 1998.

Em 1998, a PayPal — uma startup na Califórnia — criou um serviço que permitia a qualquer pessoa com um endereço de e-mail se cadastrar, enviar e receber dinheiro eletronicamente de outros usuários.

14.         Os primeiros pagamentos móveis por SMS, 1999

Pela primeira vez um aparelho celular atuava como um terminal de e-commerce.

15.         A fusão entre IoT e pagamentos, 1999 em diante

As trocas comerciais passaram a não mais estar limitadas aos contextos e canais tradicionais. Cada ‘coisa’ ou objeto conectado se converte em um novo ponto de pagamento disponível, uma nova plataforma de comércio em potencial.

16.         O surgimento das Plataformas Móveis, 2007

O surgimento das plataformas Iphone e Android abriu um grande espaço de possibilidades para os pagamentos móveis — que se tornariam o centro das atenções na década seguinte.

17.         A evolução da IoT, a partir de 2008

Em um dia comum entre os anos de 2008 e 2009, ocorreu um momento bastante singular: pela primeira vez na história, mais ‘coisas’ do que seres humanos estavam de fato conectadas à Internet. Pulseiras, relógios, botões, aparelhos domésticos, assistentes pessoais, veículos conectados e residências inteligentes. Todos estes objetos são atualmente capazes de oferecer experiências de compra onde o pagamento é transparente ou pouco percebido.

18.         ApplePay e os pagamentos sem contato autenticados por biometria, 2014

Em setembro de 2014, a Apple anunciou o ApplePay, solução de pagamento móvel combinado a uma carteira digital, em parceria com a American Express, MasterCard e Visa. No ano seguinte, o Android Pay e o Samsung Pay entraram no mercado.

19.         Wearables, o corpo como meio de pagamento, 2014

A popularização dos wearables expandiu o universo dos pagamentos móveis para muito além dos smartphones. Em Junho de 2014, a Barclaycard lançou a pulseira de pagamentos bPay, e logo em seguida os concorrentes fizeram lançamentos semelhantes.

20.         PIX, 2020.

Pix é um meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas. Foi lançado oficialmente em outubro de 2020. O PIX reforça o abandono às cédulas e aos cartões de crédito. Basta um celular para que as transações sejam feitas em tempo real e sem custos.

 

Certamente haverão outras mudanças. Todos os dias acontecem mudanças e pequenos avanços. Todos os dias novas necessidades e desejos criam novas oportunidades de negócios. 

 

Bons gestores de negócios estão sempre atentos a esse movimento, às novas necessidades e desejos dos seus clientes. 


O Centro Universitário São Camilo tem várias pós-graduações à distância na área de Gestão. Entre em nosso site agora mesmo e escolha uma. Com certeza, existe alguma que é a escolha perfeita para você.

Compartilhe essa notícia