A microbiologia se dedica a estudar tudo o que diz respeito a microrganismos.

É uma área da Biologia.

E, por tratar dos microrganismos, está totalmente inserida no nosso dia a dia. Seja quando pensamos em fermentação de alimentos a serem consumidos, seja quando lembramos que estamos participando da curva descendente do período pandêmico que assolou a humanidade nesses últimos dois anos e meio. 

A microbiologia nossa de cada dia

A palavra microbiologia é formada pelo prefixo grego mikros (que significa "pequeno"), bio (que significa "vida") e Logos (que significa "estudo"). E juntando cada uma das partes, podemos pensar em algo como: O estudo de tudo o que é pequeno e tem vida. Ou seja, dos seres minúsculos.

Normalmente, esses seres só podem ser observados por nós, seres humanos, através de microscópio.

Ao contrário disso, quando conseguimos enxergá-los, trata-se de uma junção em grandes proporções, porque houve condições de temperatura e PH adequados para que se formassem as junções. Mais conhecidas pelo nome Colônia.

Por exemplo, quando deixamos um queijo por muitos dias na geladeira.

O queijo já é resultado de um processo de fermentação, no qual fungos e bactérias se juntaram à matéria orgânica para gerar um novo produto e energia, com novas características. É um processo bioquímico. Com participação dos microrganismos.

 

O que são microrganismos? 

Como já dito, microrganismos são seres pequenos, que estão envolvidos em muitos processos, infecciosos ou não. E que temos dificuldade de ver ou percebê-los sem o auxílio do microscópio.

Podemos entender microrganismos como:

Vírus – os vírus não possuem sistema celular e só se reproduzem dentro de outras células vivas. Alguns são patogênicos, e quando se instalam no corpo humano causam doenças, como é o caso do vírus da gripe, da AIDS, da varíola, da febre amarela, do covid. 

Bactérias – assim como os vírus, se instalam no organismo humano, causando doenças, como tuberculose, meningite, cólera, pneumonia, entre outras. 

Fungos – Alguns também podem ser patogênicos, causando micoses, candidíase, frieiras etc. 

Protozoários – Alguns protozoários são também considerados parasitas, pois habitam o organismo de outros seres, se alimentando e se desenvolvendo por meio deles. 

Podem causar doenças como malária, doença de chagas, amebíase etc.

 

Microbiologia e suas áreas

Com o passar do tempo e dos desenvolvimentos científicos, várias áreas da microbiologia foram sendo descobertas.

São elas: 

Microbiologia de alimentos 

Estuda e pesquisa sobre os microrganismos que podem contaminar alimentos e como garantir sua preservação. Bem como da fermentação de alimentos e bebidas alcoólicas. 

Microbiologia ambiental

Estuda como os microrganismos atuam na decomposição de matéria orgânica e como fungos e bactérias participam dos processos em relação à contaminação do solo e da água. 

Microbiologia médica

Estuda como os microrganismos atuam no corpo e como promover a prevenção de doenças. 

Microbiologia farmacêutica

Aqui são estudadas a produção de medicamentos e a relação com os microrganismos nessa produção. 

Microbiologia microbiana

Aqui são pesquisados os microrganismos e tudo o que se refere a eles. 

Microbiologia 

A microbiologia como área de especialização está em alta e precisa que profissionais com excelência façam parte dessa missão. 

Como são vastas as possibilidades de atuação, é necessário investir em estudos específicos para o desenvolvimento de carreira.

A São Camilo oferece cursos de pós-graduação em Microbiologia e convida você, profissional comprometido, a dar mais esse passo na sua carreira.

Estas são as pós que temos disponíveis em nosso site:

-Microbiologia

-Microbiologia clínica e industrial


 

 

Compartilhe essa notícia