1. O que é lavagem de dinheiro?

A Lei nº 12.683 de 2012, conhecida como Lei da Lavagem de Dinheiro, versa sobre os crimes de ocultação de bens, direitos e valores. Ela estabelece a lavagem de dinheiro como um delito em que um esquema é utilizado para acumular ganhos originados de atividades ilícitas, sendo estes ocultados para aparentar estar em conformidade com a legislação vigente.

Em essência, esse crime consiste na manipulação dos registros da origem do dinheiro, que pode provir de corrupção, roubo ou até mesmo tráfico de drogas, com o intuito de torná-los indetectáveis pelas autoridades fiscais, como a Receita Federal. 

Dessa forma, busca-se criar uma falsa aparência de que o dinheiro "sujo" foi legitimado, como se tivesse passado por uma "lavagem".

  1. Quais são as etapas da lavagem de dinheiro?

Para compreender como a auditoria bancária atua na prevenção e combate à lavagem de dinheiro, é fundamental conhecer as etapas desse esquema ilegal:

  • Etapa 1: Inicialmente, o dinheiro é depositado em uma instituição financeira legítima, como os bancos. Nessa fase, os chamados "lavadores" enfrentam os maiores riscos, pois é responsabilidade dessas instituições verificar e reportar transações de alto valor;
  • Etapa 2: Na sequência, são realizadas diversas transações financeiras com o objetivo de alterar a origem do dinheiro e dificultar sua rastreabilidade. Isso pode incluir transferências entre diferentes contas, uso de diferentes nomes ou países, operações cambiais, compra de itens de valor, entre outras estratégias;
  • Etapa 3: Por fim, o dinheiro retorna ao país de origem, aparentando ter sido proveniente de uma fonte legítima. Esse processo pode ocorrer por meio de um falso investimento em negócios locais, compra de gado, venda de um bem adquirido na segunda etapa, entre outras artimanhas.

 

  1. Qual é o papel da auditoria bancária na prevenção e combate à lavagem de dinheiro?

Conforme as etapas descritas anteriormente, é evidente que as atividades ilegais, como a lavagem de dinheiro, têm suas principais ações ocorrendo em instituições financeiras, como os bancos, onde são realizados os depósitos e a manipulação do dinheiro "sujo".

Os auditores bancários desempenham um papel fundamental ao realizar uma análise e investigação sistemática dos registros financeiros e dados fiscais para garantir o cumprimento da legislação, regulamentação dos órgãos públicos e das políticas internas da organização.

As principais atividades do auditor bancário incluem:

  • Identificação de transações suspeitas: Analisar e identificar transações financeiras que possam indicar práticas suspeitas de lavagem de dinheiro, tais como operações atípicas e movimentações de grandes quantias de dinheiro sem justificativa plausível;
  • Relatórios de transações suspeitas: Ao identificar transações suspeitas, o auditor deve reportá-las às autoridades competentes, para que os órgãos de controle e investigação possam tomar as devidas providências;
  • Verificação de conformidade: Avaliar se as instituições financeiras estão cumprindo as normas e regulamentações aplicáveis à prevenção da lavagem de dinheiro, o que inclui revisar os procedimentos internos e garantir a adoção de políticas adequadas para reduzir os riscos;
  • Aperfeiçoamento de processos de controle interno: Com base nas análises e resultados obtidos, a auditoria bancária pode recomendar melhorias nos controles internos da instituição financeira, a fim de fortalecer as medidas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro.

 

Nesse sentido, a atuação desse profissional é essencial para localizar a ocorrência de atividades suspeitas ou ilegais, bem como para identificar tentativas de burlar as leis através da ocultação da origem de bens, serviços e valores. 

  1. Como se tornar um auditor bancário?

O profissional que almeja se tornar um auditor bancário deve possuir uma graduação em áreas correlatas, como Ciências Contábeis, Administração, Economia, entre outras.

Contudo, para se destacar nessa área complexa e exigente, é fundamental buscar especialização, uma vez que o conhecimento avançado e atualizado é essencial. Se você deseja obter as ferramentas necessárias para se tornar um auditor bancário competente, a solução está na Pós-graduação EAD em Auditoria Bancária da São Camilo.

Neste curso, você terá a oportunidade de aprender a analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas às áreas de contabilidade, finanças e auditoria bancária. Além disso, poderá adquirir uma visão abrangente do mundo dos negócios, dominando as operações de auditoria no mercado financeiro e bancário.

Não perca a chance de investir nessa carreira promissora, que demanda profissionais altamente capacitados. 

Clique aqui para obter mais informações.

 

  1. REFERÊNCIAS

POLITIZE. Lavagem de dinheiro: o que é e como funciona? [online]. Publicado em 18/10/2017. Disponível em: https://www.politize.com.br/lavagem-de-dinheiro-crime/. Acesso em: 31 jul. 2023.

MOREIRA, João. A Importância da Auditoria para o Setor Bancário. Publicado em 06/2022. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/22357/1/Jo%C3%A3o_Moreira_MA_2022.pdf. Acesso em: 31 jul. 2023.

AUDITORIO IBIRAPUERA. O que faz um auditor de banco? [online]. Publicado em 21/02/2023. Disponível em: https://www.auditorioibirapuera.com.br/o-que-faz-um-auditor-de-banco/. Acesso em: 31 jul. 2023

Compartilhe essa notícia