Coronavírus: saiba como ser produtivo no home office e no EAD

Postado em 24/03/2020



Trabalhar e estudar em casa são as recomendações para diminuir o contágio com o novo coronavírus. Veja as dicas para ser produtivo mesmo trabalhando e estudando de casa.
 
Por causa de todo o cenário causado pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em que devem ser tomadas medidas para frear o contágio da COVID-19, doença causada pelo vírus, algumas empresas e muitas universidades estão funcionando de forma remota, com auxílio das ferramentas online. 
 
Tanto no trabalho quanto na educação, essa medida de distanciamento coletivo é muito importante para conter a disseminação do vírus. Por determinação do governo, situações em que há aglomeração de pessoas devem ser evitadas.
 
Deparamo-nos com um cenário em que:
 
- o Ministério da Educação, sob a Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020, autorizou a migração temporária das aulas presenciais para as plataformas EAD em instituições de ensino superior, durante o período de 30 dias, podendo ser prorrogado;
- o Ministério Público do Trabalho reforçou a importância da ação das empresas para auxiliar a contenção do contágio, lançando recomendações, entre elas, a de que façam transferência para a operação remota.
 
Assim, separamos dicas para que você consiga ser produtivo durante o período de quarentena e não cometer erros que lhe façam perder tempo:

Tenha um espaço organizado

Tanto no trabalho quanto nos estudos, ter um local organizado é essencial.
O ideal é que você tenha um local só para se dedicar a esses assuntos, como se fosse um escritório mesmo: isolado dos demais cômodos, que seja silencioso e tenha poucas interferências.
Contudo, nem sempre é possível separar um cômodo somente para esses momentos. Nesse caso, o importante é estabelecer, por exemplo, uma mesa e uma cadeira destinados ao trabalho e aos estudos, que seja num local bem arejado, bem iluminado e com todos os materiais necessários à mão. 
Sempre atente à organização desse espaço, pois a bagunça pode atrapalhar na produtividade, ocasionando distrações e perda de tempo. Por isso, fuja da bagunça!

Crie uma rotina

Pense que, mesmo trabalhando e estudando em casa, você tem suas próprias necessidades. Então, separe um tempo para que você possa se alimentar e se exercitar, por exemplo.
A alimentação é um ponto importantíssimo. Mesmo estando em casa, você pode, por exemplo, acordar um tempo antes de começar as tarefas do dia, preparar um café da manhã e tomá-lo com calma; fazer uma série de exercícios em casa; e ler os jornais, entre tantas outras possibilidades de rotina matinal.
Além disso, determine horários para cada responsabilidade e cumpra-os. A hora de trabalhar é a hora de trabalhar; a de estudar é a de estudar; e a de descansar é a de descansar. É importante separar as atividades para que não se misturem durante a jornada e isso acabe prejudicando o desenvolvimento de cada tarefa. 

Evite distrações

Bem, esse é um tópico delicado para quem trabalha e estuda de casa, porque o ambiente é muito propenso a criar situações de distração.
É importante que você desligue as notificações de todas as suas redes sociais pessoais, evitando assim que um tempo precioso seja direcionado a esses canais, pois bem sabemos o quanto é difícil deixá-los de lado.
Além disso, converse claramente com as outras pessoas que moram com você e peça o máximo de colaboração nesse momento, para que possíveis tarefas de casa não interfiram durante os momentos de trabalho e de estudo.

Procure ter domínio das ferramentas utilizadas

Para que atrasos sejam evitados, tanto de entregas de trabalho do seu curso de graduação ou pós-graduação quanto de tarefas da empresa, é importante que você esteja alinhado com as ferramentas online, por exemplo, as redes remotas e as áreas do aluno.
Por exemplo, a Área do Aluno da Pós São Camilo tem uma coluna que concentra todos os campos que facilitam o tráfego do estudante pelo site. Lá você encontra, entre outras aplicabilidades, a Sala de Aula/Cronograma em que consta toda a rota de aulas e atividades relacionadas ao conteúdo dos cursos. 
Dependendo de quão fácil é o acesso a esses recursos, os processos serão otimizados e você será mais eficiente em seus afazeres.
Continue se comunicando com seus colegas 
Nesse momento, mesmo que você esteja apartado fisicamente dos seus colegas de turma ou de trabalho, é importante manter a comunicação, para que as informações não se desencontrem.
Para isso, utilize as ferramentas gratuitas disponíveis, por exemplo, faça grupos no Hangouts ou WhatsApp, e sempre se atualize de como andam as tarefas.

Entre tarefas e tarefas: pausas

O estabelecimento de uma lista de tarefas é providencial para exercitar a disciplina, para que possamos otimizar o nosso tempo no home office e no EAD. Por isso, organize suas tarefas diárias, assim você termina uma obrigação e já sabe qual é a próxima. 
Claro que é importante fazer algumas pausas pontuais e rápidas entre tarefas, para beber água, café, se alongar ou, até mesmo, ir ao banheiro. Essas pequenas pausas são muito importantes na produtividade, porque, ao arejar a cabeça e respirar, você consegue finalizar suas tarefas com mais qualidade.
 
 
Nesse momento, devemos estar atentos a todas as recomendações dos órgãos públicos e segui-las à risca, para que, juntos, consigamos passar por essa fase difícil. Por isso, vamos respeitar o distanciamento social e, dessa forma, cuidar de toda a sociedade.