As disputas na Justiça do Trabalho tiveram um grande crescimento nos últimos anos. Antes da pandemia, 620.742 novos processos deram entrada nos fóruns do país, no primeiro semestre de 2019. Em 2020, esse número subiu para 687.467 e chegou a 891.182 em 2021. Ou seja, o número de processos trabalhistas disparou durante a pandemia de Covid-19

 

O crescimento no volume de novas ações na Justiça do Trabalho de janeiro a junho em 2021 foi de quase 30% em relação ao mesmo período de 2020. Este é o principal fator que fez crescer muito a demanda por um certo tipo de profissional: o Fisioterapeuta Perito.

 

Entendendo melhor o papel do Fisioterapeuta perito

Você que é fisioterapeuta, já pensou em trabalhar como perito? Este profissional, também chamado de Fisioterapeuta forense, é o responsável pela emissão de documentos legais para o auxílio da resolução de casos que correm na justiça.

 

O fisioterapeuta perito examina os pacientes e analisa exames que podem ter sido feitos e solicitados por profissionais de outras áreas com o intuito de emitir um laudo que atesta a condição de saúde da pessoa.

 

O Código de Processo Civil determina que o juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico. Esses peritos são escolhidos entre profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de classe competente.

 

O início da Perícia Fisioterapêutica foi no âmbito das perícias trabalhistas que visavam a análise das circunstâncias que envolviam a saúde do trabalhador. Mas a atuação do Fisioterapeuta Perito se expandiu e passou a contemplar outras esferas de atuação profissional como as perícias securitárias, previdenciárias, de pessoa com deficiência, cíveis, criminais, extrajudiciais, etc. 

 

As oportunidades de trabalho para o Fisioterapeuta perito

Você terá um campo de atuação bem abrangente como Fisioterapeuta Perito. De modo geral, isso inclui: órgãos do governo (seja municipal, estadual ou federal) como o INSS e o DETRAN, vistorias de empresas, saúde pública, empresas do ramo advocatício. O Crefito discrimina assim a área de atuação desse profissional:


 

- Assistente Técnico da Reclamante em Ações Trabalhistas: no caso de um trabalhador abrir um processo contra uma empresa por ter a sua capacidade funcional temporária ou permanentemente diminuída em função das peculiaridades do ambiente de trabalho, será necessário gerar provas comprobatórias de que o cliente realmente se lesionou devido ao seu trabalho. O trabalho do Fisioterapeuta Perito será realizar uma anamnese com este cliente, utilizando de testes específicos como Propedêutica Forense, Biomecânica Ocupacional, Análise Cinético Funcional, Biofotogrametria Ocupacional, Termografia Funcional, etc, para elaborar um Laudo Cinesiológico Funcional, que será anexado ao processo e encaminhado ao juiz, que julgará o caso.

- Assistente Técnico da Reclamada em Ações Trabalhistas: a segunda forma de trabalho do Fisioterapeuta Perito é quando a empresa processada recorre a ele para que providencie provas que minimizem ou anulem a responsabilidade da mesma. O Fisioterapeuta fará uma avaliação macroergonômica da empresa, microergonômica dos postos de trabalho, comportamental da tarefa, sistematização das condições de produção, da organização do trabalho e do conforto ambiental, podendo acompanhar os exames funcionais do reclamante, elaborando laudo que será adicionado ao processo de defesa e encaminhado ao Juiz do caso.

- Perito Judicial do Trabalho: ao analisar os processos de acusação e defesa, o Juiz poderá nomear um Fisioterapeuta como Perito Judicial para o caso em questão, se houver alguma dúvida sobre a veracidade das partes. O Fisioterapeuta Perito Judicial do Trabalho, de forma imparcial, executará técnicas específicas de avaliação tanto na empresa quanto no cliente, para elucidar ao máximo a decisão do Juiz, auxiliando-o para que o veredicto seja fidedigno; Além dessas clássicas atuações, há diversas oportunidades de atuação do Fisioterapeuta Perito, a saber:

- Ações sobre o DETRAN: a respeito dos litígios relacionados ao direito de isenção sobre compra de veículos;

- Ações sobre Seguradoras: como no caso de aposentadoria por previdência privada;

- Consultorias Ad Hoc: para aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social, de diversas origens;

- Ações relacionadas ao seguro DPVAT;

- Ações por estados de incapacidade causados por acidentes em vias públicas estaduais, federais ou municipais;

- Ações por estados de incapacidade causados por erro médico ou de conduta fisioterapêutica;

- Ações por estados de incapacidade causados por ações criminosas das mais diversas (matrimoniais, assaltos em via pública);

- Ações por estados de incapacidade ocasionados por atividades de responsabilidade federal, do estado, ou do município: vacinação, acidentes em parques públicos, etc.

 

 

Vantagens de ser um Fisioterapeuta perito

A perícia é atraente para profissionais que procuram segurança numa atividade profissional paralela em razão de várias características pouco encontradas em outros segmentos, como:

- a flexibilidade de horários para executar tarefas;

- prazos relativamente largos de entrega do laudo;

- cunho solitário da atividade – que não admite pressões sobre o trabalho do perito.

 

Se você é um fisioterapeuta e tem interesse nessa área, conheça a pós-graduação em Perícia e Assistência Técnica Para Fisioterapeutas do Centro Universitário São Camilo

 

Compartilhe essa notícia