Crise e instabilidade econômica, má administração e falta de informação são alguns dos aspectos que podem levar um negócio à falência. E você, sabe o que fazer para evitar que seu negócio feche as portas?

A pandemia de covid-19 teve um desastroso efeito na economia do país. Até aqui, 716 mil empresas brasileiras foram fechadas, número que representa mais da metade do número total de empresas que estavam com as atividades paralisadas.

Infelizmente, esse tipo de crise é quase incontrolável e pode acarretar consequências desastrosas para os empreendedores brasileiros.

Afinal, quando a falência acontece?

A falência acontece quando a empresa não está com os negócios bons o suficiente para gerar capital que pague suas dívidas, ou seja, quando sai mais dinheiro do que entra.

Além desse caso, a falência pode ser declarada por decisão judicial, após um processo em que é determinado que aquela empresa não consegue cumprir com suas atividades. 

Contudo, existem algumas ações que podem ser tomadas, em caráter de prevenção e controle de riscos, para que a falência seja evitada. 

 
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1. Plano de negócios bem elaborado: este deve ser um dos primeiros passos ao se estabelecer um negócio, justamente porque é ele que vai ser o norte para que o negócio deslanche, servindo de base de informações para o planejamento de marketing e orçamentos, entre outros.

2. Antecipe-se aos possíveis problemas: o plano de negócios citado anteriormente é uma das ferramentas para ajudar a prever possíveis problemas; porém, é sempre importante renovar essas probabilidades de cenários e fazer a gestão de riscos. Afinal, é melhor prevenir do que remediar!

3. Acompanhe as finanças: um ponto mais do que importante para evitar a falência é acompanhar de perto, com lupa, como vão as finanças do negócio, para que, assim, sejam evitados desperdícios de recursos financeiros.

4.  Saiba o que é lucro e o que não é:  lembre-se sempre de que receita e lucro não são a mesma coisa. Receita é o total de recursos financeiros coletados pela empresa. Já o lucro é aquilo que sobra quando os custos são deduzidos da receita. Por isso, não confunda os dois, a fim de saber como lidar melhor com o dinheiro do seu negócio.

5. Reinvente-se: principalmente em momentos de instabilidade econômica, é preciso estar sensível às mudanças no mercado e às novas demandas dos consumidores. Por isso, a palavra de ordem é: adaptação. 

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