Se você está perdido no tempo e no espaço, afundando numa maré de tarefas a ser cumpridas e não tem ideia de como gerir o seu tempo, acalme-se! Preparamos esta matéria para apresentar a Técnica Pomodoro, uma metodologia de gestão de tempo que pode ajudar você a ser mais efetivo e produtivo nas atividades diárias.

O que é a Técnica Pomodoro?

Essa técnica foi criada e desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo, ao final da década de 1980. Ele buscava – coisa que muitos de nós também buscamos – aumentar sua produtividade durante os primeiros anos de faculdade
 
Francesco Cirillo teve uma grande ideia: estratificar seu tempo com o auxílio de um timer de cozinha que tinha o formato de um tomate, daí o nome da técnica (pomodoro, em italiano, quer dizer tomate). 
 
O timer girava em 25 minutos, e, durante esse tempo, todo empenho e dedicação eram empregados para a tarefa. Ao final do tempo, um descanso. 
 

Como funciona a Técnica Pomodoro?

Neste método, um pomodoro é um período que equivale a quatro pomodori divididos entre tarefa e breves descansos. 
 
Então, se o seu desejo é focar na especialização, na produção do TCC ou, até mesmo, nas tarefas do seu trabalho, você vai começar a realizar uma determinada tarefa com o máximo de foco e sem interrupções, por 25 minutos. Ao término do tempo, você descansa por um período de 5 minutos, para arejar os pensamentos, tomar uma água, levantar-se da cadeira etc. Depois, você vai repetir o processo. 
 
Recapitulando: tarefa por 25 minutos; pausa por 5 minutos; depois, a repetição do processo.
 
Após concluir o ciclo por quatro vezes, o seu descanso é maior: desta vez, por 15 a 30 minutos. Depois, volte ao início do processo e vá repetindo até terminar todas as tarefas programadas.
 
Ah! Um detalhe muito importante: antes de iniciar os seus afazeres, faça uma lista de tudo o que tem para fazer e, se possível, do tempo estimado para cada atividade. Dessa forma, você otimiza o tempo com a organização também. 
 

Aplicativos para colocar a Técnica Pomodoro em prática

Bem, para realizar essa técnica, você vai precisar de um timer, um cronômetro ou um despertador, bem como de um papel para anotações referentes ao processo. 
 
Porém, se você – assim como nós – gosta de inovação e de praticidade, existem alguns aplicativos e páginas da web que são voltados à aplicação dessa técnica de gerenciamento de tempo. Confira:
 
• Pomofocus
 
Para os estudantes que necessitam organizar suas rotinas sozinhos, como os alunos de pós EAD, essa metodologia é muito eficaz para a gestão de tempo, além de proporcionar vários outros benefícios, que vão desde aliviar a ansiedade até aumentar a motivação e a determinação. 
 
Então, escolha qual aplicativo se encaixa melhor nas suas necessidades e vamos empreender nessa jornada de maior concentração nos seus estudos ou trabalho.
 

Compartilhe essa notícia