1. O que são vitaminas?

Vitaminas são compostos orgânicos fundamentais para a saúde e o correto funcionamento do organismo. Seu papel abrange uma diversidade de processos fisiológicos, incluindo o metabolismo, o fortalecimento do sistema imunológico e a preservação da saúde ocular, do sistema nervoso e da integridade da pele.

 

  1. Quais são as melhores vitaminas para a pele?

As vitaminas desempenham um papel crucial em diversos cenários, contribuindo para a prevenção e controle de condições cutâneas, como acne, dermatite e câncer de pele.

As melhores vitaminas para a saúde da pele são: A, B7, C, D e E.

  • Vitamina A: Contribui para a regeneração celular, sintetiza colágeno e possui propriedades antioxidantes, reduzindo a oleosidade e prevenindo danos causados pelos raios UV.

 

  • Vitamina B7 (biotina): Participa na formação e manutenção de pele, unhas e cabelos, desempenhando um papel crucial na produção de queratina e colágeno. Também está associada à ação do zinco na pele.

 

  • Vitamina C: Reconhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, auxilia na proteção da pele contra os raios UV e na produção de colágeno.

 

  • Vitamina D: Fortalece a barreira cutânea, proporcionando proteção contra os raios ultravioleta. Além disso, sua ação antioxidante combate a produção de radicais livres, contribuindo para a redução de rugas e linhas de expressão.

 

  • Vitamina E: Atua como um antioxidante poderoso, protegendo as células da pele contra danos oxidativos. Ela também contribui para a hidratação e previne o envelhecimento precoce.

 

  1. O que comer para melhorar a pele?

O corpo humano não é capaz de produzir todas as vitaminas que necessita por conta própria. Logo, elas devem ser consumidas em pequenas quantidades para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde da pele.

  • Fontes de vitamina A: Fígado, gemas de ovos, laticínios, manga, cenoura e espinafre, e óleos de frutos de palmeira, como dendê e burit.
  • Fontes de biotina (B7): Grãos integrais, carnes e peixes, vegetais folhosos, brócolis, gema de ovo e batata-doce.
  • Fontes de vitamina C: Couve, caju, acerola, morango, laranja, tomate, pepino e cebola.
  • Fontes de vitamina D: Cogumelos, bife de fígado, fígado de galinha, leite, ovos e peixes gordurosos, como salmão e atum.
  • Fontes de vitamina E: Óleo de oliva, óleo de linhaça, nozes, sementes, amêndoa, avelã, amendoim e castanha do Pará.

 

  1. Como o nutricionista pode auxiliar no cuidado com a pele?

O nutricionista, ao possuir amplo conhecimento em nutrição estética, pode criar uma dieta personalizada e equilibrada, rica em nutrientes, visando aprimorar a saúde da pele do paciente.

Com o objetivo de oferecer uma formação abrangente aos profissionais de nutrição, a Pós EAD São Camilo desenvolveu a Pós-graduação em Nutrição Aplicada à Estética

O curso aborda as propriedades nutricionais benéficas dos alimentos na estética, beleza e no tratamento de diversas doenças relacionadas a desordens cutâneas.

Além disso, o certificado de conclusão, emitido por uma instituição reconhecida nacionalmente no âmbito acadêmico e profissional, possui a mesma credibilidade dos cursos presenciais.

Para saber mais, clique aqui!

 

  1. REFERÊNCIAS

OCEAN DROP. Melhores vitaminas para a pele: conheça 5 essenciais. Disponível em: https://bit.ly/46AFPOk. Acesso em: 28 nov. 2023

Compartilhe essa notícia