Pós EAD em Perícia e assistência técnica para fisioterapeutas

Foto do curso Perícia e Assistência Técnica Para Fisioterapeutas

O profissional Fisioterapeuta pode contribuir com seu trabalho e conhecimento de forma valiosa para os deslindes de ações judiciais e processos administrativos. Assim, para que o profissional perito venha a desenvolver suas atividades de maneira efetiva, além do conhecimento técnico necessário se torna imprescindível que este conheça o sistema Judiciário como sua seara de trabalho. Neste sentido, buscar-se-á inicialmente a caracterização do Tribunal como o ambiente de convivência do perito, explicitando-se as inter-relações existentes entre este, o Juiz, as partes, os demais auxiliares da Justiça e os serventuários do Poder Judiciário. Serão abordados os aspectos técnicos do processo judicial e a correlação deste tecnicismo com a função do perito, caracterizando a função instrumental do processo judicial, o qual atua como mola propulsora da promoção da Justiça. Para um melhor conhecimento do futuro perito com as situações que este enfrentará no seu cotidiano, serão abordados casos práticos, abrangendo as faces da perícia tanto na esfera judicial quanto na administrativa. Ressalte-se aqui a necessidade de se demonstrar ao futuro perito o papel específico de sua atividade no âmbito do processo judicial, abordando as principais características da atuação deste na esfera criminal, cível, trabalhista, previdenciária e outras. 

Outro ponto a ser abordado é o potencial da perícia como instrumento de valoração da tese apresentada pelas partes. Neste momento, será demonstrada a importância prática do papel do perito no fomento da comprovação da tese dos litigantes. A abordagem deste tema será efetuada tanto sob o prisma do perito indicado pelo Juízo (aquele que tão somente atua como árbitro – estabelecendo a procedência, ou não de determinada tese apresentada por uma das partes), quanto para aquele perito que é chamado por uma das partes (assistente técnico) para acompanhar o trabalho do perito designado pelo Juízo. A importância deste curso em questão, está no fato de demonstrar ao aluno o horizonte profissional futuro que este se posicionará, trazendo ao seu conhecimento a prática diária do perito judicial e as intercorrências de relacionamento processual e técnicas que este enfrentará na sua lida diária.

O mercado é promissor e em constante crescimento. Existem uma demanda muito grande de ações trabalhistas, o que torna o Brasil um dos países mais recordistas em ações trabalhistas. Existem muitos problemas ainda em locais de trabalho, como por exemplo em empresas que fazem o uso de computadores, celulares ou mesmo call center, o que podem proporcionar doenças ocupacionais. E existe um número pequeno de fisioterapeutas atuantes como peritos. Com isso, a oferta de empregos e contratações destes profissionais crescem a cada dia, dando a fisioterapia um destaque fundamental no campo das leis.

Objetivos:

 - Capacitar profissionais de nível superior envolvidos com as questões que possam gerar e construir laudos periciais;

-  Fornecer ferramentas para que profissionais de nível superior possam atuar na área de perícia e assistência técnica, no planejamento, coordenação e execução das atividades ligadas à área pericial;

- Capacitar Fisioterapeutas para atuar como Perito Judicial e Assistente Técnico Judicial no âmbito da justiça do Trabalho, Cível e Federal;

-  Realizar Parecer Técnico extrajudicial;

-  Realizar Avaliação Cinesiológica Funcional.

 

A quem se destina: Graduados em fisioterapia.


Carga horária: 360h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

- 3 encontros mensais ao vivo, aos sábados das 8h às 18h (com intervalos);
- Material complementar de estudos (artigos científicos ou cases);
- Avaliação: Testes ou atividades propostas pelo professor;
- As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma do aluno.

MATRIZ CURRICULAR:

ANATOMIA E FISIOLOGIA APLICADA À PERÍCIA

Estudo da Anatomia e Fisiologia Humana aplicado à perícia. Estudo do sistema musculoesquelético, gastrointestinal, reprodutor, cardiorrespiratório, vascular e nervoso. Fisiologia humana e metabolismo geral. 

DOENÇAS OCUPACIONAIS E EXAME CLÍNICO CINESIOLÓGICO

Estudo clínico das patologias do sistema musculoesquelético ortopédicas e reumatológicas, das técnicas e métodos de intervenção fisioterapêutica em pacientes com disfunções do sistema mio-ósteo-articular na infância e no adulto. Elaboração do programa fisioterapêutico nas disfunções traumato-ortopédicas. Estudo e análise da fisioterapia em pacientes com afecções reumáticas do sistema musculoesquelético. Elaboração do programa fisioterapêutico em reumatologia. Cuidados, prevenção, atividades de vida diária e recuperação dos pacientes acometidos de diferentes sequelas reumáticas. Prática de observação do atendimento ao paciente com patologia ortopédica ou reumática. 

A  PERÍCIA FISIOTERAPÊUTICA NO CONTEXTO HISTÓRICO E A ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA DO PERITO FISIOTERAPEUTA

Nessa disciplina abordaremos os aspectos e a trajetória histórica para o exercício da perícia judicial para o profissional Fisioterapeuta. Abordaremos a perícia na antiguidade e na idade média, traçando paralelos com os tempos atuais.

REGULAMENTAÇÃO COFFITO e JURISPRUDÊNCIA

Nessa disciplina iremos analisar a trajetória até a regulamentação da perícia pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. As decisões judiciais também serão objeto deste módulo, buscando trazer ao aluno a visão do seu conselho de classe e do Poder Judiciário acerca da perícia judicial.

O JUIZ E O PROCESSO 

O Perito Judicial exercerá sua função junto ao Poder Judiciário como auxiliar da Justiça, servindo como um amparo técnico para o Juiz. Nesse contexto o Fisioterapeuta deve ter pleno conhecimento acerca da atuação e funções do juiz, bem como, da legislação processual brasileira.

AS PROVA NO PROCESSO JUDICIAL

 O laudo pericial é uma das provas que podem ser produzidas nos autos do processo judicial. Nessa aula abordaremos os aspectos de relevância e importância das provas para a finalidade do processo.

ERGONOMIA

Estudo dos componentes psicológico, físicos e ambientais da interação homem e trabalho, a adequação dos espaços de atividade laboral às necessidades humanas. Estudo do sistema homem – máquina - tarefa, métodos e equipamentos usados para alcance da promoção da saúde humana no trabalho

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO PERITO

O perito Fisioterapeuta possui responsabilidades legais na sua atuação profissional, eventuais erros, conduções indevidas de resultados, fraude ou incongruências podem conduzir este a uma punição civil e criminal.

O PERITO E O ASSISTENTE TÉCNICO FISIOTERAPEUTA 

O relacionamento entre o perito e as partes, bem como as diligências necessárias para o trato com o Juiz e os demais operadores do Direito.

EXAMES FISIOTERAPÊUTICOS/ESTUDOS DE IMAGEM E DIGNÓSTICOS CLÍNICOS 

Estudo das alterações do sistema somático, princípios de avaliação e semiotécnica aplicada ao aparelho musculoesquelético. Estudo de formação das imagens e radiologia. Generalidades sobre raios X. Anatomia radiológica. Estudo das incidências radiográficas e análise radiográfica. Princípios básicos sobre tomografia computadorizada e ressonância magnética nuclear. Estudo e análise imaginológica das patologias reumáticas, tumores benignos e malignos e mal formações congênitas. Indicacões e contraindicações para a fisioterapia. Raciocínio clínico.

PRÁTICA DE REDAÇÃO DE LAUDOS PERICIAIS

Os laudos periciais possuem uma técnica própria para redação e precisam observar uma sistemática própria. Nessa aula de conteúdo prático serão ministrados os fundamentos para a redação desses instrumentos.

JUSTIÇA E DIREITO 

Não há como o Fisioterapeuta atuar como Perito Judicial sem que conheça a estrutura da Justiça e os princípios do Direito Brasileiro nessa disciplina traremos uma visão aprofundada sobre esses aspectos importantes para o exercício profissional.

ANTROPOMETRIA 

Introdução, definição, medidas humanas, antropometria estática, antropometria dinâmica e funcional, aplicações antropométricas.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Estudo do contexto da saúde e segurança do trabalho, abordando história, legislação e métodos deste ramo de atividade. Elucidará os pontos de tangência da saúde e segurança do trabalho com a atividade de perícia.

ATESTADOS, PARECERES TÉCNICOS E LAUDOS PERICIAIS

Abordaremos nessa disciplina os instrumentos fundamentais para a manifestação do profissional Fisioterapeuta nos processos e nas relações laborais.

PRATÍCA DE REDAÇÃO DE PARECERES, RELATÓRIOS E ATESTADOS 

Os pareceres, relatórios e atestados possuem uma técnica própria para redação e precisam observar uma sistemática própria. Nessa aula de conteúdo prático serão ministrados os fundamentos para a redação desses instrumentos.

 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.