De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), atualmente existem mais de 200 mil farmacêuticos registrados no Brasil, distribuídos em 135 especialidades.
 
Entre as principais áreas de atuação, estão: Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação e Indústria, entre outras. 
 
Hoje, vamos conhecer 9 opções de áreas de especialização em Farmácia.

9 áreas de especialização em Farmácia

1. Análises Clínicas e Toxicológicas

O principal objetivo desse curso de pós-graduação a distância é instrumentalizar o profissional da saúde para o desenvolvimento de ações na área de Análises Clínicas e Toxicológicas.
 
O especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas poderá atuar em todas as áreas dentro do laboratório clínico, em instituições públicas e privadas. Da mesma forma, poderá atuar em supervisões de áreas específicas ou do laboratório em geral.
 
Entre as disciplinas do curso, podemos destacar: Controle da Qualidade e Certificação; Laboratório de Análises Clínicas; Biossegurança e Gestão Laboratorial; Imunologia Clínica e Endocrinologia Clínica, entre outras. 

2. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

O curso de pós EAD em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica formará farmacêuticos clínicos aptos a realizar prescrição farmacêutica, a acompanhar o paciente sob um olhar mais humanizado, a garantir o tratamento farmacoterapêutico mais adequado, com o objetivo de obter os resultados mais favoráveis para a melhoria da qualidade de vida  e o bem-estar desse usuário do medicamento, de sua família, do cuidador e da sociedade. 
 
Para isso, são abordados assuntos como: Atenção Farmacêutica em Pacientes Oncológicos; Farmacoterapia; Farmácia Clínica, entre outros. 

3. Farmácia Clínica em Cardiologia

O principal objetivo do curso de especialização em Farmácia Clínica em Cardiologia é  formar um farmacêutico clínico com conhecimentos e habilidades em pacientes cardiológicos, bem como aprofundar os conhecimentos das doenças cardiológicas.
 
Para isso, esse curso de pós conta com disciplinas como: Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica; Patologias em Cardiologia; Farmacoterapia em Cardiologia, entre outras.

4. Farmácia Clínica em Cirurgia, Emergência e Trauma

O curso de Pós-Graduação em Farmácia Clínica em Cirurgia, Emergência e Trauma habilita, capacita e instrumentaliza o farmacêutico, oferecendo conhecimentos aprofundados em assuntos como: Farmacocinética Clínica; Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica; Ferramentas de Farmácia Clínica; Farmacoterapia e Patologias no Atendimento Emergencial e Trauma; Segmentos de Pacientes que Necessitam de  Atendimento Emergencial e Trauma, entre outros temas importantes.

5. Farmácia Clínica em Infectologia

O farmacêutico que atua clinicamente tem a necessidade de conhecer com profundidade a infectologia, inclusive para atuação em comissão de controle de infecção hospitalar e outros serviços, dentro de instituições de saúde como hospitais, enfermarias, clínicas cirúrgicas, unidade de terapia intensiva.
 
Para isso, esse curso de pós conta com disciplinas como: Farmacoterapia das Moléstias Infectocontagiosas; Controle de Infecções Hospitalares; Patologias Infectocontagiosas, entre outras.

6. Farmácia Clínica em Reumatologia

Formar um farmacêutico clínico com conhecimentos e habilidades em pacientes reumatológicos e aprofundar os conhecimentos das doenças reumatológicas são dois dos principais objetivos desse curso de pós.
 
Para preparar o pós-graduando em Farmácia nessa especialidade, são abordados assuntos como: Farmacocinética Clínica; Patologias Relacionadas à Reumatologia; Farmacoterapia em Doenças Reumatológicas, entre outros. 

7. Farmácia Clínica nos Distúrbios Endócrinos

O principal objetivo do curso de especialização em Farmácia Clínica nos Distúrbios Endócrinos é formar um farmacêutico clínico com conhecimentos e habilidades em pacientes com distúrbios endócrinos, metabólicos e obesidade.
 
Assim, trata de assuntos como: Farmácia Clínica; Farmacoterapia dos Distúrbios Endócrinos, Metabólicos e Obesidade, entre outros. 

8. Farmácia Hospitalar

O  farmacêutico hospitalar é o profissional responsável por todo o fluxo do medicamento dentro da unidade de saúde e pela orientação aos pacientes internos e ambulatoriais, buscando cooperar na eficácia do tratamento e na redução dos custos, entre outras funções.
 
Para garantir a qualificação na área, durante o curso de pós EAD são abordados assuntos como: Gestão Farmacêutico-Hospitalar; Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica; Farmacoterapia Aplicada, entre outros. 

9. Gestão Industrial Farmacêutica

O curso busca propiciar ao aluno tecnologia de ponta e os conhecimentos mais recentes na área, com uma grande carga horária, o que permite abordar com profundidade todos os tópicos propostos, os quais fazem parte de cursos oferecidos por universidades norte-americanas e europeias.
 
São abordadas disciplinas como: Mercado Farmacêutico; Assuntos Regulatórios; Desenvolvimento de Medicamentos; Tecnologia de Produção na Indústria Farmacêutica, entre outras.  

Por que fazer uma pós EAD em Farmácia?

Agora que já conhecemos algumas opções de especialização para os farmacêuticos, vamos saber quais são as vantagens de realizar um curso de pós EAD em Farmácia:
 
• Garantir diferenciais competitivos na área da Farmácia.
• Conseguir melhores oportunidades profissionais.
• Ampliar a sua network (rede de contatos);
• Buscar novos conhecimentos específicos e aprofundados em Farmácia.
• Flexibilidade de horários: o EAD se encaixa na sua rotina.
• Melhor custo-benefício.
• Certificado credenciado pelo e-MEC.
 
Então, se você está buscando ampliar seus conhecimentos, melhorar o seu networking, consolidar sua carreira em uma área específica e, ainda, conseguir diferenciar-se no mercado de trabalho, faça um curso de especialização EAD na área de Farmácia da Pós EAD São Camilo.
 

Compartilhe essa notícia