A área de Gestão e Administração Pública envolve diferentes disciplinas, como Recursos Humanos, Ciências Econômicas, Educação, entre outras; por isso, é uma área abrangente. Venha descobrir o que faz e como se tornar um gestor público.

O que faz um gestor público? 

Gestor público é o profissional que volta sua carreira para o gerenciamento de instituições ligadas ao poder público: organizações públicas (nas esferas Municipal, Estadual ou Federal), organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas, projetos e/ou entidades desenvolvidas e geridas em parceria entre o primeiro e o segundo setor, entre outras.
 
Assim, o gestor público utiliza as técnicas e as ferramentas da área de gestão para assegurar ou melhorar o funcionamento dessas instituições citadas.

Como ser servidor público na área da gestão?

O primeiro caminho a ser seguido é buscar um curso que ofereça conhecimento de base para o ramo que você sonha seguir. Um exemplo, pensando nos gestores públicos, é a graduação em Gestão Pública.
 
Mas a busca não para por aí! Afinal, profissionais especializados e, portanto, que se consolidam como autoridades no assunto, possuem mais chance de buscar cargos mais altos e com melhor remuneração. 
 
Porém, para iniciar um trabalho direto no primeiro setor, ou seja, em órgãos governamentais, o caminho que se deve seguir é o dos concursos públicos. Nesse caso, é importante ficar de olho quando os editais alinhados com o seu perfil são lançados.
 
Nesse caso específico, existem cargos públicos em que a pós-graduação é um pré-requisito, e mesmo naquelas vagas em que a pós não é obrigatória, ela sempre conta pontos positivos para o profissional conseguir o cargo. 
 
Além disso, para os profissionais que se centrarem em atuar no setor privado para gerir as ligações com os poderes públicos, a pós-graduação também é um grande diferencial no currículo, garantindo uma maior empregabilidade. 

Quais são os cursos de pós-graduação para cargos públicos na área de Gestão?

Não é só quem é graduado em Gestão Pública que pode seguir essa carreira! De acordo com a sua graduação específica, você pode continuar buscando por especializações para direcionar sua trajetória profissional e, assim, conseguir ser um gestor público de sucesso. 
 
Segundo uma pesquisa da Catho Educação, uma pós no currículo pode significar 14,7% de aumento no salário, em relação a uma pessoa que ocupa o mesmo cargo com nível apenas de graduação. 
 
Essas são algumas opções de pós-graduação na área da Gestão Pública, de acordo com áreas de atuação específicas:
 
Então, se o seu objetivo é construir uma carreira de sucesso na área pública ou em empresas que lidem com o poder público, a dica é: especialize-se. Para conhecer mais opções de pós a distância na área de Gestão Pública, acesse a página da Pós EAD São Camilo. 
 

Compartilhe essa notícia